• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Jovens movimentam R$ 655 bi ao ano, aponta Instituto Locomotiva

MundoCoop POR MundoCoop
31 de dezembro de 2022
ECONOMIA & FINANÇAS
jovens

jovens

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com 1500 jovens de 16 a 34 anos, durante os dias 1 e 19 de setembro de 2022, em 26 estados e o Distrito Federal, contatou que esse grupo concentra a segunda maior renda, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Trata-se de um grupo expressivo dentro do cenário econômico já que a classe média representa 70% da população, contabilizando mais de 116 milhões de brasileiros, sendo 41,4 milhões de jovens.

O estudo foi além de números, apontou as diversas características desse grupo consumir e fazer os seus negócios. 

Essa geração é conhecida como a de nativos digitais, por basearem os seus relacionamentos em conexões e redes sociais, se preocupam com a sociedade como um todo e são consumidores criativos, que estão cada vez mais próximos das marcas. A classe média têm as redes sociais como segundo ativo mais importante da sua vida, perdendo apenas para os apps de banco entre os mais jovens, e plataformas de mensagens instantâneas para a geração de 35+.

A pesquisa apontou que eles querem espaços e plataformas onde se sintam representados, 84% disseram se identificar com marcas que trazem elementos do seu dia a dia e 77% preferem marcas que valorizam a cultura local do país

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva explicou que: “Essa geração representa um mercado com muito potencial no Brasil. Eles são um público mais digitalizado, mais escolarizado e mais ativo economicamente comparados ao total da população”.

O estudo destaca que esses jovens consideram características importantes na definição da própria identidade: a dimensão racial (41%), a idade (47%) e o gênero (58%). Entre a população com mais de 35 anos, a composição mudar para: papel na família (52%) em primeiro lugar, seguido por gênero (50%) e trabalho/profissão (48%).

Os assuntos considerados como importantes para essa geração ficaram com: a música (60%), e 7 entre cada 10 jovens da classe média consideram fundamental conhecer novos artistas. Carreira (57%) e bem-estar (56%). 

Eles se reconhecem mais com as marcas, do que os mais seniores, sendo que 72% revelam que têm uma que define a sua identidade. 

O estudo demonstra que, enquanto a classe média de até 34 anos se identifica mais com marcas esportivas, aqueles do mesmo estrato com 35 anos ou mais preferem as que estão ligadas à tecnologia.

A pesquisa também revela que a principal categoria de consumo entre os jovens desse segmento é o vestuário (60%). Higiene e beleza (54%) e alimentos para preparar (54%).

Quanto o tema é finanças, a opção é pelacombinação de contas entre bancos digitais e tradicionais, tanto dos jovens quanto para os mais velhos. Porém, entre os últimos é mais frequente o uso exclusivo das instituições tradicionais e entre os primeiros é mais corriqueiro o acesso exclusivo aos digitais.

Somente 12% dos jovens possuem contas abertas apenas em bancos tradicionais, 28% em bancos digitais, 50% possuem ambas e 10% declararam não ter conta em nenhuma instituição financeira.


Por Priscila Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Retrospectiva MundoCoop: os temas que foram destaque no ano

PRÓXIMA

Cooperativismo, governança e gestão financeira – Manoel Pereira de Queiroz é superintendente de Agronegócio do Banco Alfa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional
ECONOMIA & FINANÇAS

Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional

11 de outubro de 2025
Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional
ECONOMIA & FINANÇAS

Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional

10 de outubro de 2025
Cooperativa financeira é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo

9 de outubro de 2025
Cooperativa inova e transforma programa de pontos em pagamentos do dia a dia
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa inova e transforma programa de pontos em pagamentos do dia a dia

9 de outubro de 2025
Cooperativa financeira neutraliza 27 mil toneladas de cO2 e atinge R$ 58,8 bi em carteira verde
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira neutraliza 27 mil toneladas de CO2 e atinge R$ 58,8 bi em carteira verde

9 de outubro de 2025
Brasil crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial
ECONOMIA & FINANÇAS

Brasil crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial

8 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa paranaense fortalece governança com encontros regionais de lideranças
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa paranaense fortalece governança com encontros regionais de lideranças

11 de outubro de 2025
Panamá sedia encerramento do Ano das Cooperativas com debate sobre economia do cuidado
INTERNACIONAL

Panamá sedia encerramento do Ano das Cooperativas com debate sobre economia do cuidado

11 de outubro de 2025
Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional
ECONOMIA & FINANÇAS

Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional

11 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.