A COOP – Cooperativa de Consumo, dentro da proposta Coop Faz Bem Pra Comunidade, está apoiando o Projeto Histórias Ilustradas: Diversidade e Inclusão por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc). A proposta é uma iniciativa da Horizonte Educação e Comunicação dirigida por Peter Milko e de Allan de Amorim, coordenador de projetos.
O projeto, criado em 2022, é direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 8 a 10 anos, das escolas públicas das cidades de Diadema, Piracicaba e Ribeirão Pires. Histórias Ilustradas pretende alcançar até 60 escolas públicas nas três cidades participantes (Ribeirão Pires, Diadema e Piracicaba).
Luciana Benteo, responsável pela área de responsabilidade social da COOP, conta que a proposta faz parte dos princípios da cooperativa. “Sempre apoiamos projetos culturais, sociais e esportivos que envolvam crianças e jovens. Em especial por proporcionarem novos conhecimentos e sólidos valores que possam ser levados para a vida adulta. A parceria da Horizonte com a Coop vem de longa data, com vários projetos educacionais nos últimos anos. O plano é dar continuidade a essa parceria e empoderar os professores e alunos das escolas públicas das cidades em que a Coop está presente”, declara.
Diversidade e inclusão
O Histórias Ilustradas foi desenvolvido a partir da demanda das escolas públicas em trabalhar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular; além de promover uma reflexão sobre diversidade e inclusão, especificamente sobre temas como racismo, bullying e pessoas PCD.
Peter Milko, diretor geral da Horizonte Educação & Comunicação, explica que a iniciativa busca desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita. “O Projeto é direcionado a professores das escolas públicas das cidades de Ribeirão Pires, Diadema e Piracicaba”, explica. A ideia é estimular, por meio das várias oficinas pedagógicas, a produção de ilustrações e cartas com base nos temas propostos, por parte das crianças.
A estreia do projeto aconteceu em agosto de 2023 na cidade de Ribeirão Pires, proporcionando uma oficina pedagógica para 31 professores da rede pública do município. As próximas cidades e as respectivas etapas do projeto já estão definidas e devem receber o projeto ainda neste ano. Para acompanhar, basta acessar o site do projeto.
A iniciativa foi dividida em várias etapas, com as primeiras oficinas são direcionadas aos educadores das cidades. Nas etapas seguintes, os alunos, professores e auxiliares pedagógicos desenvolveram as cartas e as ilustrações.
Os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos de cada cidade serão transformados em ebooks, com a publicação de um livro e a apresentação de narrativas. Todas as cidades terão pelo menos um trabalho publicado e receberão gratuitamente vários exemplares dos livros.
As etapas do Projeto
- Oficinas Pedagógicas: realizadas com educadores de cada cidade;
- Produção dos Alunos: em sala de aula, junto de seus professores e com auxílio pedagógico do Caderno do Professor, as crianças elaboram suas cartas e ilustrações sobre o tema diversidade e inclusão;
- Escolha das Cartas e Ilustrações: as escolas enviam as produções dos alunos que é avaliada por comissão técnica;
- Distribuição do Livro: o projeto vira o livro “Histórias Ilustradas” que reúne as produções literárias selecionadas e é distribuído gratuitamente às escolas das cidades envolvidas
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post