• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Qual a relação das cooperativas com o futuro do meio ambiente?

O movimento cooperativo deveria acrescentar outro princípio para deixar claro seu compromisso com a proteção do planeta?

MundoCoop POR MundoCoop
5 de junho de 2023
DESTAQUES
img 4 2

Qual a relação das cooperativas com o futuro do meio ambiente?

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com a Aliança Cooperativa Internacional reexaminando a Declaração sobre a Identidade Cooperativa , os cooperados de todo o mundo têm a chance de compartilhar suas opiniões sobre o tema. Adotada em 1995, a Declaração revisada sobre a Identidade Cooperativa contém a definição de cooperativa, os valores das cooperativas e os sete princípios.

No ano passado, cerca de 2.290 entrevistados participaram da pesquisa da ICA sobre a Declaração de Identidade Cooperativa , que fazia parte de uma consulta mais ampla para examinar se a declaração ainda é adequada para o propósito. Alguns entrevistados disseram que a declaração de identidade funciona bem como um ideal e na realidade; alguns argumentaram que funciona bem como um ideal, mas há uma lacuna entre isso e a realidade no terreno; e alguns disseram que a declaração em si não é eficaz e pode não funcionar bem na prática.

Como resultado, as opiniões também variaram em relação a como proceder. Alguns entrevistados disseram que a declaração atual é boa o suficiente, enquanto outros disseram que ela precisa ser atualizada para fortalecer sua contribuição para enfrentar os problemas sociais e a crise ambiental. 

Mas o que a declaração e os sete princípios cooperativos realmente falam sobre a relação do movimento com o meio ambiente?

O 7º princípio cooperativo de Preocupação com a Comunidade afirma que “As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades por meio de políticas aprovadas por seus membros”.

Para enfatizar ainda mais a aplicação dos princípios em termos contemporâneos para o século 21, a ACI lançou as Notas de Orientação sobre os Princípios Cooperativos em 2016.

Estes fornecem orientações e conselhos detalhados sobre a aplicação prática dos princípios às empresas cooperativas e apontam que a redação deste 7º princípio coloca a ênfase principal na “preocupação com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades locais imediatas dentro das quais as cooperativas operam ”. Além disso, argumenta-se, esta preocupação com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais imediatas levou às preocupações mais amplas do movimento cooperativo com o desenvolvimento sustentável das comunidades nacional, regional e globalmente.

As Notas de Orientação também enfatizam a importância do 5º princípio cooperativo (Educação, Treinamento e Informação) em relação ao meio ambiente, explicando que as cooperativas podem ajudar a aumentar a conscientização sobre “as vantagens sociais, econômicas e ambientais” de empresas cooperativas.

“Este princípio engloba a preocupação do movimento cooperativo e o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável que beneficie tanto as comunidades quanto os próprios cooperados”, diz o texto.

Responsabilidades ambientais

As Notas de Orientação argumentam que com a adoção do Princípio da Preocupação com a Comunidade em 1995, a proteção ambiental foi incluída como parte da Declaração da ICA sobre a Identidade Cooperativa. No entanto, a inclusão do princípio da preocupação com a comunidade também trouxe novas responsabilidades para as cooperativas.

De acordo com as Notas de Orientação, “isso impõe aos conselhos e à administração eleitos o dever de buscar a aprovação dos membros em assembléia geral para políticas que tenham um impacto positivo no desenvolvimento sustentável da comunidade”.

Como tal, os membros têm a responsabilidade de administrar por meio de direitos democráticos essa tensão entre seu interesse próprio e a preocupação mais ampla com a comunidade.

Conforme assinalam as Notas Orientadoras, “na prática, são muitos os exemplos de cooperados que exigem um maior comprometimento com o desenvolvimento econômico, ambiental e social de sua cooperativa”.

As Notas de Orientação também destacam que todas as cooperativas “têm a responsabilidade e o dever de considerar e reduzir o impacto ambiental de suas cooperativas e promover a sustentabilidade ambiental em suas operações comerciais e nas comunidades em que operam”. No entanto, o documento adverte ainda que “a magnitude do desafio ambiental exige que seja enfrentado de forma conjunta e coordenada”, apelando às cooperativas para não só implementarem as suas próprias estratégias de conservação ambiental, mas também contribuírem activamente para a sensibilização entre outros setores da sociedade.

“As cooperativas são conhecidas por buscar o bem comum, por isso estão em um excelente lugar para estimular e liderar a defesa desse tipo”, diz o texto.

Debates prévios

As discussões sobre o tema da sustentabilidade ambiental existiam antes da adoção da Declaração revisada em 1995. O Congresso da ACI em Tóquio em 1992 concentrou-se na questão do desenvolvimento sustentável e até aprovou uma Declaração sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. A AG também publicou um relatório sobre “Cooperativas e Meio Ambiente”.

As conversas continuaram e, em 2019, a Resolução de Cooperativas para o Desenvolvimento de Kigali, que pede aos governos e outros atores que usem a Declaração de Identidade para criar um ambiente propício para as cooperativas e maximizar seu potencial e, assim, contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dois anos depois, a ACI lançou um trabalho de pesquisa, Cooperação para a transição para uma economia verde, apresentando oito estudos de caso de todas as regiões da ACI e apresentando uma variedade de ações ambientais de empresas cooperativas.

Caminhos a seguir

Cabe aos membros da ACI em todo o mundo decidir se os princípios atuais e a declaração de identidade prestam atenção suficiente ao meio ambiente. Uma coisa é certa – não seria a primeira vez que os princípios da ICA seriam alterados. Eles são baseados nos oito Princípios Rochdale originais e foram atualizados e alterados periodicamente, começando com o 15º Congresso Cooperativo Mundial em Paris em 1937. 

Enquanto alguns desejam tornar o compromisso das cooperativas com o meio ambiente ou a igualdade mais visível na Declaração, outros temem que a alteração dos princípios ou da declaração diminua sua importância atual. Em sua forma atual, a declaração é mencionada na Recomendação 193 da OIT sobre a Promoção de Cooperativas, que serve como ponto de referência para reguladores e legisladores nacionais. É por esta razão que alguns cooperadores relutam em mudar a declaração.

Outros acham que, caso o movimento decida acrescentar um oitavo princípio, poderá fazer lobby junto à OIT para que adote uma nova recomendação. As cooperativas têm uma vantagem considerável em manter o status de observador na OIT. Outra opção poderia ser a alteração das Notas de Orientação sobre os Princípios Cooperativos.


Fonte: Coop News

Tags: ambientecomcooperativasdasdestaqueentendafuturo’importânciameioqualrelação
ANTERIOR

De cliente a dono: cooperativismo de crédito em ascensão – João Spenthof é presidente da Central Sicredi Centro Norte e vice-presidente da OCB/MT

PRÓXIMA

Nova geração de cooperativas vai redefinir o conceito de habitação acessível

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Plano Safra 1
DESTAQUES

Cooperativas de crédito facilitam acesso aos recursos do Plano Safra

17 de maio de 2025
Observatório do Cooperativismo fortalece competitividade do setor em MT
DESTAQUES

Observatório do Cooperativismo fortalece competitividade do setor em MT

16 de maio de 2025
jovens
DESTAQUES

Cresce a conexão dos jovens com o cooperativismo

15 de maio de 2025
destaque 2 1
DESTAQUES

ACI anuncia tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2025

14 de maio de 2025
4
DESTAQUES

Responsabilidade socioambiental nas cooperativas é tema do novo episódio Papo Coop

13 de maio de 2025
ABERTURA SITE
DESTAQUES

Revista MundoCoop: nova edição no ar!

13 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.