• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo
EDIÇÃO DO MÊS
  • Home
  • Quem Somos
  • Cooperativismo
  • Revista MundoCoop
  • CoopTalks
  • Vídeos
  • Brand Channel
  • Anuncie
No Result
View All Result
  • Home
  • Quem Somos
  • Cooperativismo
  • Revista MundoCoop
  • CoopTalks
  • Vídeos
  • Brand Channel
  • Anuncie
No Result
View All Result
MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo
No Result
View All Result
apresentado por

Após superar um 2021 repleto de desafios com resultado positivo, Unimed Nacional elabora direcionadores para atingir novas metas

MundoCoop by MundoCoop
19 de agosto de 2022
in ESPECIAL
img 4 11

img 4 11

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Na contramão de um cenário desafiador para as operadoras de planos de saúde no Brasil, a Unimed Nacional, responsável pela operação nacional da marca Unimed, ultrapassou o período mais crítico da pandemia e encerrou o ano de 2021 com um resultado líquido positivo em R$ 55,1 milhões. 

O balanço financeiro promissor contempla o primeiro ano da Diretoria Executiva atual, eleita em 30 de março de 2021. Liderada pelo médico Luiz Paulo Tostes Coimbra, a gestão adotou estratégias de otimização de desempenho para elevar a eficiência e reverter a tendência de resultados negativos. 

Luiz Paulo Tostes Coimbra, Presidente da Central Nacional Unimed
Luiz Paulo Tostes Coimbra, Presidente da Central Nacional Unimed

Diante do cenário encontrado quando tomou posse, a nova Diretoria deu início a um movimento de mudanças com alinhamento e execução rápida de toda a gestão. O fruto disso foi o Programa CNU Melhor Amanhã, iniciativa inédita que se expandiu para um Núcleo de Gestão de Resultados, e que continuará impulsionando a maior cooperativa do Sistema Unimed. 

Os nove meses de vigência do CNU Melhor Amanhã (abr-dez/21) foram sustentados por quatro dimensões de trabalho: Custo Assistencial, com forte atuação junto aos prestadores da rede de atendimento e beneficiários; Faturamento, via adequação de contratos e novas metas; Despesas Administrativas, por meio do aumento de eficiência operacional e extremo controle dos recursos; e Financeiro e Tributário, que buscou eficiência na gestão de passivos e ativos do grupo. Além da criação dos Squads de Avaliação de Carteiras, para melhor negociação junto aos clientes, e Controle da Rede de Atendimento, com monitoramento integral dos gastos. 

Esses pilares proporcionaram um impacto positivo no resultado de 2021, na casa de R$ 515 milhões, entre aumento da receita, redução de custos e de despesas, possibilitando maior equilíbrio contábil e melhora no fluxo de caixa. Ainda, uma outra importante conquista passou a ganhar destaque nessa nova fase. A transformação cultural na forma de ver, avaliar e atuar na saúde suplementar, onde resultados financeiros e qualidade da assistência andam juntos, harmonicamente, com maximização da potência de mercado da Unimed. “O primeiro passo é a mudança interna, com foco no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. E também, colocar em prática as ideias. Valorizo muito o planejamento das atividades, mas nada é efetivo se a execução não for rápida e certeira. Temos que sair de uma posição de conforto e ter a coragem de agir, mesmo com eventuais erros, com o foco na estratégia da operação”, aponta Coimbra. 

Para 2022, a Unimed Nacional projeta um crescimento de 14,4% no faturamento da companhia (cerca de R$10,6 bilhões), e o acréscimo de mais 250 mil clientes na carteira. Com esses números, a cooperativa amplia ainda mais sua participação e relevância no setor de saúde suplementar. E com isso, direcionadores foram definidos e estão sendo trabalhados por todas as áreas. 

O primeiro é a Gestão, que reforça a importância do trabalho realizado com simplicidade, agilidade e eficiência, atuando de forma transversal nas atividades. Depois, o Relacionamento com as Sócias mostra a necessidade de proximidade e parceria constante com as demais Unimeds, trabalhando em conjunto e integrados. 

Seguindo, a Operação de Planos de Saúde também é abordada para intensificar a força que possuem no mercado, ampliando a operação nacional e os tornando ainda mais assertivos nos locais em que atuam regionalmente, com planos e serviços mais completos e personalizados. 

