Quando se trata de comercializar seus negócios, as cooperativas geralmente enfrentam o mesmo desafio: sem o modelo de negócios tradicionais voltado para o lucro, as cooperativas acham difícil atrair investimentos para atividades-chave de crescimento, como aquisição de clientes e marketing – atividades que são essencial para escalar e se tornar sustentável.
Nos últimos anos, esse desafio foi apelidado de ‘enigma do capital’, uma questão que só cresce em ressonância em um mundo digital dominado por startups financiadas por capital de risco. Ao mesmo tempo, algumas corporações sem escrúpulos ganham muito dinheiro coletando dados das pessoas para vendê-los ao maior lance, levantando preocupações sobre propriedade e controle de dados.
O Co-op Data Club (CDC) é uma resposta a esses problemas, com o objetivo de “virar o velho modelo de dados de cabeça para baixo”, alavancando o princípio cooperativo seis – cooperação entre cooperativas.
O CDC é uma colaboração entre Oliver Sylvester-Bradley, da Open Co-op, e Leo Sammallahti, da VME Coop , que, por meio do gerenciamento cooperativo de dados, visa vincular cooperativas novas e existentes com 1,2 bilhão de cooperativas do mundo. membros.
Atualmente com foco em promoções por e-mail, o CDC está oferecendo duas maneiras para as cooperativas promoverem umas às outras. A primeira é por meio de promoções recíprocas por e-mail – ou seja, permitindo que as cooperativas apresentem umas às outras em seus e-mails habituais para seus membros. A segunda é ajudar a promover cooperativas por meio da própria lista de discussão do CDC, que as cooperativas pagariam uma taxa para participar, visando assinantes que manifestaram interesse nos produtos ou serviços que fornecem. Essa taxa seria então repassada aos assinantes individuais na forma de um dividendo de dados, com o CDC atuando como um banco de dados para gerenciar esse processo e acesso aos dados. Nenhum dado é vendido, compartilhado ou repassado a ninguém, e as pessoas podem cancelar a assinatura a qualquer momento.
Em um post de blog escrito no início deste ano, Leo explica o raciocínio por trás do foco no e-mail: “muitas cooperativas têm um boletim informativo por e-mail, e não custaria nada e exigiria pouco esforço para incluir promoções de outras cooperativas em seus boletins informativos.”
Para permitir isso, Leo explica que o CDC criou um diretório de cooperativas que desejam promover outras cooperativas. “É quase como uma “lista telefônica” que não custa praticamente nada para construir e manter. Mesmo sendo minimalista, é capaz de fornecer valor substancial e tangível para cooperativas que precisam de ajuda para se promover para um público de dezenas, senão centenas de milhares de graça.”
Há uma série de razões pelas quais o CDC acredita que o sistema que eles propõem funcionará – em primeiro lugar, as cooperativas querem cooperar.
“O Co-op Data Club procura explorar uma vantagem cooperativa subutilizada no marketing: as cooperativas querem promover outras, as empresas acionistas não”, diz Leo. Quando o CDC perguntou às cooperativas se gostariam de promover outras cooperativas em seus boletins informativos por e-mail, todos disseram que sim. “Se tivéssemos perguntado a um monte de empresas de propriedade de acionistas se eles gostariam de promover outras empresas de propriedade de acionistas em seus boletins por e-mail, eles teriam respondido perguntando por que diabos eles queriam fazer isso”, acrescenta Leo.
No entanto, apesar de as cooperativas serem para promoção cruzada em teoria, Leo ressalta que é realmente raro ver esse tipo de atividade acontecendo. “O Co-op Data Club visa mudar isso, fornecendo um mecanismo para as cooperativas ganharem mais exposição, mais membros e, finalmente, mais clientes por meio de promoções cruzadas direcionadas entre as cooperativas participantes.”
A segunda razão que Leo apresenta em apoio aos planos do CDC é que aqueles que eles estão tentando engajar – membros de cooperativas – já são um mercado singularmente engajado.
“Membros e clientes de cooperativas existentes formam um nicho muito específico de consumidores”, diz ele. “Esses 1,2 bilhão de membros são consumidores conscientes e com mentalidade ética que têm cooperativas auto-selecionadas como alguns de seus fornecedores preferidos, o que significa que são motivados por mais do que dinheiro. Esse nicho, de consumidores cooperativos, deve, portanto, ser o principal público-alvo para qualquer nova cooperativa de startups, oferta de compartilhamento da comunidade ou cooperativa existente que pretenda expandir sua base de clientes”.
O CDC também acredita que os serviços que fornece se tornarão cada vez mais úteis à medida que a tecnologia e o movimento cooperativo avançam e se tornam mais globalizados. Leo aponta exemplos como a Cooperativa de Motoristas, que financiou investimentos de colaboradores de todo o mundo.
Aqui, diz ele, os benefícios do clube são ainda maiores. “As cooperativas que permitem a participação global podem “ligar para todos os números” da “lista telefônica” do Co-op Data Club, tornando-a mais útil para eles. Idealmente, o Co-op Data Club promoverá a promoção cruzada entre cooperativas e, como resultado, os assinantes estarão inseridos em um ciclo virtuoso em que receber e-mails de uma cooperativa os leva a se tornarem clientes de mais cooperativas, que também enviam e-mails promovendo outras cooperativas.”
No futuro, o CDC planeja desenvolver um sistema de pontos, onde as cooperativas ganham pontos por promoverem umas às outras, que podem ser reconhecidos por meio de coisas como um placar e prêmios anuais. Pontos podem ser ganhos por cooperativas para promover a lista de discussão do CDC, e assinantes individuais podem ganhar pontos abrindo os e-mails que recebem. Esses pontos podem ter vários usos diferentes – para assinantes individuais, pode ser que um certo número de pontos deva ser ganho antes de se tornar um membro pleno do clube com direito a voto, para cooperativas, eles podem usar pontos para mais oportunidades de aparecer em promoções.
Outras ideias em potencial que o CDC delineou para o futuro incluem permitir que as cooperativas forneçam a seus membros códigos de cupom para outras cooperativas, instalações de cartões-presente e publicidade mútua em banners nos sites das cooperativas.
Muito disso está no estágio inicial de ideias no momento, e o CDC está incentivando qualquer pessoa com algum feedback ou ideia a entrar em contato com eles. Atualmente, existem 36 cooperativas listadas no site do CDC como membros, e Leo e Oli estabeleceram a meta de recrutar 200 cooperativas para o clube até o final do ano.
O CDC espera que suas atividades contribuam para construir não apenas uma marca cooperativa global mais forte, mas um movimento cooperativo global mais forte.
“Existem novas e empolgantes oportunidades na construção de uma ‘marca’, ‘narrativa’ ou ‘rótulo’ comum às cooperativas globalmente”, diz Leo.
“Em comparação com outros negócios, as cooperativas estão em uma posição única para perseguir isso, porque não precisam começar do zero. A Aliança Cooperativa Internacional já é uma grande organização democrática de membros, com as cooperativas membros fazendo parte da vida cotidiana das pessoas comuns em todo o mundo.
“No entanto, a cooperação global pode ser muito maior do que simplesmente uma marca que gera uma conotação positiva na mente do consumidor – pode se tornar um movimento de massa que dá uma contribuição positiva tangível ao moldar a realidade econômica e material em direção aos nossos ideais compartilhados como seres humanos morais”.
Fonte: Coop News
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