• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Jovens movimentam R$ 655 bi ao ano, aponta Instituto Locomotiva

MundoCoop POR MundoCoop
31 de dezembro de 2022
ECONOMIA & FINANÇAS
jovens

jovens

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com 1500 jovens de 16 a 34 anos, durante os dias 1 e 19 de setembro de 2022, em 26 estados e o Distrito Federal, contatou que esse grupo concentra a segunda maior renda, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Trata-se de um grupo expressivo dentro do cenário econômico já que a classe média representa 70% da população, contabilizando mais de 116 milhões de brasileiros, sendo 41,4 milhões de jovens.

O estudo foi além de números, apontou as diversas características desse grupo consumir e fazer os seus negócios. 

Essa geração é conhecida como a de nativos digitais, por basearem os seus relacionamentos em conexões e redes sociais, se preocupam com a sociedade como um todo e são consumidores criativos, que estão cada vez mais próximos das marcas. A classe média têm as redes sociais como segundo ativo mais importante da sua vida, perdendo apenas para os apps de banco entre os mais jovens, e plataformas de mensagens instantâneas para a geração de 35+.

A pesquisa apontou que eles querem espaços e plataformas onde se sintam representados, 84% disseram se identificar com marcas que trazem elementos do seu dia a dia e 77% preferem marcas que valorizam a cultura local do país

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva explicou que: “Essa geração representa um mercado com muito potencial no Brasil. Eles são um público mais digitalizado, mais escolarizado e mais ativo economicamente comparados ao total da população”.

O estudo destaca que esses jovens consideram características importantes na definição da própria identidade: a dimensão racial (41%), a idade (47%) e o gênero (58%). Entre a população com mais de 35 anos, a composição mudar para: papel na família (52%) em primeiro lugar, seguido por gênero (50%) e trabalho/profissão (48%).

Os assuntos considerados como importantes para essa geração ficaram com: a música (60%), e 7 entre cada 10 jovens da classe média consideram fundamental conhecer novos artistas. Carreira (57%) e bem-estar (56%). 

Eles se reconhecem mais com as marcas, do que os mais seniores, sendo que 72% revelam que têm uma que define a sua identidade. 

O estudo demonstra que, enquanto a classe média de até 34 anos se identifica mais com marcas esportivas, aqueles do mesmo estrato com 35 anos ou mais preferem as que estão ligadas à tecnologia.

A pesquisa também revela que a principal categoria de consumo entre os jovens desse segmento é o vestuário (60%). Higiene e beleza (54%) e alimentos para preparar (54%).

Quanto o tema é finanças, a opção é pelacombinação de contas entre bancos digitais e tradicionais, tanto dos jovens quanto para os mais velhos. Porém, entre os últimos é mais frequente o uso exclusivo das instituições tradicionais e entre os primeiros é mais corriqueiro o acesso exclusivo aos digitais.

Somente 12% dos jovens possuem contas abertas apenas em bancos tradicionais, 28% em bancos digitais, 50% possuem ambas e 10% declararam não ter conta em nenhuma instituição financeira.


Por Priscila Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Retrospectiva MundoCoop: os temas que foram destaque no ano

PRÓXIMA

Cooperativismo, governança e gestão financeira – Manoel Pereira de Queiroz é superintendente de Agronegócio do Banco Alfa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Demanda dos brasileiros por crédito cresceu em três dos quatro estados do Sudeste em março, aponta Serasa Experian
ECONOMIA & FINANÇAS

Região Sudeste registra aumento da demanda por crédito em março

1 de junho de 2025
CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas
ECONOMIA & FINANÇAS

CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas

31 de maio de 2025
Cooperativa financeira leva educação financeira a mais de meio milhão de pessoas durante SENEF 2025
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira leva educação financeira a mais de meio milhão de pessoas durante SENEF 2025

30 de maio de 2025
Mobilização do setor produtivo contra o IOF é o destaque da semana
ECONOMIA & FINANÇAS

Mobilização do setor produtivo contra o IOF é o destaque da semana

30 de maio de 2025
Sistema cooperativo é reconhecido entre as instituições financeiras com o melhor atendimento no país
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema cooperativo está entre as instituições financeiras com o melhor atendimento no país

29 de maio de 2025
unicred
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa inaugura nova era de sofisticação no cooperativismo financeiro com lançamento do Visa Infinite Privilege

29 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Demanda dos brasileiros por crédito cresceu em três dos quatro estados do Sudeste em março, aponta Serasa Experian
ECONOMIA & FINANÇAS

Região Sudeste registra aumento da demanda por crédito em março

1 de junho de 2025
Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência

1 de junho de 2025
Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais
ACONTECE NO SETOR

Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais

1 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.