Você já deve estar ansioso, aguardando a atualização dos números do cooperativismo de crédito, certo? Os dados referentes ao segundo trimestre de 2023 ainda não foram divulgados pelo Banco Central do Brasil, mas a equipe de BI da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras está atenta. Assim que a divulgação acontecer, vamos trabalhar em uma análise detalhada e publicar tudo no BureauCoop, o maior painel de dados do cooperativismo financeiro brasileiro.
O BureauCoop está ainda mais completo, com novas funcionalidades, mais interatividade e uma nova identidade visual. Tudo pensado para oferecer a melhor experiência para quem quer saber mais sobre as cooperativas de crédito – perfil dos cooperados e empregados, presença no território brasileiro, movimentação e participação no Sistema Financeiro Nacional. Dados das cooperativas singulares que representam todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
Legenda por cores
Quais são os principais indicadores financeiros das cooperativas de crédito? Em quais frentes elas têm se destacado mais? Ativos totais, depósitos, patrimônio líquido, carteira de crédito rede de atendimento. Desenhamos uma nova plataforma onde todos esses indicadores são facilmente encontrados por uma legenda de cores e textos curtos explicativos, e o usuário pode fazer a sua pesquisa de maneira personalizada. Assim, as informações ficam claras tanto para quem já conhece os termos técnicos quanto para quem não tem tanta familiaridade. Porque o nosso objetivo é democratizar o acesso a esses dados a cada vez mais pessoas, dentro e fora do movimento cooperativista.
Diferentes filtros
No total, são cinco dashboards atualizados a cada trimestre, de acordo com a disponibilização dos dados pelo Banco Central do Brasil, órgão regulador do SFN. Uma base que se complementa com fontes de outros centros de pesquisa, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E cada um dos dashboards são compostos por diferentes filtros, permitindo que as buscam sejam customizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa. É possível ter um retrato por região, unidade da federação, nome da cooperativa.
Outros destaques
Se quiser voltar no tempo e acompanhar a movimentação das cooperativas de crédito em anos anteriores, também é possível retroagir até 2010 e fazer o comparativo entre os últimos trimestres. Na carteira de crédito, o visitante encontra uma segmentação por modalidade, prazo, vencimento, pessoa jurídica e física. Isso sem falar que o usuário também consegue visualizar a participação de mercado do cooperativismo no Sistema Financeiro Nacional e a representatividade dos cooperados na população brasileira.
Fonte: Confebras
Discussão sobre post