No decorrer dos tempos, a comunicação interna das cooperativas ganhou importância, contornos e desafios diferenciados. Afinal, a maneira com que nos comunicamos mudou e as organizações precisam se adaptar.
O que se mantém é o foco no tema, essencial não só com o objetivo de montar uma estratégia de campanha, mas também melhorar a cultura e o engajamento dos colaboradores e cooperados.
Se liderar uma cooperativa e mantê-la contactada aos novos tempos não é uma tarefa fácil, imagina quando não se tem uma comunicação boa e fluida. Nesse sentido, transmitir as mensagens com clareza e rapidez, é o caminho para sucesso e desenvolvimento de bons relacionamentos.
O processo, por sua vez, implica em pessoas trocarem ideias de maneira mais assertiva, em lideranças preocupadas com as suas comunicações e em uma cultura organizacional disposta a investir em multicanais.
Ao se comunicar com os cooperados e os colaboradores, é importante levar em conta as características e o perfil de cada um deles, estudar bem o público-alvo e compreender seus comportamentos, modos de pensar e o que os motiva.
O caminho a seguir
Para entender melhor como anda a comunicação interna dentro das empresas e quais são os desafios para os próximos anos, a Aberje e a Ação Integrada desenvolveram o estudo “Tendências em Comunicação Interna 2024”.
Entre os resultados bem expressivos, 93% dos entrevistados consideram que a comunicação interna colabora no fortalecimento e no orgulho que os colaboradores têm da organização. O tema é tão fundamental que foi considerado um dos pilares da cultura organizacional por 73%.
Já no levantamento State of the Sector 2024, realizada pela consultoria Gallagher, demonstrou que para 74% dos entrevistados, a comunicação interna é responsável pelo engajamento dos colaboradores.
A pesquisa foi importante, em especial por apontar os principais desafios pelos quais a comunicação interna não se desenvolve como deveria. Uma das maiores barreiras encontradas pelos colaboradores, e levantadas pelo estudo é a falta de uma liderança conectada e que valorize essa ação.
Além disso, um dos pontos cruciais para as cooperativas despertarem líderes comunicadores é potencializar a sua cultura organizacional, alinhar e construir os sentimentos de confiança e transparência em suas atuações. Para isso, o trabalho de comunicação interna precisa ser compreendido por toda a equipe, e em especial de como ele impacta diretamente o cotidiano do local.
Segundo os dados apresentados, todas essas questões podem ser facilmente resolvidas se a cooperativa criar a multicanalidade, compreender os perfis diferentes de colaboradores e passar a sua mensagem de maneira personalizada e diversificada.
Líderes comunicadores
Algumas cooperativas, como a Aurora Coop, têm investido na diversificação de seus canais de comunicação interna.
A ideia da organização é entregar as informações aos colaboradores por meio de um aplicativo, e conteúdo em redes sociais, com o objetivo de estimular a interação. “Nosso público interno ainda é muito diverso dentro de um universo global de 45.000 pessoas distribuídas em diferentes regiões do país. Por isso, estamos focados em trabalhar a comunicação de uma forma mais dinâmica, usando vídeos, manter a mensagem humanizada com o uso dos nossos personagens reais com intenção de aumentar o engajamento”, exemplifica Jaqueline Schmitt, Coordenadora de Comunicação Social da Aurora.
A cooperativa tem tido retorno positivo com a proposta e consegue fazer uma análise qualitativa para verificar o envolvimento da equipe. Schmitt conta que a apuração acontece de várias maneiras, desde o número de participantes em ações propostas pelos Comitês de Comunicação, os comentários no App e até os resultados gerais nas pesquisas de comunicação que apuram a satisfação com os canais de comunicação.
Outro aspecto essencial, que tem sido crucial na comunicação interna da Aurora é o envolvimento das lideranças no processo. “Os líderes são peças fundamentais do engajamento dos colaboradores e que munidos de informações podem deixar as expectativas claras, trabalhar com confiança e bom relacionamento, fomentando a construção da cultura organizacional”, lembra Jaqueline.
Pesquisas e Feedback
Outras cooperativas têm potencializado a sua comunicação interna por meio da criação de ferramentas mais acessíveis aos seus colaboradores.
Esse é o caso da Sisprime, que passou a investir em diversos recursos, como e-mail, WhatsApp Comunica, Intranet, Lecom, Portal RH, Pasta Compartilhada, Spark e Teams e reuniões semanais para melhorar a troca de mensagens com os funcionários.
Carlos Alberto Dorotheu Mascarenhas, Diretor Executivo da Sisprime do Brasil conta que a cooperativa disponibiliza informações por meio de newsletters, central de conteúdo e redes sociais.
A organização também utiliza dados para entender os comportamentos e as necessidades, otimizar processos e melhorar a eficácia de suas ações. “Aplicamos pesquisas de satisfação interna e endomarketing anualmente e coletamos feedbacks de eventos e treinamentos que realizamos com os times internos. Esses dados nos permitem ajustar nossas estratégias de comunicação e identificar áreas de melhoria”, conta Mascarenhas.
Em tempos de inovações, a cooperativa tem incorporado as tecnologias de inteligência artificial às ações. “Criamos um Comitê de Inteligência Artificial para explorar sua aplicação em diversos setores, incluindo Comunicação Interna e Endomarketing. Este projeto está em fase inicial, com o objetivo de aumentar a produtividade, personalização e capacidade analítica das nossas ações. Acreditamos que a IA poderá proporcionar insights, melhorar a eficiência operacional e oferecer uma comunicação ainda mais objetiva, personalizada e eficaz para os nossos colaboradores”, finaliza Mascarenhas.
O uso das plataformas
Preocupados com a comunicação da equipe, a Viacredi resolveu potencializar a troca de informações por meio da criação de um Portal Interno.
Nele os colaboradores têm acesso a todos os sistemas internos, plataformas de trabalho e informações institucionais.
Luciana Tridapalli, Gerente de Comunicação, Marketing e Experiência da Viacredi conta que no Portal é publicado mensalmente o programa “Gente Que Informa” com o objetivo de concentrar as notícias mais relevantes em um único espaço e tornar o colaborador um protagonista. “Os vídeos são conduzidos por uma colaboradora que é apresentadora fixa e durante as pautas são convidados diversos colaboradores para falarem sobre os assuntos. Cada episódio tem uma duração de 8 a 15 minutos e em média, os vídeos alcançam em média 600 visualizações, sendo que já conseguimos atingir a marca de 1.000 visualizações em um único vídeo”, lembra Luciana.
Além disso, a cada dois meses, a cooperativa reúne os mais de 170 líderes, entre trainees, supervisores, coordenadores, gerentes de PA, gerentes das áreas administrativas, gerentes regionais, superintendentes, diretores e representantes do conselho para um encontro presencial, chamado GPS +.
No processo, a organização dá uma atenção especial às lideranças como o “Líder Servidor”, que tem o objetivo de orientar, capacitar, instigar e desenvolver os colaboradores. “Entendemos que a liderança tem a capacidade de atuar como porta-vozes da organização. Engajar sempre foi um desafio, principalmente após a pandemia, quando se tornou ainda mais difícil a disputa pela atenção e interesse das pessoas”, finaliza Tridapalli.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
Matéria publicada na edição 118 da Revista MundoCoop
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