• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural

Mundo Coop POR Mundo Coop
14 de novembro de 2025
DESTAQUES
Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural

Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O coop ganhou novos marcos de valorização cultural nesta quarta-feira (12), em Brasília. Durante cerimônia no Palácio Itamaraty, foram lançados o Mapa do Patrimônio Cultural Cooperativo, o livro Cooperativas do Brasil: retratos de um mundo melhor e o trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produções que integram o legado do movimento para o Ano Internacional das Cooperativas, celebrado pela ONU em 2025.

As iniciativas unem memória, identidade e inovação, com destaque para como as cooperativas moldam comunidades mais sustentáveis, inclusivas e solidárias.

Um mapa vivo da cooperação

A Unesco reconheceu em 2016 (quatro anos após o Ano Internacional das Cooperativas 2012), a ideia e prática de organizar interesses em cooperativas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, abrindo caminho para institucionalizar o legado cultural do movimento e projetá-lo para o future.  O Mapa surge não é só como um inventário, mas como um instrumento que resgata e valoriza os marcos históricos e simbólicos da nossa identidade cooperativa, preservando a memória, identidade e o legado do nosso movimento, com padrões internacionais que preservam autenticidade, participação, inclusão e sustentabilidade.

Ele faz parte do Cooperative Cultural Heritage Programme (CCH Programme), desenvolvido pela ACI, com mentoria do Sistema OCB. A plataforma digital reúne 31 sítios em 25 países, representando locais, instituições e tradições que simbolizam o legado histórico e social do cooperativismo, um verdadeiro “mapa vivo” da cooperação no mundo. Essa será a primeira etapa do site. O objetivo de longo prazo do GT é continuar alimentando o portal com outros sítios importantes para o cooperativismo, posteriormente incluindo patrimônios imateriais.

dia12 206 rc1 3202 08b78

“O mapa, o livro e a exposição mostram o que o cooperativismo tem de mais humano: sua capacidade de transformar realidades, gerar pertencimento e inspirar novas gerações”, destacou Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB e mentor do Grupo de Trabalho da ACI sobre Patrimônio Cultural Cooperativo.

Em seu discurso, Márcio também celebrou o protagonismo brasileiro na agenda global do cooperativismo: “O cooperativismo é um modelo de negócio baseado em gente. Nosso principal capital são as pessoas. E é por isso que digo: desenvolvimento econômico pode até ser individual, mas prosperidade só existe quando toda a comunidade melhora. As cooperativas têm conseguido fazer isso no mundo todo”, afirmou.

O presidente da ACI, Ariel Guarco, reforçou a dimensão histórica e simbólica da iniciativa, que contou com o trabalho do Grupo de Patrimônio Cultural Cooperativo ao longo de um ano.

“O mapa que hoje ganha vida aqui em Brasília não é apenas uma coleção de lugares históricos. É uma cartografia do impacto cultural que o cooperativismo deixou no mundo, cada sítio é um testemunho vivo de solidariedade, criatividade e compromisso coletivo”, declarou.

O embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Itamaraty, ressaltou a importância do evento para o reconhecimento institucional do cooperativismo: “O lançamento do mapa e da exposição marca um momento relevante para o reconhecimento da contribuição das cooperativas à sociedade. O modelo cooperativo tem demonstrado capacidade de promover inclusão social, desenvolvimento sustentável e fortalecimento comunitário, oferecendo respostas democráticas e solidárias aos desafios do nosso tempo”

Durante o evento, Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira e idealizador do projeto do mapa, lembrou que a proposta nasceu do desejo de dar visibilidade às raízes do movimento cooperativo. “O cooperativismo sobreviveu aos séculos porque nasceu da força da educação, da identidade e da solidariedade. Assim como há praças e monumentos que guardam a história da humanidade, o cooperativismo também tem seus territórios de memória e esperança. Este mapa é uma forma de honrar nossos precursores e inspirar as próximas gerações”, disse.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o diretor de Cooperativismo, Eduardo Pagot, destacou a parceria com o Sistema OCB e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao cooperativismo. “O MDA e o Sistema OCB tem caminhado lado a lado, porque nossas políticas se cruzam no fortalecimento da agricultura familiar e do cooperativismo como um todo. Programas como o Mais Gestão e o Cooperar Brasil são exemplos concretos dessa colaboração, que tem ampliado o impacto social e econômico das cooperativas”.

