Seja em qual for o contexto, o cooperativismo é uma força capaz de transformar vidas. E foi esse papel, compartilhado com o setor de seguros, que tomou os holofotes da CoopWeek. Realizada pela MAPFRE entre os dias 7 e 11 de agosto, o encontro no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, foi responsável por uma intensa e importante troca de experiências e conhecimentos de quem viu e vê a história das cooperativas, entrelaçada com um setor que mais importância a cada dia.
Para Matheus Fontanelli e Christian Landi, ambos no cargo de Superintendente Comercial do Canal Cooperativas na MAPFRE Brasil, as cooperativas ocupam hoje um importante lugar no setor de seguros. “A MAPFRE entende que as cooperativas são uma força poderosa para o bem na sociedade. Elas oferecem aos seus membros uma forma de se unir e trabalhar juntos para alcançar seus objetivos comuns. O cooperativismo está na origem e na essência da MAPFRE”, afirmam.
Ao longo da semana, artigos, apresentações, podcasts e outras atividades, buscaram reforçar como o cooperativismo e o setor de seguros compartilham objetivos em comum, tornando essa conexão um movimento indispensável para a sociedade brasileira e capaz de trazer desenvolvimento nos mais diversos aspectos. “A ligação entre a MAPFRE e as cooperativas é benéfica para ambas as partes como negócio, mas, principalmente, em prol da comunidade. Elas têm um alcance e conexão que podem ajudar a disseminar a mensagem sobre a importância do seguro, enquanto a MAPFRE pode oferecer produtos e conhecimentos especializados para atender às necessidades específicas desse público. Uma estratégia multifacetada que combina educação, customização, tecnologia e parcerias pode ter um impacto positivo na penetração do seguro na sociedade brasileira. E é isso o nosso objetivo na MAPFRE ao lado desse importante canal”, frisam Fontanelli e Landi.
Para trazer um panorama sobre todos os insights recebidos ao longo da semana, o quarto dia da CoopWeek abrigou uma tarde de experiências e imersão ao mundo do cooperativismo e dos seguros. Com apresentação de Patricia Paes, a tarde se iniciou com a fala de Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Seguros. Segundo ele, a história das cooperativas se mistura e se interliga com a dos seguros em diversos pontos. Para Nascimento, olhando para história construída nos últimos anos, a cooperação se coloca como uma chave para essa parceria. Não apenas nos negócios, mas também no desenvolvimento das comunidades. “O seguro nada mais é do que um processo de mutualismo, onde diferentes players se unem para no fim, apoiar o cooperado”, reforçou.
Em um segundo momento, o Diretor Técnico da CNSeg, Alexandre Leal Neto, trouxe um “Panorama do Mercado Segurador”, reforçando em sua fala que “o setor de seguros atua aquém da sua capacidade”, sendo possível fazer muito mais. Somado a isso, Neto destacou que o setor de seguros precisa se comunicar de outra forma, humanizando esse mercado.
Segundo Fontanelli e Landi, humanizar o seguro é um dos principais pontos da agenda do setorna atualidade. A ideia, central ao longo de toda a CoopWeek, é mostrar o seguro não apenas como um produto. “O atendimento humanizado é uma forma de se aproximar, valorizar, respeitar o cliente, com o objetivo que ele tenha uma experiência mais satisfatória e positiva. Temos o desafio constante de tornar um atendimento cada vez mais humano e humanizado, visando promover uma melhor experiência. É necessário sempre ter um olhar inovador e criativo neste aspecto, para buscar formas de atender cada vez melhor e solucionar rapidamente aquelas necessidades não atendidas”, destacam.
Olhando para essa humanização dos seguros e dos negócios como um todo, a CoopWeek recebeu Leandro Palmieri, Co-fundador e COO do ONOVOLAB. Apresentando o ecossistema do espaço que transformou cidades e abriu oportunidades para milhares de jovens e adultos, Palmieri reforçou o mote de que “Inovar é Cooperar”, e que a promoção de ambientes que tragam impacto social e oportunidades deve sempre estar nos horizontes de cada um.
Neste contexto, a CoopWeek buscou mostrar que o cooperativismo e o mercado de seguros prosperam quando as pessoas estão no centro. E foi com esse objetivo que a palestra final, com Lucas Fonseca – CEO da beX – trouxe o tema “Cliente Seguro: o cooperativismo como protagonista de resultados”. Para Fonseca, o seguro consiste numa missão humana: tranquilizar pessoas, dar uma nova vida e propósito para o próximo. Considerando o poder de transformação das cooperativas e sua história de resiliência, Fonseca afirmou que “os cooperados tem muito mais impacto do que um simples cliente”, por fazerem parte e entenderem o negócio onde estão inseridos. Olhar para a experiência do cliente e compreender as necessidades do outro é o caminho para o seguro ser visto como a experiência de estar em um constante estado de tranquilidade, com pessoas à sua disposição no momento mais oportuno. Para isso, a seguradora e a cooperativa devem firmam seu propósito definido, nunca deixando que este fique apenas na teoria.
Olhando para trás e para os resultados alcançados com a CoopWeek, Fontanelli e Landi refletem sobre o papel da MAPFRE como apoiadora e parceira das cooperativas, e reforçam a necessidade de seguir em frente buscando mais dessa parceria entre setores. Segundo eles, caminhos traçados foram percorridos e objetivos foram atingidos. Mas tal conexão, é apenas o começo. “O canal das cooperativas é um canal de extrema relevância para a MAPFRE, por meio das suas unidades que servem esses canais. É uma parceria de longa data, que viemos estreitando ano após ano, aumentando a nossa produção, receita, servindo cada vez mais riscos, cobrindo cada vez mais coberturas distintas e inovadoras para o mercado. Esperamos crescer e prosperar cada vez mais”, finalizam.
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