Segundo o levantamento do Anuário Coop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, em 2022 as cooperativas brasileiras exportaram um total de US$ 7.367.567.506 para o mundo todo. Esse número revela que 2,2% de tudo o que foi vendido pelo Brasil ao exterior foi exportado por essas coops e 6,8% dos embarques do agronegócio em 2022 foi feito por uma coop.
Um dos motivos para o impulsionamento dos resultados do setor, foi a parceria do Sistema OCB com a ApexBrasil. A parceria do Sistema OCB com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ApexBrasil trouxe a oportunidade de combinar informações das empresas exportadoras em 2022, com dados agregados das cooperativas apoiadas pela ApexBrasil e informações de registro na OCB, para entender um pouco melhor os desafios e oportunidades para o setor no comércio internacional.
As cooperativas brasileiras são sinônimo de qualidade em produção e exportação, mas há muito mais para ser feito. Em um novo episódio do Papo Coop, a conversa é com Pedro Neto, Analista da Gerência de Agronegócio da ApexBrasil e Gestor do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da Agência com a OCB; Giorgia Mezacasa Forest – Supervisora de Exportação da Aurora e Susana Vieira, Responsável Técnica da Cooperativa COOPERAR.
Em uma conversa exclusiva, eles falam sobre os desafios, oportunidades e a importância de buscar novos mercados para a atuação das cooperativas.
Confira!
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post