• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

“As cooperativas avançam com o desenvolvimento das pessoas, investindo em pesquisa e capacitação” – Hilgo Gonçalves é Embaixador do Ecossistema Great People

MundoCoop POR MundoCoop
8 de agosto de 2024
ENTREVISTA
Hilgo Gonçalves é Embaixador do Ecossistema Great People

Hilgo Gonçalves é Embaixador do Ecossistema Great People

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Ecossistema Great People nasceu para apoiar as organizações que desejam transformar seus ambientes de trabalho e melhorar os negócios. Para isso, eles desenvolvem várias ações, que vão desde o desenvolvimento de líderes, construção de culturas inclusivas, estímulo à confiança da equipe, a criação de programas de saúde mental dos colaboradores, além de auxiliar nas agendas ESG.

Neste ano, Hilgo Gonçalves assumiu a posição de Embaixador do Ecossistema Great People. Em sua bagagem, ele carrega uma vasta experiência do universo empresarial, com passagem pelo Unibanco, com o destaque nas relações com as cooperativas do agronegócio do Interior do Paraná e do Oeste de Santa Catarina.

A MundoCoop conversou com Hilgo sobre os desafios dessa nova empreitada, e sobre como as cooperativas estão criando ecossistemas mais inovadores e com grandes oportunidades.

Confira!

O que é o ecossistema Great People?

Através das pesquisas do Gptw as empresas têm a oportunidade de ter um grande diagnóstico de como está a percepção dos seus colaboradores em relação a liderança direta, o orgulho de pertencer, e contar com os pontos fortes e oportunidades. Após o diagnóstico é muito importante implementar planos de ações de melhorias, e isto a empresa poderá fazer com diversas soluções disponíveis no mercado. 

O Ecossistema Great People nasce, portanto, para dar suporte e apoiar as estratégias das organizações no mundo cada vez mais complexo do trabalho. Temos hoje vários pilares de negócios dentro do Ecossistema para responder às demandas atuais das empresas: Great People ESG, Great People Mental Health, Great People International, Great People Diversity, Great People Leadership, Great People Books. Afinal, a transformação dos Negócios passa por colocar as pessoas no centro da estratégia e isso não é trabalho para uma empresa só. De forma organizada e holística, nós hoje conseguimos suprir todas as necessidades da gestão de pessoas das organizações. 

Quais são os desafios que serão enfrentados? E quais novidades pretende trazer nessa nova etapa?

É uma grande honra, pois com esta missão, eu consigo aplicar a experiência vivida na minha carreira e inspirar ainda mais no propósito de incluir pessoas, melhorar a experiência de colaboradores e de clientes e apoiar o empresariado a ter resultados ainda mais sustentáveis. 

Os meus maiores desafios serão inspirar os principais executivos das empresas a incluir cada vez mais a escuta ativa dos colaboradores, como algo estratégico e ao mesmo tempo, após o diagnóstico da escuta, implementar planos de ações que possam gerar melhorias para trazer resultados ainda mais sustentáveis.

Como as empresas e as cooperativas podem ser apoiadas?

Buscar ter uma estratégia de fazer diagnósticos contínuos do ambiente de trabalho através de pesquisa de clima organizacional. Isto ajuda muito em saber sobre a percepção dos colaboradores em relação a liderança direta e a da empresa, sobre as fortalezas da empresa e sobre as oportunidades de melhorias. Traz ainda informações importantes sobre o principal motivo de permanência na empresa, e o quanto eles estão dispostos a indicar a empresa como um excelente lugar para trabalhar. Por isso eu sempre falo: investir em pessoas não tem contraindicação. 

O que a experiência no mercado financeiro ensinou sobre a missão de amplificar parcerias, disseminar os negócios e como as cooperativas podem trazer esses ensinamentos para o seu cotidiano?

