O Banco Central (BC) anunciou o lançamento do Pix por Aproximação para a próxima sexta-feira (28). A nova funcionalidade do pagamento marca uma nova era para pagamentos instantâneos e é resultado da adesão da população brasileira ao meio de pagamento.
A modalidade de pagamento assemelha-se a pagamentos via NFC (Near Field Communication), os quais são aderidos por pagamentos em cartões de débito e crédito. Desse modo, o novo método de pagamento exige a compatibilidade à tecnologia e permite que os usuários realizem pagamento imediatos e sem a necessidade de utilizar chaves ou QR Codes.
De acordo com dados apresentados pelo BC, o pagamento via Pix é a maneira mais popular de concluir transações financeiras no país. A edição de 2024 da pesquisa ‘O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro’ destacou que 76,4% dos brasileiros adotaram o pagamento por Pix, superando o cartão de débito e o dinheiro em espécie, 69,1% e 68,9%, respectivamente.
Com a alta do Pix, as expectativas traçadas pelo mercado financeiro são de que este tipo de pagamento é uma solução inovadora para automatizar cobranças e pagamentos recorrentes e garantir mais comodidade para consumidores.
Seguindo esta tendência, o Banco do Brasil e a Cooperativa de Crédito Sicoob se uniram para ampliar a rede de aceitação do Pix por aproximação. A parceria ocorre em decorrência do cenário de avanço no setor.
Em janeiro, a cooperativa de crédito Sicredi ofereceu a solução para parte dos empreendedores associados durante teste sobre a viabilidade da medida. Paula Fantinel, gerente de Open Finance do Sicredi, pontuou os motivos pelos quais levaram a cooperativa a desenvolverem estratégias com o pagamento Pix por aproximação. “O Sicredi foi incluído no projeto piloto do Pix por Aproximação do Banco Central por estar entre as maiores detentoras de pagamento em volume de transações, que representam 99% das operações financeiras realizadas neste âmbito. Isso nos permitiu experimentar e antecipar este benefício para os nossos associados”.
Pedro Bramont, diretor de Meios de Pagamentos do Banco do Brasil, destacou a importância da parceria sob a justificativa dos impactos positivos viabilizados com o projeto. “Em nossa estratégia de meios de pagamento, desejamos ir além de pagar e receber. Para isso, entendemos a importância da inovação e de boas parcerias estratégicas. Unir esforços com uma instituição relevante como o Sicoob vai expandir o alcance do Pix por Aproximação com segurança, agilidade e comodidade”, comentou.
A ferramenta desenvolvida pelas instituições financeiras agora pode ser utilizada nas máquinas Sipag, além dos dispositivos da Cielo e demais terminais habilitados, beneficiando todos os clientes BB pessoa física e cooperados do Sicoob. A solução permite que as transações sejam realizadas de forma rápida e eficiente, proporcionando uma experiência de pagamento mais conveniente para os clientes.
A ferramenta agora pode ser utilizada nas máquinas Sipag, além dos dispositivos da Cielo e demais terminais habilitados. A funcionalidade de pagamento por aproximação está disponível diretamente no aplicativo do banco, que oferece uma robusta camada de segurança e mecanismos antifraude. A solução atende à demanda por agilidade nos pagamentos por aproximação, sem a necessidade de compartilhar dados em ambientes de terceiros.
Marcos Vinicius Viana Borges, diretor de Operações do Sicoob, reforçou a importância da colaboração com o Banco do Brasil. “Essa parceria reafirma o nosso propósito em oferecer soluções acessíveis e transformadoras aos cooperados e ao mercado. Estamos muito orgulhosos pela entrega e honrados pela parceria com o Banco do Brasil, uma iniciativa conjunta que promete trazer mais agilidade e praticidade a todos”, declarou.
Fonte: Sicoob e Portal do Cooperativismo Financeiro