O Intercâmbio, isto é, a garantia de atendimento aos clientes Unimed, independente de onde eles estiverem no país, é mais um direcionador, pois é um diferencial da marca Unimed e deve ser rentabilizado. Além de trazer sempre as vantagens de ter Parcerias Estratégicas, em que possam trabalhar em conjunto com outras importantes empresas no cuidado e atendimento ao cliente. 

Diretoria da Central Nacional Unimed
Diretoria da Central Nacional Unimed

Por fim, a Inovação e as Pessoas são pontuadas como base desses cinco direcionadores. “Estamos implementando uma cultura de inovação que busca eficiência e transformação do negócio, em todas as frentes. E temos as pessoas sempre no centro de tudo isso, afinal nossa gestão é pautada nas relações, no respeito e na aproximação”, acrescenta o presidente. 

Visando o futuro, a cooperativa também acaba de criar em sua estrutura duas novas frentes de trabalho: um Núcleo de Novos Negócios, com o objetivo de expandir sua atuação e ampliar o seu portfólio de serviços oferecidos, seja por meio de recursos próprios ou parcerias estratégicas. E um Núcleo de Gestão de Resultados, área criada para dar andamento às ações do Programa CNU Melhor Amanhã, que atua de forma transversal na empresa, controlando os números e ajudando nas tomadas de decisões. 

Do ponto de vista da marca, foi finalizado um importante alinhamento estratégico junto às casas nacionais do Sistema Unimed – (Unimed Nacional, Seguros Unimed, Unimed do Brasil, Unimed Participações e Fundação Unimed), em que ficou estabelecido o papel e objetivos de cada uma. Na Unimed Nacional, o compromisso é de ser a operação nacional do Sistema Unimed e garantir a presença da marca nos mercados de saúde suplementar de todo o Brasil, cuidando da saúde das pessoas, das empresas e apoiando as cooperativas do Sistema. Para isso, serão projetados investimentos da ordem de R$ 75 milhões em tecnologia, inovação, melhoria dos processos, novos projetos e qualificação das equipes. 

Além disso, o presidente conta que o objetivo daqui para a frente é intensificar a força que possuem no mercado, ampliando a operação nacional e oferecendo uma atuação ainda mais assertiva nos locais em que são responsáveis pela marca. “Seremos uma plataforma de saúde e bem-estar, que integra recursos próprios, parceiros estratégicos e intercâmbio no atendimento Unimed, além de buscar a certificação de serviços e produtos de terceiros pela marca Unimed”, finaliza. 

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

ADVERTISEMENT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angélica Rebello é Gestora de Projetos e Estrategista de Negócios
ARTIGO

Transformação digital x Marketing Digital: Desvendando suas diferenças – Angélica Rebello é Gestora de Projetos e Estrategista de Negócios

3 de dezembro de 2023
Encontro promovido por cooperativa valoriza presença feminina no movimento
SOCIAL

Encontro promovido por cooperativa valoriza presença feminina no movimento

2 de dezembro de 2023
Cooperativas de crédito protagonizam iniciativas ESG no Brasil
DESTAQUES

Cooperativas de crédito protagonizam iniciativas ESG no Brasil

2 de dezembro de 2023
Congresso Brasileiro de Cooperativismo discute avanços jurídicos do setor
GESTÃO & NEGÓCIOS

Congresso Brasileiro de Cooperativismo discute avanços jurídicos do setor

1 de dezembro de 2023
Facebook Twitter LinkedIn Instagram Youtube
LOGO BRANCO MAIOR

FALE COM A MUNDOCOOP

Edifício Atlanta - Rua Atílio Piffer, 271 - cj22 - Casa Verde - São Paulo, SP - CEP 02516-000
revista@mundocoop.com.br

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208

PAUTAS: imprensa@mundocoop.com.br

INFORMAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA O COOPERATIVISMO

https://mundocoop.com.br/wp-content/uploads/2023/01/VIDEO-INSTITUCIONAL-2022-MENOR.mp4

BAIXE NOSSO APP

LOGO APLE STORE e1644078077193
LOG APP GOOGLE e1644078119663

© 1999 - 2022 - Copyright MundoCoop. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Quem Somos
  • Cooperativismo
  • Revista MundoCoop
  • Eventos
  • Vídeos
  • Brand Channel
  • Anuncie

© 1999 - 2022 - Copyright MundoCoop. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.