As cooperativas filiadas ao Sicoob Central SC/RS registraram um ano de forte desempenho nas operações com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2025, foram liberados R$ 1,3 bilhão em financiamentos, resultado que reflete o engajamento das equipes locais na ampliação do acesso ao crédito e no atendimento direto aos cooperados.
O avanço é fruto do trabalho das cooperativas na estruturação das demandas, na proximidade com os produtores e empresários e na capacidade de transformar projetos em operações efetivas. A atuação ágil e técnica das equipes locais se consolidou como protagonista no processo de liberação dos recursos.
Um dos diferenciais que sustentaram esse resultado foi o apoio da Central SC/RS, que hoje é referência nacional no produto BNDES. Por meio de um serviço centralizado, a unidade oferece suporte técnico e especializado às cooperativas, garantindo análises qualificadas, alinhamento regulatório e acompanhamento de todo o fluxo de contratação e liberação dos recursos.
Segundo a coordenadora da unidade Agro do Sicoob Central SC/RS, Lorivane Buffon, esse trabalho conjunto é decisivo para manter a qualidade e a eficiência das operações.
“O serviço centralizado fortalece às cooperativas e amplia sua capacidade de atender os cooperados com segurança e agilidade. Nosso papel é apoiar a análise e contratação, orientar tecnicamente e garantir que cada operação chegue ao cooperado com qualidade e conformidade. É uma parceria que gera resultado para todo o Sistema”, afirma.
Paulo Vitor Sangaletti, gerente de Negócios Agro ressalta que o sistema encerra 2025 preparado para ampliar ainda mais o acesso às principais linhas de investimento e reforçar seu compromisso de apoiar o desenvolvimento econômico regional. O desempenho confirma que a combinação de cooperativas atuantes e uma Central estruturada segue sendo um diferencial competitivo para entregar a melhor experiência financeira aos cooperados.
Fonte: Sicoob Central SC/RS com adaptações da MundoCoop












