Falar sobre ESG deixou de ser uma opção para virar uma obrigatoriedade. Em um mundo onde é fundamental repensar processos e práticas, olhando para a sigla do momento é compreender que velhas diretrizes não são mais admissíveis no mercado atual.
Com transformações que vão além do contexto corporativo, o ESG busca repensar posicionamentos sobre importantes temas, como o social e o ambiental. E um modelo de negócio sempre esteve conectado com esses temas: o cooperativismo.
Pautado por pessoas e propósito, as cooperativas nascem com a essência ESG, questionando modelos pré-determinados e criando uma nova dinâmica para o mercado e para a sociedade. Contudo, olhar para si e realizar uma importante pergunta é necessário, em um momento em que as cooperativas deixaram de ser o único ambiente a seguir tais temas.
Será que a minha cooperativa pratica – efetivamente – uma agenda ESG?
Para mostrar a importância de as cooperativas colocarem em prática sua agenda ESG, a MundoCoop encontrou com a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas no Sistema OCB, Débora Ingrisano, para um PAPO COOP especial durante o WCM 2022, um dos maiores eventos do cooperativismo no Brasil.
Discussão sobre post