A 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 13 a 19 de maio pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), tem como foco a prevenção a golpes e fraudes. O tema inicial foi ampliado após a emergência climática enfrentada pela população gaúcha e passou a ser “Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul”.
Por causa das enchentes, as atividades da Semana ENEF no Rio Grande do Sul serão realizadas no segundo semestre, em data a ser definida. A edição extraordinária terá como temáticas principais a resiliência financeira e a reconstrução do estado.
No restante do país, a programação da 11ª Semana ENEF inclui eventos presenciais e online, organizados por diferentes instituições – com ampla participação das cooperativas de crédito – para informar e alertar os consumidores sobre riscos de segurança em operações financeiras digitais, modalidade amplamente utilizada pelos brasileiros. Levantamento do Banco Central do Brasil divulgado no fim de 2023 mostra, por exemplo, que 91,6% dos brasileiros conhecem o Pix e 64% utilizam esse meio de pagamento.
Se, por um lado, inovações como o Pix, o Open Finance e os aplicativos de instituições financeiras facilitam a vida dos usuários, por outro, a tecnologia também ampliou a possibilidades de golpes, o que motivou o FBEF a definir o tema da Semana ENEF deste ano.
“As finanças digitais trouxeram muitos benefícios, como praticidade e agilidade nas transações financeiras, maior controle e transparência nas finanças pessoais, mais facilidade para tomar decisões e mais opções de serviços. Porém, com o avanço muito rápido de ferramentas tecnológicas, também surgiram muitas formas de fraudes financeiras, como whatsapp clonado, boletos digitais falsos, roubo de dados cibernéticos, golpes em compras online, dentre outros. Por isso, a Semana ENEF em 2024 tem foco em como o cidadão pode e deve se prevenir contra fraudes”, explica a presidente do FBEF, Nathalie Vidual.
As ações de educação financeira da 11º Semana ENEF têm três objetivos principais: mitigar riscos financeiros cibernéticos, promover o combate e a prevenção a fraudes e promover a segurança da informação.
Solidariedade ao RS com segurança
Dentro desses conceitos e diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul e da onda de solidariedade que se formou pelo país, o Sistema Ailos desenvolveu uma campanha para destacar os cuidados necessários na hora de fazer doações para ajudar a população atingida pelas enchentes.
O sistema cooperativista divulgou um vídeo com dicas práticas para se proteger contra golpes nas doações online. Por exemplo: ao fazer uma transferência utilizando uma chave Pix, é preciso conferir os dados do pagamento e checar se o beneficiário da conta é realmente quem solicitou a ajuda.
A campanha do Sistema Ailos também alerta para links falsos recebidos por meio de aplicativos de mensagens ou redes sociais, links patrocinados em sites de busca e aplicativos desconhecidos. Nesses casos, a orientação é não clicar em links suspeitos e não fazer download de aplicativos duvidosos.
Protagonismo das cooperativas
Ano após ano, as cooperativas financeiras participam ativamente da programação da Semana ENEF, colocando em prática os princípios cooperativistas de fomento à educação e interesse pela comunidade.
Para esta edição, a Cresol desenvolveu iniciativas em duas frentes: uma com palestras presenciais e virtuais, consultorias e ações em escolas, universidades e empreendimentos de cooperados durante a semana; e outra com a divulgação de materiais sobre proteção financeira para dar continuidade à formação sobre o tema mesmo após o fim do evento.
Na página cresol.com.br/seguranca, os cooperados e o público em geral têm acesso a conteúdos sobre segurança de contas digitais, lista dos principais golpes e fraudes e como se proteger de cada um, estratégias de proteção de dados pessoais, entre outros.
As atividades durante a Semana ENEF são uma forma de a Cresol empoderar os cooperados e comunidades, oferecendo conhecimento e ferramentas para uma vida financeira mais segura e sustentável”, afirma o presidente da Cresol, Cledir Magri.
O Sicredi também desenvolveu um site de fomento à educação financeira como parte das ações para a Semana ENEF. A página disponibiliza, de forma gratuita, cursos, vídeos, e-books e outros conteúdos educacionais, além de um diagnóstico de saúde financeira para os cooperados.
Com o mote “Não é só dinheiro, é entender como cuidar”, a campanha do Sicredi para a 11º Semana ENEF reforça a importância de entender a relação com o dinheiro para se ter uma vida financeira sustentável.
“Nossa razão de existir passa por gerar prosperidade para a sociedade e acreditamos que a educação financeira é uma das ferramentas que contribuem para esse objetivo. Buscamos promover o tema durante o ano todo, mas a Semana ENEF é um momento de mobilização muito importante para a visibilidade dessa pauta”, destaca a gerente de Inclusão e Educação Financeira da Fundação Sicredi, Cristiane Amaral.
O Sicoob recorreu a um velho ditado para chamar a atenção sobre os riscos de golpes e fraudes nas finanças digitais: “Quem avisa, amigo é”. Com essa chamada, a campanha da instituição financeira cooperativista alerta para a importância de ser cauteloso e não prosseguir com a compra ou operação financeira em caso de dúvidas sobre a legitimidade de uma oferta ou pedido.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, a instituição tem investido constantemente em tecnologias e medidas para garantir a segurança das operações digitais de seus cooperados, mas é preciso que eles também saibam se proteger de atividades suspeitas. “É importante que cada cooperado tenha sua participação na segurança dos seus dados”.
O Sicoob também tem um site completo com informações sobre os golpes e fraudes mais comuns no Brasil – como falsos empréstimos, QR Codes falsos e roubo de dados por mensagens e e-mails – e dicas sobre como se proteger de todos eles.
Fonte: Confebras
Discussão sobre post