• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como os líderes do cooperativismo devem usar dados para tomar melhores decisões

MundoCoop POR MundoCoop
23 de agosto de 2022
COOP É TECH, COOP É POP
img 1 22

img 1 22

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

COLUNA COOP É TECH, COOP É POP

Gostaria que você se imaginasse na seguinte situação: certa manhã você esteja em um supermercado, no corredor de cereais, e tem que escolher qual cereal é supostamente “melhor para sua saúde”. 

Imagine que você faça isso de forma “manual” e analógica: você vai, item por item, marca por marca, lendo ingrediente por ingrediente, examinando os fatores nutricionais um após o outro, e toma sua decisão a partir dos dados que você obteve. Isso seria eficiente?  

Com certeza não, já que você certamente não vai conseguir voltar para casa nem a tempo para o café da manhã, sem pensar o jantar.  

Mas porque esse processo é tão ineficiente? Porque simplesmente ele contempla a análise de dados demais, o que além de levar muito tempo, nos pode prejudicar em processos de tomada de decisão. 

Afinal, como tudo, dados são uma faca de dois lados: assim como tomar decisões sem dados é péssimo, pois não torna o processo de tomada assertivo mas o baseia no achismo e na intuição apenas (um pouco como era no mundo analógico), dado demais também pode nos travar no processo de decisão porque nos confunde, nos tira o foco do que é importante, um pouco como o “paradoxo do escolha” nos ensina (que diz que quando temos muitas opções à disposição, nos tomamos piores decisões). Voltando ao exemplo dos cereais, tenha certeza que você não vai tomar uma melhor decisão…pelo contrário! Vai ficar confuso, ansioso e travado diante de tanto dado e opção! 

E veja que já vivemos num mundo de muito dado, onde mais de 90% dos dados gerados desde o começo da humanidade foram gerados na última década, e onde hoje estamos na casa de 97 Zettabytes de dados previstos até fim de 2022 segundo o Statista (que apenas para ter uma ideia é um número com 12 zeros). É tanto dado que o cientista de dados Brasileiro e grande amigo Ricardo Cappra, criou o termo “Infoxicação” para definir esta intoxicação de dados que temos, e a consequente dificuldade em gerenciá-los.  

Mas calma, se você achar que isso é muito dado, esse volume de dados é nada comparado com o que nos espera! 

Em um mundo da Inteligência Artificial, da computação em nuvem, e do Metaverso onde você irá poder metrificar tudo, desde o movimento da mão do seu cliente pegando na embalagem de um produto, até a velocidade com que um item cai da sua prateleira mais alta, ou até mesmo a intensidade da vibração de uma geladeira que contém vinhos caros, você vai ter exatamente o mesmo problema que vai ter no exemplo dos cereais. Qual problema? Que simplesmente serão dados demais. 

Você percebe que no futuro, o grande desafio dos líderes no cooperativismo não será mais captar os dados (isso virará commodity, em um mundo onde tudo é metrificável), mas ter a cultura analítica para processar todo esse dado, e  a escolha das métricas a serem monitoradas e priorizadas?   

E é justamente por isso que iremos neste artigo explorar como podemos fazer isso tudo.  

Vamos voltar ao tema que abordamos: se não são os dados que nos dão vantagem competitiva, pois virarão commodity, o que será que precisamos para tomarmos melhores decisões? Fundamentalmente será a escolha das métricas – e suas correlações entre elas – que irão trazer insights inovadores, diante de uma concorrência que talvez não esteja olhando para elas, mas apenas para as métricas tradicionais de negócio.  

Deixe eu explicar melhor: quando você olha para as métricas que são medidas dentro das cooperativas, sempre acha as mesmas: resultados de vendas – que são comparados mês a mês, ano a ano -, estoque, histórico de clientes, personas, custo de aquisição, LifeTimeValue, e assim por diante. Ou seja, de fato quando você olha para organizações diferentes, elas tendem a ter as mesmas métricas! O que pode mudar entre elas pode ser a profundidade dos dados, a sua qualidade, o quão atualizados eles são, e assim por diante, mas os Dashboards de controle são quase todos iguais, convenhamos. 

Pense na seguinte analogia: se empresas fossem aviões, os pilotos (ou seja lideres) olham para mais ou menos os mesmos painéis no cockpit. Isso dá a oportunidade de se diferenciar, na hora de “pilotar o seu avião” até um certo ponto, pois será difícil obter insights tão originais e diferenciados se estivermos olhando para o mesmo “painel de controle”. Mas na medida que o meu painel de controle estiver totalmente diferente, olhando para indicadores totalmente diferentes pois o “piloto” acreditar que é isso que mais antecipa futuras expectativas do cliente ou tendências externas, você abre de muito o leque de possibilidade de diferenciação e vantagens competitivas que você pode alcançar. 

Então como bons pilotos, os líderes do cooperativismo na era da digitalização e do metaverso serão os que se envolvem em detalhe na identificação das métricas de controle, e constantemente redesenham com seus times os cockpits em cima dos quais tomarão suas decisões mais preditivas e inovadoras – aproveitando da enorme granularidade de dados vindo das cooperativas hoje em dia.   


*Andrea Iorio é autor bestseller e Digital Transformation Keynote Speaker

Coluna publicada originalmente na edição 107 da Revista MundoCoop

ANTERIOR

Incorporar práticas sustentáveis atrai e retém associados a cooperativas de crédito

PRÓXIMA

5 lições que aprendi no Concred 2022

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas

6 de junho de 2025
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

Porque a experiência do cooperado ganha da ideação e execução, na era da Inteligência Artificial

24 de abril de 2025
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

Como usar melhor a Inteligência Artificial? Tendo melhores perguntas, não respostas

19 de novembro de 2024
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

Passado, Presente e Futuro: como equilibrar as “3 caixas” na gestão da cooperativa, e ter ambidestria? – Andrea Iorio é palestrante e escritor best-seller

2 de outubro de 2024
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

“Estratégias para a Capacitação Digital dos Cooperados: O Caminho para a Inovação”

30 de agosto de 2024
*Por Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

A importância das cooperativas investirem em Capital Humano na era da Inteligência Artificial

9 de maio de 2024

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Smurfs se unem a cooperativa financeira para levar educação ambiental para 17 mil crianças do Paraná e São Paulo
SOCIAL

Smurfs se unem a cooperativa financeira para levar educação ambiental para 17 mil crianças do Paraná e São Paulo

18 de julho de 2025
Sistema Ocergs investe em estratégia multiplataforma para traduzir impacto das cooperativas no cotidiano gaúcho
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocergs investe em estratégia multiplataforma para traduzir impacto das cooperativas no cotidiano gaúcho

18 de julho de 2025
Cresol 30 anos: Da semente do cooperativismo ao protagonismo no sistema financeiro
CAPA

Cresol 30 anos: Da semente do cooperativismo ao protagonismo no sistema financeiro

18 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.