O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados, atingiu o marco de 3 mil agências no país. Os pontos de atendimento são distribuídos em mais de 2,1 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a proximidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua.
A projeção é que, em 2025, sejam reservados 270 espaços físicos, com investimento estimado em mais de R$ 310 milhões. Em 10 anos, o Sicredi abriu mais de 1,5 mil agências, resultando em um crescimento superior a 110% desde 2014.
“No Sicredi, as agências são ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades. Nossas cooperativas seguem investindo para que cada agência seja um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo nos locais onde estamos presentes, fortalecer vínculos e promover o crescimento local”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
O Sicredi está presente em todos os estados e no Distrito Federal e tem ampliado sua atuação, levando soluções financeiras acessíveis e personalizadas a municípios de diferentes portes. Os espaços estão distribuídos tanto em grandes centros urbanos, incluindo todas as capitais brasileiras, quanto em cidades pequenas. Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, situada em algumas cidades com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR).
Presença e impacto positivo
A atuação do Sicredi por meio de suas agências gera impactos concretos nas comunidades. Uma pesquisa conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), demonstra que a presença das cooperativas de crédito tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios. Os dados apontam que, nas cidades onde há essas instituições, há incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego e de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.
Concomitantemente à expansão física, o Sicredi também investe em soluções digitais, fortalecendo o conceito “fisital” — a integração entre canais físicos e digitais. “Paralelamente à abertura de novas agências, seguimos investindo fortemente no autosserviço digital, que já concentra mais de 96% das transações realizadas pelos nossos associados e recebe ótimos feedbacks nas lojas de aplicativos. São canais complementares, que buscam atender cada associado no que ele precisa para organizar suas finanças pessoais ou de seus negócios. No Sicredi, a agência não é um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, inclusive além do espaço físico, como em visitas, feiras e eventos da comunidade. É sobre estar junto de fato”, destaca Bochi.
Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro