Uma das palavras mais faladas nos últimos tempos no universo corporativo e das cooperativas tem sido o Mindset. Ele se tornou uma das ferramentas mais usadas, quando o objetivo é empoderar os colaboradores, associados e cooperados.
Para quem não sabe Mindset, é um termo em inglês, que significa mentalidade, jeito de pensar ou estrutura do pensamento. O assunto tem ganhado cada vez mais destaque no universo do trabalho, tanto que se tornou o ponto central do livro do speaker gaúcho Alexandre Garcia, de Porto Alegre.
O escritor lançou em setembro a obra “Entendendo o mindset do futuro: uma introdução objetiva e simplificada para você se tornar protagonista da sua vida”, que traz de forma didática, caminhos para que cada pessoa possa mudar padrões de comportamento e progredir nas mais diversas áreas da sua vida.
Alexandre relata que aprendeu muito sobre os protagonismos; criatividade; conexões; ação nos gaps, experimentação; adaptação ao mundo instável; tecnologias; paz e equilíbrio; e aprendizado constante. E em conversa com a MundoCoop, ele traz um pouco desse universo.
Confira a seguir!
O que é o mindset do futuro?
O mindset do futuro é o jeito de pensar para o futuro. Ou seja, como nós estruturamos nossas ações a partir de um jeito de pensar proativo, com pensamentos e ações que vão nos ajudar a construir nossos sonhos, tirar do papel nossos projetos e ir em busca do que desejamos, tanto profissional como no nível pessoal.
Por que o mindset deve ser introduzido nas cooperativas?
O mindset do futuro trata de vários tópicos, como: protagonismo, criatividade, aprendizado, tecnologias e outros temas muito importantes para nosso desenvolvimento.
As cooperativas estão em um momento com muita valorização conceitual, ou seja, de um tempo para cá o mundo passou a ver no cooperativismo uma solução para nossos maiores problemas sociais e econômicos, e isso é muito bom!
Porém, as cooperativas possuem desafios, em todos os níveis. Então, o mindset do futuro deve ser introduzido nas cooperativas exatamente para auxiliá-las nessa questão do acompanhamento das demandas do mercado, gerando competitividade, sempre olhando o lado social. Esse jeito de pensar, com os diversos aspectos discutidos no livro é crítico para que se estruture a ação das equipes das cooperativas – com planos, projetos e ações concretas.
Como as lideranças podem ajudar no uso do mindset nas coops?
As lideranças possuem papel crucial pelo exemplo que podem dar para os diversos níveis da cooperativa. Isso significa que o processo de mudança deve iniciar pelos líderes, com isso, o desenvolvimento é muito mais frutífero.
As pessoas sempre se espelham nos líderes, então ele deve se apropriar dos conceitos e praticar o jeito de pensar (e agir) para o futuro.
E o papel do RH qual deve ser?
O RH tem papel fundamental pois é o catalisador do processo, é quem dá o ritmo da mudança de cultura. Esse tema, mindset do futuro, surgiu em 2019 exatamente em um evento de RH, onde fui demandado para uma palestra sobre essa abordagem.
Então esse tema é algo rico para os RHs, pois é esse time que está preocupado com a evolução dos profissionais e consequentemente da cooperativa.
De que maneira o mindset torna o cooperado e o associado empoderado?
Os cooperados e os associados da cooperativa, via de regra, são profissionais que possuem suas respectivas atividades, ou seja, são produtores, empresários, profissionais liberais, executivos, trabalhadores das diversas áreas. Ou seja, o jeito de pensar para o futuro serve tanto para quem atua na gestão da cooperativa mas com certeza para o desenvolvimento dos cooperados, em suas atividades e profissões.
Obviamente que quando temos cooperados pensando mais a frente, isso acaba refletindo na cooperativa pela ação dos núcleos, conselhos e outras formas de conexão dos cooperados com a gestão da cooperativa. Logo, todos ganham com o desenvolvimento do jeito de pensar para o futuro.
Quais são as dicas para aplicar o mindset nas cooperativas?
A depender do ramo da cooperativa os desafios são diferentes, porém o que vemos é que a maioria das cooperativas está preocupada com a competitividade, com a relevância em suas regiões, com a importância da sustentabilidade, com o acompanhamento tecnológico. Então a aplicação do mindset do futuro é na prática de cada profissional, em sua área de atuação. Se cada um pensar em como melhorar sua atividade, seus processos, seus resultados, com certeza a cooperativa melhorará.
Assim, após a apropriação dos conceitos sobre o jeito de pensar para o futuro deve haver uma preocupação em demandar melhorias, desenvolver projetos, valorizar ações do dia a dia que podem trazer benefícios para a cooperativa e para seus cooperados.
Então cada cooperativa, em seu ramo específico, pode pensar no que fazer para que o futuro desejado se torne realidade.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post