• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

“O investimento social tem papel relevante no fortalecimento da cultura cooperativista” – Emanuelle Marques Moraes é Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob

MundoCoop POR MundoCoop
17 de setembro de 2024
ENTREVISTA
“O investimento social tem papel relevante no fortalecimento da cultura cooperativista” - Emanuelle Marques Moraes é Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob

“O investimento social tem papel relevante no fortalecimento da cultura cooperativista” - Emanuelle Marques Moraes é Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Instituto Sicoob foi fundado em 2004, para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, nas quais o Sicoob está presente. Ele é uma instituição privada, sem fins lucrativos de investimento social estratégico. Com sede em Brasília (DF), opera em colaboração com todas as cooperativas centrais e singulares do Sicoob e entidades, que compõem o Centro Cooperativo Sicoob (CCS). 

Em 2023, o Instituto atuou em 2.364 municípios, os quais representam 48% dos municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, e em 66% dos 401 municípios em que o Sicoob é a única instituição financeira. O projeto beneficiou mais de 2 milhões de pessoas, além de alcançar 8 milhões nas ações de comunicação realizadas durante as Semanas Sistêmicas, como GMW, Semana ENEF, Semana do Cooperativismo e WIW.

A MundoCoop conversou com Emanuelle Marques Moraes, Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob, para falar sobre conquistas, desafios e a importância do Instituto para os negócios e a sustentabilidade da comunidade. 

Confira!

Como você avalia a atuação e impacto do Instituto até hoje? Como é a participação da entidade na sociedade?

O Instituto tem a função de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Ele se fundamenta nos três pilares: cooperativismo e empreendedorismo, cidadania financeira e desenvolvimento sustentável. Esses três pilares constituem a base para o planejamento, o desenvolvimento, a implementação e o investimento nas iniciativas que compõem um portfólio diversificado de programas e projetos em consonância com o compromisso social do Sicoob.

Com atuação pautada nos princípios da identidade cooperativa, principalmente os 5º e 7º princípios (Educação, Formação e Informação; Interesse pela Comunidade), essas iniciativas são aderentes a agendas estratégicas externas, tais como as de Órgãos Reguladores, em específico à Estratégia Nacional de Educação Financeira, e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Graças ao engajamento ativo das cooperativas centrais e singulares do Sicoob e à participação essencial de nossos voluntários, expandimos nossa atuação, especialmente em pequenos municípios que são alvos de inclusão financeira do Sicoob. Nessas áreas, assumimos relevante papel social na transformação e no suporte às comunidades locais.

Quais são os principais desafios que guiam a atuação do Instituto Sicoob?

Segundo o GIFE, Grupo de Institutos Fundações e Empresa, “Investimento Social Privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público.”​Entendemos que o Investimento Social Privado é estratégico quando existe alinhamento com o negócio da marca investidora. Nesse sentido, o desafio é manter o foco em gerar inteligência social para o negócio, equilibrando seus interesses com os benefícios e impactos sociais propostos. ​ 

O Instituto Sicoob, tem atuado para promover ações de investimento social alinhadas à materialidade do sistema, visando contribuir com a redução de externalidades negativas e potencializar impactos positivos gerados pelo cooperativismo financeiro.

Qual é a sua relevância para os negócios das cooperativas? 

O investimento social tem papel relevante frente ao engajamento em causas sociais, o que retrata o fortalecimento da cultura da cooperação e da solidariedade, aspectos que são essenciais ao modelo de negócios cooperativista. Por meio de tais ações é possível conectar o propósito do cooperativismo às pessoas das comunidades, parceiros, cooperados e voluntários para juntos fortalecermos nossa contribuição com o desenvolvimento sustentável e nos posicionarmos como instituições comprometidas com a justiça social e financeira dos nossos territórios.

Em termos de financiamentos de projetos sociais e sustentáveis, como o Instituto aborda do assunto?

O Instituto Sicoob atua prioritariamente com programas próprios que são executados em parceria com instituições públicas e privadas. Investimos em projetos culturais, sociais e de saúde, por meio das Leis de Incentivo Fiscal.

Em 2023, foram incentivados 67 projetos nas áreas da cultura, do esporte, da infância e da adolescência, do idoso, da saúde PCD e da oncologia, totalizando a verba de R$ 12.724.664,00, patrocinada e doada pelas empresas do conglomerado Banco Sicoob.

Atuamos também em Campanhas Emergências, por meio do Programa de Incentivo à Doação, onde o Instituto Sicoob, em parceria com as cooperativas e as entidades do Sicoob, conecta os doadores às causas emergenciais para arrecadar doações para as regiões afetadas pelas catástrofes climáticas que assolaram o país. 

