2023 foi uma ano de grandes transformações. Não apenas para as cooperativas, mas para o mundo todo. Diante de desafios do mercado, mais uma vez o setor mostrou sua resiliência, trabalhando temas que ditarão os rumos das cooperativas nos anos que virão.
Na MundoCoop, avanços e conquistas do setor brilharam nas entrevistas que ajudaram a moldar a conversa no ano que passou. Do futurismo com as especialistas Letícia Setembro e Paula Abbas; ao poder de viver novos paradigmas, com Marcos Piangers…uma coisa é certa: vozes de dentro e de fora do setor reforçaram que as cooperativas possuem um papel fundamental na transformação do setor.
A seguir, você relembra as entrevistas que foram essenciais para as discussões do setor. Em alguns casos, temas que continuarão em pauta neste e nos anos que virão.
Confira!
Mundo BANI: um guia para sobreviver na era do caos
Prever o futuro. Se antecipar perante os acontecimentos, traçar um potencial cenário e estar preparado para o que virá. Mas será que é possível?
Partindo dessa grande questão que sempre acompanhou a humanidade, mas que se intensificou nos últimos anos, a MundoCoop conversou com o antropólogo e futurista norte-americano, Jamais Cascio. Conhecido por ser o criador e difusor do termo BANI (Quebradiço, Ansioso, Não Linear e Incompreensível)
Tendências que irão moldar o futuro
Os últimos anos deram ao ser humano um novo direcionamento, anunciado há décadas, mas que se materializou apenas em tempos recentes. Diante deste cenário, as maiores perguntas que pairam sobre a mente humana são: o que vem a seguir? Quais tendências realmente irão definir os próximos? Quais os impactos para movimentos como o cooperativismo?
Para tentar desvendar as inúmeras respostas, a MundoCoop conversou com Letícia Setembro, futurista, CEO & Founder da Seek Futures; e Paula Abbas, Futurologista e Fundadora da ThinkRoom.
Não há cooperativismo sem protagonismo
Com mais de 20 anos de experiência em organizações líderes na prestação de serviços financeiros às comunidades carentes em diversos países, Elissa McCarter LaBorde atua como presidente e CEO do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) desde agosto de 2021.
A visão da CEO se entrelaça com os caminhos que o movimento busca traçar atualmente e, principalmente, com o futuro. Pautas como inclusão, digitalização e sustentabilidade.
O poder dos novos paradigmas
Quais mudanças movem o mundo? E mais, quais fatores são responsáveis por essas mudanças? Inovação, criatividade, tecnologia e outras infinitas possibilidades de resposta podem ser facilmente elaboradas. Mas todas elas apontam – sempre – para um denominador em comum. As pessoas.
Foi seguindo esse fluxo de ideias que a MundoCoop teve o prazer de conversar com Marcos Piangers, palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo, autor do best-seller “O Papai é Pop”, referência no que diz respeito a paternidade e em “inspirar o melhor cuidador que existe dentro da gente”, como ele mesmo declara em suas redes sociais.
Cooperativismo: o braço direito da inovação no Brasil
O país de dimensões continentais. A forma como muitos se referem ao Brasil não é por acaso. São inúmeros os quesitos que tornam o país uma potência mundial. Através dos polos de inovação, diversas regiões estão se transformando em berços de tecnologia, desenvolvimento e grandes ecossistemas que podem impulsionar verdadeiras evoluções e revoluções pelo país.
Em conversa exclusiva, o diretor-presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial, Jorge Hashimoto, nos conta a relação e impacto desse cenário para o cooperativismo no país e, claro, compartilha um pouco sobre a atuação de sucesso da Integrada, grande representante do agro brasileiro e da inovação cooperativista atual!.
O fator cooperativista no sistema financeiro nacional
Foi com otimismo em relação ao futuro do país e da economia brasileira que Ailton Aquino assumiu a posição de Diretor de Fiscalização do Banco Central em 2023.
Em bate-papo exclusivo com a MundoCoop, Ailton Aquino trouxe um pouco da sua perspectiva tão importante sobre o cooperativismo de crédito, muito incentivado pelo BC nos últimos tempos, sobre o Sistema Financeiro Nacional, em constante transformação, e sobre os desafios que definirão os próximos passos da economia brasileira.
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post