• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Jovens movimentam R$ 655 bi ao ano, aponta Instituto Locomotiva

MundoCoop POR MundoCoop
31 de dezembro de 2022
ECONOMIA & FINANÇAS
jovens

jovens

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com 1500 jovens de 16 a 34 anos, durante os dias 1 e 19 de setembro de 2022, em 26 estados e o Distrito Federal, contatou que esse grupo concentra a segunda maior renda, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Trata-se de um grupo expressivo dentro do cenário econômico já que a classe média representa 70% da população, contabilizando mais de 116 milhões de brasileiros, sendo 41,4 milhões de jovens.

O estudo foi além de números, apontou as diversas características desse grupo consumir e fazer os seus negócios. 

Essa geração é conhecida como a de nativos digitais, por basearem os seus relacionamentos em conexões e redes sociais, se preocupam com a sociedade como um todo e são consumidores criativos, que estão cada vez mais próximos das marcas. A classe média têm as redes sociais como segundo ativo mais importante da sua vida, perdendo apenas para os apps de banco entre os mais jovens, e plataformas de mensagens instantâneas para a geração de 35+.

A pesquisa apontou que eles querem espaços e plataformas onde se sintam representados, 84% disseram se identificar com marcas que trazem elementos do seu dia a dia e 77% preferem marcas que valorizam a cultura local do país

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva explicou que: “Essa geração representa um mercado com muito potencial no Brasil. Eles são um público mais digitalizado, mais escolarizado e mais ativo economicamente comparados ao total da população”.

O estudo destaca que esses jovens consideram características importantes na definição da própria identidade: a dimensão racial (41%), a idade (47%) e o gênero (58%). Entre a população com mais de 35 anos, a composição mudar para: papel na família (52%) em primeiro lugar, seguido por gênero (50%) e trabalho/profissão (48%).

Os assuntos considerados como importantes para essa geração ficaram com: a música (60%), e 7 entre cada 10 jovens da classe média consideram fundamental conhecer novos artistas. Carreira (57%) e bem-estar (56%). 

Eles se reconhecem mais com as marcas, do que os mais seniores, sendo que 72% revelam que têm uma que define a sua identidade. 

O estudo demonstra que, enquanto a classe média de até 34 anos se identifica mais com marcas esportivas, aqueles do mesmo estrato com 35 anos ou mais preferem as que estão ligadas à tecnologia.

A pesquisa também revela que a principal categoria de consumo entre os jovens desse segmento é o vestuário (60%). Higiene e beleza (54%) e alimentos para preparar (54%).

Quanto o tema é finanças, a opção é pelacombinação de contas entre bancos digitais e tradicionais, tanto dos jovens quanto para os mais velhos. Porém, entre os últimos é mais frequente o uso exclusivo das instituições tradicionais e entre os primeiros é mais corriqueiro o acesso exclusivo aos digitais.

Somente 12% dos jovens possuem contas abertas apenas em bancos tradicionais, 28% em bancos digitais, 50% possuem ambas e 10% declararam não ter conta em nenhuma instituição financeira.


Por Priscila Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Retrospectiva MundoCoop: os temas que foram destaque no ano

PRÓXIMA

Cooperativismo, governança e gestão financeira – Manoel Pereira de Queiroz é superintendente de Agronegócio do Banco Alfa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Imposto de Renda 2025: veja dicas para utilizar o valor da restituição da melhor forma

3 de julho de 2025
hacker
ECONOMIA & FINANÇAS

Roubo de R$ 1 bilhão? O que se sabe sobre o ataque hacker à prestadora de serviços de instituições financeiras

2 de julho de 2025
pf
CONTEÚDO DE MARCA

Sua cooperativa está preparada para as novas exigências da segurança privada?

1 de julho de 2025
MAG 1
CONTEÚDO DE MARCA

Linha Private Solutions da MAG Seguros, Uma proteção à altura dos seus clientes

1 de julho de 2025
a
CONTEÚDO DE MARCA

Fraudes digitais crescem no Brasil: conheça os golpes mais comuns e saiba como se proteger

1 de julho de 2025
Cooperativa de crédito registra expansão histórica e reforça presença na Região Norte em nova campanha
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito registra expansão histórica e reforça presença na Região Norte em nova campanha

30 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Imposto de Renda 2025: veja dicas para utilizar o valor da restituição da melhor forma

3 de julho de 2025
Cooperativas financeiras protagonizam concessões no Plano Safra 2025/26
DESTAQUES

Cooperativas financeiras protagonizam concessões no Plano  Safra  2025/26

3 de julho de 2025
Cooperativa de crédito lidera rankings da Global Money Week 2025
SUPERCAMPO

Cooperativa de crédito lidera rankings da Global Money Week 2025

3 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.