Conhecimento, intercâmbio e legado

Durante a apresentação do portal do mapa, o diretor de Legislação da ACI, Santosh Kumar, destacou que o programa busca ser mais do que uma base de dados. “Este é um projeto vivo, que combina memória, intercâmbio e aprendizado. Queremos construir um espaço de formação e inspiração entre gerações, promovendo trocas entre países e criando oportunidades para jovens lideranças cooperativas. Nosso objetivo é que o programa se torne financeiramente sustentável, apoiado por turismo educativo e experiências de liderança”.

dia12 352 rc2 2345 5a401
Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural 6
dia12 294 rc2 2165 2e88b
Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural 7
dia12 121 rc2 1482 45774
Cooperativismo ganha mapa global e livro para preservar história do setor como patrimônio cultural 8

Já o diretor-geral da ACI, Jeroen Douglas, ressaltou que o lançamento representa um passo importante no reconhecimento global da cultura cooperativa: “Estamos mostrando que o papel das cooperativas na promoção da cultura é, por si só, um pilar do desenvolvimento sustentável. A Unesco já reconheceu que a cooperação é uma evolução viva da solidariedade humana, e este programa é a prova de que esse legado continua em construção”, afirmou.

Livro, exposição e documentário

Além do mapa, o público conheceu o livro Cooperativas do Brasil: retratos de um mundo melhor, resultado de uma jornada de campo realizada ao longo de 2025, que percorreu 60 cooperativas em todos os estados brasileiros. A obra reúne imagens e histórias que revelam como o modelo cooperativo contribui para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a preservação de tradições locais.

As fotografias também compõem a exposição no Itamaraty, que ofereceu um retrato sensível da força do cooperativismo no Brasil. O evento ainda marcou a estreia do trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produção audiovisual do Sistema OCB que dá voz a cooperados e cooperativas de diferentes regiões do país — histórias reais de transformação, pertencimento e propósito coletivo.


Fonte: Sistema OCb com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativas de crédito levam soluções para comunidades à COP30 

PRÓXIMA

Reinauguração Novas Unidades – Ailos Credifoz

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Da estratégia à cultura: o que diferencia as empresas mais inovadoras do país
DESTAQUES

Da estratégia à cultura: o que diferencia as empresas mais inovadoras do país

5 de dezembro de 2025
Cooperativas impulsionam desenvolvimento da distribuição de renda nacional
DESTAQUES

Cooperativas impulsionam desenvolvimento da distribuição de renda nacional

4 de dezembro de 2025
Para brasileiros, a prosperidade vai além do dinheiro, aponta estudo inédito
DESTAQUES

Para brasileiros, a prosperidade vai além do dinheiro, aponta estudo inédito

3 de dezembro de 2025
Educação corporativa fortalece a gestão e acelera resultados nas cooperativas
DESTAQUES

Educação corporativa fortalece a gestão e acelera resultados nas cooperativas

2 de dezembro de 2025
Lideranças jovens renovam as cooperativas através da inovação
DESTAQUES

Lideranças jovens renovam as cooperativas através da inovação

1 de dezembro de 2025
BC amplia exigências para atuação de fintechs e cooperativas
DESTAQUES

BC amplia exigências para atuação de fintechs e cooperativas

28 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativismo capixaba é destaque no Prêmio Líder Empresarial 2025
SUPERCAMPO

Cooperativismo capixaba é destaque no Prêmio Líder Empresarial 2025

6 de dezembro de 2025
Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance
ARTIGO

A Vantagem de Ser Humano na Era das Máquinas – Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance

6 de dezembro de 2025
Cooperativa cafeeira vence prêmio por destaque emNegócios Internacionais
AGRONEGÓCIO

Cooperativa cafeeira vence prêmio por destaque emNegócios Internacionais

5 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.