Ter uma missão e um propósito bem claro de como a cooperativa quer fazer a diferença no mercado e buscar o engajamento dos seus colaboradores. Quando eu olho para o cooperativismo me vem à mente os sete princípios fundamentais onde evidencia o compromisso de todos em construir um mundo melhor para todos. Eu sou um fã de empresas que tem no centro da estratégia as pessoas e as cooperativas têm isso muito claro. Eu tenho como princípio compartilhar as experiências vividas e é claro que sempre que for convidado pelas cooperativas para compartilhar as minhas experiências vividas, farei o possível para atender. E como embaixador do ecossistema Great People, e considerando toda a minha experiência com o Cooperativismo será um grande prazer construir pontes entre as partes.

O que é levar uma jornada de transformação nas empresas e cooperativas para trazer as pessoas para o centro dos negócios?

Cada vez mais as pessoas estão buscando melhores experiências, seja no trabalho, no mercado ou em qualquer lugar. E levar uma estratégia de transformação é inspirar as lideranças a colocar as pessoas no centro da estratégia e para isto é necessário ter proximidade, conhecê-las melhor. Nos tempos atuais, isto precisa ser feito todos os dias e como uma estratégia bem clara e comunicada em todos os níveis.

Olhando para o sistema cooperativista que tem crescido de forma sustentável nos últimos anos e isto traz junto um grande desafio na eficiência, na inovação e no processo sucessório de todos os cargos. É necessário investir nas lideranças para a formação de novos líderes e criar uma melhor experiência para os colaboradores das cooperativas para que estejam mais engajados e possam atender ainda melhor os cooperados, criando com isto uma melhor experiência. Temos também o desafio de conviver com diversas gerações no sistema.  Notamos que as cooperativas já têm feito muitos avanços no desenvolvimento das pessoas, investindo em pesquisa de clima organizacional, capacitação das lideranças, e técnicas.

O maior desafio é continuar fazendo de forma sistêmica e medir os resultados das ações de melhoria da experiência das pessoas, de bem-estar, produtividade, qualidade de vida e do protagonismo dos colaboradores. Ao ver o mapa estratégico notamos isto muito claro nos oito desafios a serem superados, e serão as pessoas que trabalham nas cooperativas que irão contribuir decisivamente para a superação.

Recomendamos constante investimento no desenvolvimento das lideranças, na comunicação interna e no bem-estar dos colaboradores.  Nós aplicamos todos os anos uma pesquisa para ouvir as pessoas em todo o Brasil sobre as tendências de gestão de pessoas.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Cooperados em Goiás chegam a 600 mil e já representam 9% da população goiana

PRÓXIMA

Crédit Agricole: Um Gigante Financeiro na França e no Mundo

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Vitor de Morais é Vencedor do WYCUP 2025
ENTREVISTA

“A inovação, aliada à simplicidade e ao trabalho conjunto, transforma realidades” – Vitor de Morais Corá é Vencedor do WYCUP 2025

1 de julho de 2025
MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União
CONTEÚDO DE MARCA

“Coopland é uma metáfora que já se materializa no Brasil” – MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União

30 de maio de 2025
1 41
ENTREVISTA

“Moradias cooperativas são moradias acessíveis, que podem ser projetadas de forma saudável e geram bem-estar” – Dr. Rüdiger Krech é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS

28 de abril de 2025
"Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores" - Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)
ENTREVISTA

“Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores” – Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)

3 de junho de 2025
Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid
ENTREVISTA

“As cooperativas sempre estiveram no centro da construção de comunidades mais fortes” – Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid

12 de março de 2025
Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB
ENTREVISTA

“Ser pioneira em diferentes cargos dentro do cooperativismo também traz a responsabilidade de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança” – Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB

10 de março de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa cafeeira apresenta avanços significativos em novo relatório de sustentabilidade
AGRONEGÓCIO

Cooperativa cafeeira apresenta avanços significativos em novo relatório de sustentabilidade

4 de julho de 2025
Cooperativa financeira pauta juventude cooperativista e experiência do associado durante participação em conferência mundial
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa destaca juventude e experiência do associado em conferência mundial

4 de julho de 2025
Cooperativa financeira vai atender mais de 230 projetos neste ano por meio de Fundo Social
SOCIAL

Cooperativa financeira vai atender mais de 230 projetos neste ano por meio de Fundo Social

4 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.