• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru

MundoCoop POR MundoCoop
26 de abril de 2023
ENTREVISTA
DIRCEU BAYER

DIRCEU BAYER

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com mais de 200 anos de história, não é segredo que as cooperativas são um negócio consolidado. Ano após ano, novas são criadas, aumentando um sistema que há muito tempo já traz impacto, transformação e progresso para as comunidades onde existem.

Mais de meio século depois, a Languiru é uma dessas cooperativas que através do tempo firmou o seu lugar, entregando um serviço de qualidade e sendo a alternativa para milhares de pessoas encontrarem um novo propósito. Agora, ela dá o próximo passo, firmando uma parceria com a startup Campear, que irá levar a cooperativa para a próxima década de inovação e transformação.

Em um conversa exclusiva com a MundoCoop, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, nos conta sobre o legado e a tradição da cooperativa, e os motivos que os levaram a dar o próximo passo.

Confira na íntegra!

MundoCoop: Fundada há 66 anos, a Languiru possui uma longa trajetória de sucesso, figurando entre as cooperativas mais consolidadas do mercado. Como a cooperativa trabalha o seu legado e tradição, sem deixar de lado as novidades do mercado?

A Languiru caracteriza-se como uma cooperativa tradicional, mas, ao mesmo tempo, sempre foi pioneira em trazer novos produtos e serviços para seus clientes e associados. Esse modelo se faz necessário para que a Languiru se mantenha atualizada e competitiva no mercado. A base para que essa proposta prospere está no treinamento e qualificação dos empregados e associados, numa trabalho diário e constante pautado pela sua filosofia, valores e princípios.

MundoCoop: A intercooperação é um processo que vem ganhando mais espaço entre as cooperativas, sendo vital para o desenvolvimento do setor. Para a Languiru, qual o papel da intercooperação para o desenvolvimento da cooperativa? Por que buscar parcerias com players de fora do movimento?

Na atual conjuntura econômica, não há mais como sobreviver no mercado sendo uma “ilha”. É fundamental buscar por conhecimento e por modelos que já estejam consolidados e dando resultados em outras cooperativas, outras regiões do país ou mundo a fora. A intercooperação tem a possibilidade de gerar economia e assertividade. Ao mesmo tempo, existe a demanda pela busca de produtos ou serviços fora do ambiente local, principalmente quando há a necessidade ou oportunidade por opções exclusivas e inovadoras. Essa prática geralmente possibilita maior velocidade e agregação de valor aos produtos e serviços da Languiru.

MundoCoop: Recentemente a Languiru anunciou uma parceria com a startup agro, Campear. O que a cooperativa espera alcançar com esta parceria? Qual o principal foco do projeto?

A Cooperativa firmou parceria com a Campear considerando que a Languiru ainda possui uma caminhada pequena no e-commerce. Está claro que num ambiente competitivo como o atual, e levando em consideração a praticidade que os clientes têm em encontrar as suas demandas por produtos e serviços na internet, não resta escolha à Languiru se não investir em plataforma de e-commerce própria ou se aliar a oportunidades de mercado. Diante disso, a Languiru encontrou na plataforma Campear um projeto promissor, principalmente pela startup estar se configurando como plataforma específica do Agro, com o grande objetivo de alcançar clientes potenciais que já possuem o hábito de comprar suas soluções por meio da internet. Além disso, clientes potenciais de regiões nas quais a Cooperativa não atua com unidade física também são beneficiados com o comércio virtual das lojas Agrocenter Languiru, por exemplo. A Languiru amplia suas possibilidades de negócios a partir da oferta e comercialização on-line de produtos para o campo, como máquinas, equipamentos, farmácia veterinária, insumos agrícolas e ferramentas.

MundoCoop: Nos últimos anos o Brasil tem visto um salto no número de startups voltadas para a atividade no campo. Qual a importância deste fenômeno para o desenvolvimento do agronegócio nacional? Como as cooperativas podem ajudar neste processo?

A partir do desenvolvimento de novas startups, nascem e crescem, também, as oportunidades de negócio, principalmente em lacunas ainda não plenamente atendidas por empresas e cooperativas voltadas ao agronegócio. As novas tecnologias e modelos de negócio atendem demandas mercadológicas de maneira eficiente e rápida, utilizando a inteligência artificial para novas oportunidades. Na relação entre as cooperativas e startups, é possível unir informações de conhecimento técnico de campo, a expertise das cooperativas com a habilidade e agilidade de empresas de tecnologia. Esse modelo de parceria possibilita ganho exponencial de produtividade e tempo. Nesse sentido, o segmento Agro tem conseguido atingir melhores índices de produtividade, produtos de qualidade e de valor agregado, mas, acima de tudo, oportunizando desenvolvimento socioeconômico.

MundoCoop: Estamos em um momento de transição da economia, com novos processos e práticas sendo criados e um forte movimento de digitalização do campo. Qual será o papel da tecnologia no futuro da Languiru? Como a cooperativa espera integrar os seus cooperados neste processo de transformação?

A Languiru sempre foi uma Cooperativa que apostou em tecnologia, grandes investimentos no setor foram e continuam sendo realizados nas suas plantas industriais. Concomitantemente, sempre se teve atenção especial em levar também soluções tecnológicas para seus associados, para as propriedades rurais. A Languiru oferta e dá condições para que seu quadro social adquira soluções tecnológicas para a atividade leiteira por meio da robotização da ordenha; estações para alimentação e para conforto animal na área de suinocultura; equipamentos de alta tecnologia para alimentação e climatização na avicultura. A Cooperativa, por meio das suas lojas Agrocenter, conta com representação comercial de empresas e marcas globais, que são referência em tecnologia e produtividade. Tudo isso sem deixar de lado o conceito de Cooperativa, que prima pela transparência nas relações, no acesso à informação, na credibilidade conquistada ao longo de mais de seis décadas. A Languiru e seus associados têm consciência de que, crescendo a Cooperativa, crescem todos.

Tags: bayer,cooperativadirceuentrevistalanguirupresidente
ANTERIOR

Cooperativismo: um grande exemplo para o futuro

PRÓXIMA

Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

1 41
ENTREVISTA

“Moradias cooperativas são moradias acessíveis, que podem ser projetadas de forma saudável e geram bem-estar” – Dr. Rüdiger Krech é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS

28 de abril de 2025
Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)
ENTREVISTA

“Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores” – Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)

7 de abril de 2025
Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid
ENTREVISTA

“As cooperativas sempre estiveram no centro da construção de comunidades mais fortes” – Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid

12 de março de 2025
Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB
ENTREVISTA

“Ser pioneira em diferentes cargos dentro do cooperativismo também traz a responsabilidade de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança” – Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB

10 de março de 2025
Sem Titulo 1
CONTEÚDO DE MARCA

TecBan e o cooperativismo: tecnologia e inclusão financeira para 2025

24 de fevereiro de 2025
P. Santosh Kumar é Diretor de Legislação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)
ENTREVISTA

“Cooperativas são resultado da combinação entre desenvolvimento sustentável e democracia” – P. Santosh Kumar é Diretor de Legislação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)

11 de fevereiro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
Observatório do Cooperativismo fortalece competitividade do setor em MT
DESTAQUES

Observatório do Cooperativismo fortalece competitividade do setor em MT

16 de maio de 2025
Cooperativas se unem para construir nova fábrica de biodiesel no RS
AGRONEGÓCIO

Cooperativas se unem para construir nova fábrica de biodiesel no RS

16 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.