• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito crescem em pedidos de crédito por empreendedores

Modernização do relacionamento, aposta em serviços diversificados e investimento em tecnologia ajudam a conquistar novos associados e expandir atuação

MundoCoop POR MundoCoop
28 de fevereiro de 2023
DESTAQUES
img 3 23

img 3 23

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As cooperativas de crédito têm conquistado cada vez mais espaço e relevância no mercado, ganhando força entre os pequenos negócios. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae revelou que as micro e pequenas empresas passaram a recorrer com mais frequência a essas instituições na busca por crédito.

Em 2020, Caixa e Banco do Brasil eram as fontes de crédito mais buscadas por 57% dos empreendedores. A 9ª edição do estudo “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil” mostrou que esse quadro mudou nos últimos seis meses. Embora os dois bancos ainda sejam os mais procurados (por 39% dos empresários), outros agentes financeiros registraram um crescimento no número de empréstimos solicitados, como Sicredi (9% ante 8% em 2020), Sicoob (8% ante 6% em 2020), Banco do Povo (4% ante porcentagem equivalente a zero em 2020) e Nubank (2% ante zero em 2020). 

Para Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin com soluções de Banking as a Service para Cooperativas e Instituições Financeiras e de Pagamento, uma das razões para este aumento é o atendimento oferecido pelas cooperativas de crédito aos associados.

“Além de buscar opções menos burocráticas, os empreendedores querem um atendimento mais personalizado, que priorize o relacionamento além do lucro”, explica. Entretanto, para conquistar novos associados e atendê-los da melhor forma possível é preciso se preparar. Abaixo, Felipe elenca três pontos que podem ajudar as cooperativas de crédito a oferecerem um serviço de mais qualidade. Confira:

Foque na modernização do relacionamento

Para uma cooperativa crescer, é preciso incluir pessoas e empresas de diversos perfis financeiros e priorizar o relacionamento é essencial para que isso aconteça. Estar próximo dos cooperados é importante, no entanto, é preciso aliar o atendimento presencial com a digitalização, oferecendo aos associados uma experiência completa.

“Principalmente em cidades e zonas com pouca assistência, a relação presencial é importante para que serviços de qualidade sejam oferecidos. Ao mesmo tempo, focar na praticidade é essencial. As pessoas já não querem se deslocar para efetuar transações básicas, como transferências, por exemplo. Por isso, oferecer um aplicativo de uso descomplicado e uma equipe preparada para sanar dúvidas quando necessário é fundamental. Hoje, é importante levar em consideração que relacionamento não é só ter um contato presencial, mas também dominar os serviços online”, pontua Felipe. 

Crie serviços únicos e diversificados

Os serviços encontrados em bancos, como saque, conta-corrente, cartão de crédito e débito, aplicações, empréstimos e financiamentos também são encontrados nas cooperativas de crédito. Entretanto, sempre há espaço para inovar.

Para Felipe, um dos grandes trunfos deste modelo de instituição financeira é que os serviços podem ser criados em parceria com os próprios associados, que ajudam a definir que tipos de fundos investimentos têm interesse, quais serão as taxas, como serão feitos os empréstimos etc.

“Para que isso seja feito, entretanto, é preciso ouvir todos. Cada cooperado tem sua parte na tomada de decisões da organização. Membros que se sentem valorizados e estimulados a contribuírem terão mais motivação para expor suas ideias, compartilhar objetivos e desenvolver novos produtos. Se bancos tradicionais causam constantes insatisfações, as cooperativas trabalham com adequações, sempre visando o bem-estar dos associados”. 

Ofereça uma tecnologia ágil e descomplicada

O relacionamento próximo e os serviços personalizados são pontos indispensáveis ao cooperativismo. Junto com eles, no entanto, o investimento em tecnologia se tornou elementar, já que ajuda a trazer mais competitividade para as organizações.


Fonte: Portal Contábeis/Cashway

ANTERIOR

Consumo em marketplace cresce no mercado e impulsiona negócios de cooperativas

PRÓXIMA

Cooperativas se mobilizam e arrecadam doações para o Litoral Norte de SP

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

FOMO: síndrome psicológica é o novo desafio para as cooperativas e empresas
CAPA

FOMO: síndrome psicológica é o novo desafio para as cooperativas e empresas

8 de julho de 2025
CoopsDay destaca como as cooperativas impulsionam a sociedade para um mundo melhor
DESTAQUES

CoopsDay destaca como as cooperativas impulsionam a sociedade para um mundo melhor

8 de julho de 2025
CoopsDay: a força transformadora do cooperativismo ao redor do mundo
DESTAQUES

CoopsDay: a força transformadora do cooperativismo ao redor do mundo

5 de julho de 2025
Cooperativas financeiras protagonizam concessões no Plano  Safra  2025/26
DESTAQUES

Cooperativas financeiras protagonizam concessões no Plano  Safra  2025/26

4 de julho de 2025
Sociedade 5.0: o Brasil na virada tecnológica coloca o ser humano no centro
DESTAQUES

Sociedade 5.0: o Brasil na virada tecnológica coloca o ser humano no centro

2 de julho de 2025
Fundação cooperativa ultrapassa duas décadas de atuação fomentando educação e inclusão
DESTAQUES

Fundação cooperativa ultrapassa duas décadas de atuação fomentando educação e inclusão

1 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cooperfote
ARTIGO

Fraudes financeiras: como se proteger em um cenário cada vez mais digital? – Fabiana Nascimento é Gerente de Antifraude da COOPERFORTE

8 de julho de 2025
Matt Bland é o novo CEO da Apex
ENTREVISTA

“Com a visão e o investimento certos, as cooperativas de crédito podem estar na vanguarda das finanças inclusivas” – Matt Bland é o novo CEO da Apex

8 de julho de 2025
Cooperativismo jovem europeu reinventa futuro do setor
INTERNACIONAL

Cooperativismo jovem europeu reinventa futuro do setor

8 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.