Em 2024 na Campanha SOS Rio Grande do Sul, arrecadou mais de 5 milhões de reais e o Sicoob doou 10 milhões, totalizando mais de 15 milhões que estão sendo destinados para atender demandas emergenciais e de reconstrução das regiões atingidas pela enchente.

Quais as perspectivas de atuação para os próximos anos? Como serão conduzidas as principais atividades voltadas ao setor?

Nosso Pacto Sistêmico de Estratégia define a dimensão Cidadania e Sustentabilidade como a principal entrega de valor do Sicoob. Ela contempla os desafios rumo ao fortalecimento do impacto positivo econômico, social e ambiental que desejamos atingir junto aos cooperados e às comunidades onde atuamos. Em nossa estrutura organizacional no Centro Corporativo Sicoob (CCS), possuímos a área de Cidadania e Sustentabilidade. Cabe a ela a coordenação e a execução das atividades que contribuem para o enfrentamento a esses desafios e, em consequência, a realização dos objetivos estabelecidos nas nossas Agendas de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Investimento Social Estratégico, sendo este a cargo do Instituto Sicoob.

A implementação da nossa agenda sistêmica é conduzida de forma organizada e estratégica com metodologias específicas e uma equipe dedicada ao suporte técnico, à capacitação de profissionais, à multiplicação de conhecimento e à mobilização de voluntários. As cooperativas do Sicoob, por estarem diretamente ligadas às comunidades, identificam as melhores formas de envolvimento de todos.

Para efetivar nossa presença nas comunidades, o Instituto Sicoob coordena o engajamento sistêmico e comunitário em todos os níveis, desde o Centro Cooperativo Sicoob até as cooperativas centrais, as cooperativas singulares e o grupo de colaboradores voluntários do Sicoob.

Sendo assim, o desafio do Instituto Sicoob é atuar estrategicamente para responder aos objetivos e metas que correspondem à dimensão Cidadania e Sustentabilidade, sobretudo ao plano de sustentabilidade do Sicoob, principalmente em três temas materiais: Cooperativismo, Comunidades e Cidadania Financeira.

Como o Instituto tem se preparado para continuar a ter a sustentabilidade e a cidadania entre os seus pilares?

O Instituto Sicoob investe na formação de uma equipe composta por pessoas conectadas por um mundo mais colaborativo, congregando capital humano, intelectual e técnico. Estamos construindo um time diverso que reúne competências, habilidades e experiências profissionais necessárias para o fortalecimento da agenda de Investimento Social Estratégico do Sicoob.

Estamos focados em promover o Investimento Social alinhado ao negócio de nossas cooperativas de forma intencional, ou seja, totalmente alinhada à estratégia sistêmica, com metas e indicadores de performance bem definidos.

Além disso, entendemos a necessidade de nos posicionarmos para complexidade do mundo Exponencial, o que exige constante exercício de aprofundamento das demandas do negócio, como a necessidade de promover inclusão financeira e acesso ao crédito, expansão territorial, oxigenação da base de cooperados, entre outras, para desenvolver atuação que busque a convergência entre tais demandas e os interesses do Investimento Social.

Por último, temos investido em uma gestão baseada em dados, com objetivo de sustentar a intencionalidade e o posicionamento para complexidade com base em evidências que nos permitam monitorar e medir impacto, direcionando para tomada de decisão assertiva.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativa financeira apresenta linhas de financiamento Finep a empresários

PRÓXIMA

Cooperativas colecionam vitórias na Reforma Tributária, mas é preciso atenção; entenda

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União
CONTEÚDO DE MARCA

“Coopland é uma metáfora que já se materializa no Brasil” – MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União

30 de maio de 2025
1 41
ENTREVISTA

“Moradias cooperativas são moradias acessíveis, que podem ser projetadas de forma saudável e geram bem-estar” – Dr. Rüdiger Krech é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS

28 de abril de 2025
"Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores" - Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)
ENTREVISTA

“Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores” – Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)

3 de junho de 2025
Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid
ENTREVISTA

“As cooperativas sempre estiveram no centro da construção de comunidades mais fortes” – Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid

12 de março de 2025
Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB
ENTREVISTA

“Ser pioneira em diferentes cargos dentro do cooperativismo também traz a responsabilidade de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança” – Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB

10 de março de 2025
Sem Titulo 1
CONTEÚDO DE MARCA

TecBan e o cooperativismo: tecnologia e inclusão financeira para 2025

24 de fevereiro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Doacao de alimentos
SOCIAL

Cooperativa financeira pernambucana distribui quase uma tonelada de alimentos para instituições sociais

30 de junho de 2025
Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação
INTERNACIONAL

Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação

30 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.