O pertencimento e a identificação são aspectos de valor significativo quando se trata da participação do jovem no mercado. O fortalecimento das ações direcionadas à introdução das gerações mais novas passa, essencialmente, pela adaptação do discurso e das ferramentas oferecidas, com a finalidade de promover engajamento e fidelidade aos novos membros do setor.
No segmento de crédito cooperativo, que hoje reúne mais de 11 milhões de associados no Brasil, a captação de jovens se mostra como um desafio estratégico. Enquanto 31% da população brasileira tem entre 18 e 34 anos, apenas 18% dos cooperados estão nessa faixa etária. Sob este entendimento, as cooperativas de crédito têm se empenhado em soluções específicas para a adesão das gerações Z e Alpha (ver quadro no final).

Diante do cenário de crescimento da participação dessas novas gerações no mercado financeiro cooperativista, o Sicoob Credisul deu um passo importante para a promoção da sucessão no setor financeiro cooperativista com a inauguração do Ponto de Atendimento exclusivo para o público jovem, o PA Teen. As atividades da agência, realizadas no dia 11 de abril, marcaram o início de uma ação que busca conectar a cooperativa com o futuro do setor e garantir tecnologia e educação financeira aos novos cooperados.
O novo modelo de agência tem o objetivo de suprir a demanda sobre a necessidade de criação de espaço voltados às novas gerações. Desse modo, Tiago Sartori, Superintendente de Estratégia e Inovação do Sicoob CrediSul, define o novo lançamento como uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com os possíveis líderes do futuro e transformar a experiência financeira em algo natural e atrativo. “O PA Teen não é apenas uma agência, mas um espaço de pertencimento onde os jovens podem aprender, interagir e se identificar com os valores do cooperativismo desde cedo”, pontua.
A aposta em um modelo inovador reflete a compreensão de que o futuro do cooperativismo depende da capacidade de se reinventar. “Ao investir em ambientes que falam a linguagem da nova geração — com experiências imersivas, robôs, realidade virtual, games e educação financeira —, a cooperativa se posiciona como uma instituição viva, que se renova sem perder sua essência. Isso impacta diretamente na sustentabilidade do modelo cooperativista, pois assegura a continuidade dos princípios e dos resultados ao longo das gerações, reduzindo a evasão de cooperados e ampliando a relevância da instituição no futuro”, complementa Sartori.
Protagonistas na criação de novos métodos
O movimento de aproximação com o público jovem tem se tornado uma solução relevante no sistema financeiro cooperativista. A Cresol, por exemplo, iniciou recentemente a 5ª edição do projeto Juventude Conectada, que reúne 382 jovens de 14 estados brasileiros em atividades sobre cooperativismo, educação financeira e protagonismo juvenil. Com mais de 1.280 participantes nas edições anteriores, a iniciativa comprova o potencial dessas ações quando alinhadas às expectativas da nova geração.
As ações voltadas à troca de experiências entre os cooperados mais jovens mostra como engajar essa parcela da população vai além de ofertar serviços. Tais iniciativas garantem a formação dos novos e futuros líderes do setor.
Para Alzimiro Thomé, presidente da Cresol Baser, o estreitamento da relação com as novas gerações não é uma opção, mas uma necessidade estratégica e um investimento para o futuro do cooperativismo financeiro. “Os jovens serão as pessoas que darão sequência, darão seguimento ao nosso projeto”, expressou ao portal da Cresol.

No Sicoob Credisul, os modos aos quais a geração Z e Alpha consomem conteúdo e se relacionam com serviços financeiros tiveram influência significativa no desenvolvimento da abordagem utilizada no PA Teen. A abordagem combina serviços essenciais com atividades lúdicas, a fim de criar um ambiente onde educação financeira e entretenimento se relacionem.
Tiago conta que o projeto nasceu de uma escuta ativa das necessidades dessa nova geração. “Percebemos que os jovens não querem apenas resolver questões bancárias, mas viver experiências que façam sentido para seu cotidiano”, explica.
Aprendizagem e resultados
Além da atração de novos cooperados, as estratégias de aproximação se mostram eficazes sob a justificativa do potencial das cooperativas de se transformarem em espaços catalisadores de planejamento financeiro entre adolescentes, promovendo, assim, inovação e educação financeira de maneira natural. Com este entendimento, as iniciativas se destacam por oferecer uma combinação de elementos como:
- Desenvolvimento de produtos financeiros especiais para o público jovem, com linguagem acessível e foco em autonomia;
- Discussões descontraídas a respeito das experiências jovens no âmbito;
- Atividades que inovam e contribuem para a evolução dos de aprendizagem financeira
As Gerações no centro do desafio
Geração Z: Compreende as pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Conhecidos por serem a primeira geração de nativos digitais e também por popularizarem popularização a utilização de redes sociais, como TikTok, Instagram e Youtube.
Geração Alpha: São os nascidos a partir de 2013. Comumente caracterizados pela integração e facilidade com ferramentas de inteligência artificial, parcela considerável desta geração também é definida pelo engajamento nas discussões relacionadas aà proteção do meio ambiente.
Por João Victor, Redação MundoCoop