Baseado no conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) criado na Índia, como alternativa para medir a riqueza do país, o programa FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo, lançado pela OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, trabalha com a felicidade dos colaboradores. O objetivo do Programa é analisar os aspectos que impactam na saúde e felicidade dos trabalhadores, permitindo a elaboração de estratégias que resultem em benefícios não apenas para o ambiente de trabalho, mas para toda a cooperativa.
O programa foi implantado na Unimed Circuito das Águas no final de 2024 e está na fase de criação de um plano de ação, após o diagnóstico realizado com os colaboradores. No final de abril, os facilitadores da OCEMG estiveram em São Lourenço em reunião com a diretoria e gestores do RH e Núcleo de Atenção Integral à Saúde para o planejamento das próximas ações.

“Com grande satisfação, celebramos a parceria entre a Unimed Circuito das Águas e o programa FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo), da OCEMG. Essa união representa um passo estratégico no fortalecimento do cooperativismo em nossa região. Acreditamos que investir em formação, inovação e conhecimento é essencial para a sustentabilidade das cooperativas”, disse o Presidente da Unimed Musse José Matuck após a reunião. “O programa FIC vem ao encontro de nossos valores, alinhando-se ao nosso planejamento estratégico, promovendo a felicidade dos colaboradores em trabalhar conosco. Com ele, aprimoramos a gestão, desenvolvemos lideranças e ampliamos nossa capacidade de gerar valor e felicidade para nossos colaboradores e cooperados, assim como para a sociedade na qual estamos inseridos. Estamos comprometidos com uma atuação cada vez mais integrada e eficiente. A parceria com a OCEMG reforça nossa missão de promover saúde com responsabilidade e cooperação. Seguimos juntos, construindo um futuro sólido e sustentável” afirmou Dr. Musse.
O objetivo do Programa é estimular a busca constante do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores e associados de cooperativas para que estes se desenvolvam como pessoas e profissionais mais felizes, capazes de utilizar suas forças e competências na capacidade máxima em prol dos seus objetivos e dos objetivos organizacionais.
Entre os resultados esperados do FIC estão pessoas mais felizes no trabalho, o que significa: colaboradores e cooperados mais eficientes e eficazes, mais produtivos, mais motivados, mais satisfeitos e mais engajados.
Fonte: Unimed com adaptações da MundoCoop