Paula Thais Cardozo é Gerente de Inovação no Sistema Ailos, com foco em traduzir a estratégia da organização para a atuação da inovação, tangibilizando os projetos em experimentos, inovação aberta e inovação corporativa.
Sua carreira sempre teve o foco na geração de novas soluções de valor, onde abrange desde o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros, até consultoria para apoio aos negócios. Oportunidades que a direcionaram para a atuação na área de inovação. Por conta da sua atuação ela está envolvida também com os processos de inovação nas cooperativas.
Em conversa exclusiva com a MundoCoop, Paula fala sobre os desafios que o Sistema Ailos tem enfrentado diariamente para levar a inovação aos cooperados, assim como a cooperativa adota o tema em suas estratégias.
Confira!
Quais são os objetivos e o que já conseguiu com os projetos de inovações na cooperativa?
Construir uma inovação sólida e recorrente no Sistema Ailos é um dos nossos objetivos estratégicos e exige a conexão com negócio, cruzando as oportunidades do mercado com o futuro desejado.
Temos o Laboratório de Inovação, que tem como objetivo nos preparar para acompanhar as oportunidades e experimentar novas ideias. As iniciativas e programas de inovação, realizam movimentos rumo a construção dessa estratégia, criando competências para inovar nos colaboradores, por meio da inovação aberta conectando o ecossistema de inovação às necessidades do negócio e por meio de experimentos onde testamos e aprimoramos as novas ideias.
Alguns exemplos de projetos são o piloto do uso do Open Finance direcionado para a gestão financeira pessoal e dos negócios,. Ele usa os dados de forma inteligente, faz atendimento Phygital aos cooperados, usa a IA generativa para ganho de eficiência, desenvolvimento de produtos e serviços novos aos cooperados.
Como a cooperativa vê as inovações? E Como elas podem ajudar nos negócios?
O modelo de negócio cooperativo é por si só inovador. Quando desenvolvemos soluções pensando em otimizar a operação ou transformar o nosso modelo, impactam diretamente os nossos cooperados e a economia onde a cooperativa está inserida. Cada ação visa agregar significado às vidas dos colaboradores e cooperados, fortalecendo as comunidades.
O fomento à cultura de inovação e novas formas de geração de valor é um dos direcionadores do Planejamento Estratégico 2030 do Sistema Ailos. É a bússola que guia a busca por oportunidades, na criação de soluções impactantes e na construção de um futuro em que a inovação une cada passo. É compreendendo as necessidades do agora, o conhecimento dos colaboradores e voz do cooperado que conseguimos explorar e conectar as oportunidades e tendências que o mercado nos apresenta.
A inovação é a oportunidade de aprender, evoluir e crescer. Quando aproximamos esse aprendizado dos colaboradores e cooperados, criamos um ambiente mais criativo e capaz de enfrentar os desafios. A troca constante de ideias e a colaboração são os pilares que sustentam a capacidade de inovar.
De que maneira tem revertido essas inovações para o dia a dia da cooperativa?
Tanto as cooperativas, quanto os cooperados, têm papéis fundamentais no processo de inovação, e para nós, conseguir captar as percepções dessas duas frentes é de extrema importância para alcançarmos resultados em nossas ações.
Através dos Experimentadores da Inovação, uma iniciativa que conecta a inovação com os colaboradores, possibilitamos suas participações em pesquisas, testes de usabilidade e de movimentos que fazem parte da jornada de inovação, sendo uma ótima oportunidade de contribuírem para o desenvolvimento de soluções para todo o Sistema Ailos.
Cada entrega de valor destaca-se como um passo decisivo para aprimorar a jornada do cooperado e para isso as cooperativas e cooperados estão constantemente envolvidos no processo de pesquisas e validações, possibilitando a geração de produtos e serviços valiosos para suas necessidades.
Quais são os desafios a serem aplicados nas inovações na cooperativa?
A caminhada para um futuro mais acessível, intuitivo e orientado para resultado se dá através da busca por soluções inovadoras. Um modelo que buscamos praticar é aproximar as cooperativas na concepção e construção das soluções. Elas participam do processo de inovação, da ideação ou mesmo do piloto do MVP. Não ter a solução perfeita desde o início, mas construir a geração de valor ao cooperado, faz com que o processo seja aprimorado e as competências de agilidade e aprendizado constante sejam disseminadas.
O propósito de levar a inovação para o cotidiano de cada um dos colaboradores do Sistema Ailos permanece em constante evolução, através de iniciativas que buscam compreender o cenário e os desejos de quem está na ponta, transformando essas necessidades junto com processo de inovação.
Quais são os próximos projetos e as continuidades do que estão sendo feitos?
Acompanhar as tendências de mercado, de consumo, o comportamento dos cooperados e os movimentos do mercado financeiro fazem parte do processo de inovação. Buscando essa conexão estamos envolvidos no Piloto do DREX com o consórcio de cooperativas FSCoop, acompanhando a tokenização da moeda e dos ativos, experimentando soluções com IA Generativa, criando modelos de atendimento do futuro e buscando soluções voltadas a entrega de valor ao público PJ.
A evolução desses temas faz parte dos desafios de inovação e adequarmos nossa realidade para essas mudanças que no futuro serão de grande impacto para a vida de nossos cooperados é nossa missão.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post