Em um mundo onde as decisões muitas vezes são tomadas em salas de reuniões frias e distantes, as Assembleias Gerais surgem como o palco onde o calor da cooperação aquece os corações dos participantes. É o momento em que a essência do cooperativismo se manifesta em sua plenitude, transformando números e relatórios em histórias de solidariedade, transparência e participação ativa.
E foi nesse ritmo que, no último dia 19 de março, a Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2024 em um formato virtual, reunindo 53 participantes representando 35 cooperativas associadas.
O importante encontro do calendário da FNCC, foi marcado por cinco momentos significativos: Prestação de contas e pareceres; Destinação das Sobras para o FATES; Plano financeiro e proposta de rateio; Eleição dos membros do Conselho Fiscal; e o Valor das cédulas de presença.
Prestação de contas e pareceres
A prestação de contas da diretoria, acompanhada do Parecer do Conselho Fiscal e Parecer da Auditoria, compreendendo relatório de gestão, balanço patrimonial e demonstrativo das sobras apuradas, foi aprovada por unanimidade, destacando a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos.
Destinação das Sobras para o FATES
Foi aprovada, também por unanimidade, a destinação de 100% das sobras apuradas para o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), totalizando R$ 380.767,33 (trezentos e oitenta mil, setecentos e sessenta e sete reais e trinta e três centavos), reforçando o compromisso com a solidariedade e apoio à comunidade cooperativista.
Plano financeiro e proposta de rateio
Aprovou-se por unanimidade o Plano Financeiro e Proposta de Rateio, destacando a criação de projetos estratégicos como Conectar, Aprimorar e Avançar, além do apoio ao projeto USE FNCC e ao patrocínio do 15º Concred, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento e fortalecimento das associadas.
Eleição dos membros do Conselho Fiscal
Um momento bastante aguardado foi a eleição dos novos membros do Conselho Fiscal da Federação. Veja quem são os novos efetivos e suplentes:
Efetivos:
● Barbara Suelen Barbosa Falsetti
● Josimara Lima
● Rosa Storolli
Suplentes:
● Alexandre Muniz da Silva
● Ana Maria G; Allegretto
● Letícia da Silva Maciel Brito
Valor das cédulas de presença
E por fim, foi aprovada por unanimidade a correção da cédula de presença do Conselho Fiscal pelo índice INPC, demonstrando o cuidado com a valorização e reconhecimento dos membros do conselho.
A AGO 2024 da FNCC trouxe reconhecimento ao grande trabalho realizado pela atual gestão que fez questão de finalizar o evento expressando gratidão a todos os envolvidos, desde sua equipe até suas cooperativas associadas. Um reconhecimento da participação na construção de um sistema cooperativista cada vez mais sólido e justo, palavras do próprio Diretor Presidente da FNCC, Ivo Lara. “É com imenso orgulho e gratidão que reconhecemos a contribuição fundamental de nossas associadas no desenvolvimento da FNCC e também do setor cooperativista. Quero registrar meu sincero agradecimento a todo time da Federação pela dedicação e empenho, cujo trabalho inspira e fortalece nossa casa, a casa do cooperativismo de crédito independente”, finalizou Ivo.
A AGO não apenas evidenciou resultados financeiros positivos, mas também os valores de transparência, solidariedade e participação democrática que permeiam o cooperativismo de crédito no Brasil.
Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito
Discussão sobre post