• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como cooperativas podem liderar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Mundo Coop POR Mundo Coop
3 de outubro de 2025
DESTAQUES, DESTAQUES DA REVISTA
Como cooperativas podem liderar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Como cooperativas podem liderar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho ainda é um dos grandes desafios sociais e empresariais no Brasil. Apesar de avanços significativos em políticas públicas e legislações, a transformação efetiva só acontece quando as organizações assumem a responsabilidade de criar ambientes verdadeiramente inclusivos.

Nesse cenário, as cooperativas, com sua essência voltada para a coletividade e a solidariedade, têm um papel estratégico. Mais do que cumprir obrigações legais, elas devem enxergar a inclusão como parte central de sua missão e como um diferencial competitivo no mercado.

Entre os obstáculos, estão a acessibilidade digital e comunicacional, muitas vezes negligenciada, e a resistência cultural dentro das organizações. A criação de políticas formais ajuda a dar consistência ao processo e a transformar a diversidade em prática diária.

Inclusão em curso

CASE Carlos Eduardo copiar edited
Carlos Eduardo Marques, analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.

Em um exemplo reconhecido recentemente, o Sicoob estruturou uma Política de Diversidade e Inclusão, que orienta todas as suas cooperativas filiadas. “Ter um documento como esse guia nossos colaboradores a uma conduta mais acolhedora e empática com os distintos perfis que podemos ter nas cooperativas. Esse cenário faz com que nossos funcionários se sintam mais pertencentes ao Sicoob e vejam que nosso discurso se apresenta na prática”, explica Carlos Eduardo Marques, analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.

O sistema cooperativo líder em presença física no país, alcançou a quarta posição no relatório das 50 empresas líderes em PcD do portal Integridade ESG, realizado em parceria com o Insight Lab. O estudo listou as companhias com as melhores reputações e práticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, um reconhecimento significativo para a instituição financeira cooperativa.

A BeCooper (antiga Cooperjohnson), implementou uma iniciativa inovadora de inclusão para atender cooperados surdos. O projeto envolveu a criação de legendas em vídeos nas redes sociais, a disponibilização de intérpretes de Libras em eventos e lives, além de treinamentos para colaboradores e suporte no site.

DESAFIOS PARA A INCLUSÃO
NO MERCADO
 
– Falta de acessibilidade digital
e comunicacional.
– Resistência cultural dentro
das organizações.
– Necessidade de políticas formais
que garantam consistência e
práticas contínuas.

Além disso, o desenvolvimento de uma tecnologia para integrar tradução em tempo real por Libras no ambiente digital, revolucionou o setor. A adoção dessas medidas resultou em maior engajamento, aproximação com o público e um senso de pertencimento.

“A inclusão é um processo contínuo e colaborativo, que demanda escuta ativa, sensibilidade e constante adaptação. Entre os desafios, está alinhar todos a um propósito verdadeiramente coletivo e cooperativo, garantindo que cada necessidade seja reconhecida, respeitada e valorizada, sempre em prol do bem comum”, afirma Fernanda Gusmão, Coordenadora de Eventos da BeCooper.

O papel da liderança e da cultura cooperativista

O sucesso de tais iniciativas está diretamente ligado ao engajamento das lideranças. São elas que dão o tom da transformação cultural e incorporam a inclusão como parte do planejamento estratégico da cooperativa.

CASE Fernanda Gusmao copiar edited
Fernanda Gusmão, Coordenadora de Eventos da BeCooper.

Na BeCooper, as ações de inclusão foram incorporadas à própria identidade da instituição. “A inclusão e a diversidade fazem parte da essência da BeCooper. Promovemos capacitações em Libras, realizamos ações sociais e oferecemos benefícios como subsídios para próteses e aparelhos auditivos. Neste ano, lançamos novos benefícios voltados à mobilidade, ampliando as melhorias na adaptação e na qualidade de vida de nossos cooperados e seus familiares”, destaca Gusmão.

Já no Sicoob, a liderança entende que a inclusão vai além do atendimento à lei, sendo também uma estratégia de negócio e de reputação. “A exigência legal possui sua importância ao ser uma linha de base. Entretanto, a agenda ESG vem para dar um novo sentido para a diversidade. Ela passa a ser vista como estratégia de negócio. Além disso, a sociedade está cada vez mais atenta às desigualdades sociais e cobra que temas como inclusão e diversidade sejam tratados com importância”, reforça Carlos Eduardo Marques.

Um exemplo prático desse investimento social é o apoio destinado a 36 unidades da APAE, que já receberam R$ 2,3 milhões por meio do Fundo de Investimento Social (FIS). Essas ações beneficiaram diretamente mais de 19 mil pessoas, resultando em 104 iniciativas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento.

Inclusão como dever e como oportunidade de transformação

Em um movimento que dialoga diretamente com essa pauta, as cooperativas têm um dever moral e estratégico de colocar esse tema no centro de suas agendas. Ao olhar para todos os públicos, e principalmente para uma parcela historicamente desassistida pelo mercado, o setor cria oportunidades para estabelecer um diálogo ainda mais forte com seus cooperados.

Case de Sucesso: Sicoob
– Criou uma Política de Diversidade e
Inclusão para suas filiadas.
– 4ª posição no ranking “50 Empresas Líderes
em PcD” (Integridade ESG + Insight Lab).
– R$ 2,3 milhões destinados a 36 unidades
da APAE → beneficiando 19 mil pessoas
com 104 iniciativas inclusivas.

“Devemos considerar as pessoas com deficiência não apenas como funcionários ou indivíduos que acessam produtos e serviços, mas como cidadãos. A diversidade nos permite ser uma versão melhor de nós. É uma oportunidade de potencializarmos todas as pessoas, não deixando ninguém para trás”, destaca Carlos Eduardo Marques.

A experiência prática das cooperativas mostra que, quando a inclusão é tratada como prioridade, os ganhos vão além do social: refletem-se em maior engajamento dos colaboradores, fortalecimento da imagem institucional e construção de um ambiente inovador, plural e justo.

“Ao implementar iniciativas como cursos de tecnologias, oferta de benefícios direcionados e adaptações de infraestrutura, aprendemos que inclusão exige planejamento, persistência e, principalmente, o envolvimento de todos. Esses resultados demonstram que é possível transformar realidades quando há propósito e comprometimento”, conclui Fernanda Gusmão.

Um caminho indispensável

Em um mundo em que a sustentabilidade e a responsabilidade social são cada vez mais valorizadas, a inclusão de pessoas com deficiência deixa de ser apenas uma obrigação legal para se tornar um passo indispensável para a competitividade e a perenidade das organizações.

No caso das cooperativas, essa prática se conecta de maneira natural à sua essência e pode posicioná-las como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, diversa e sustentável. A mensagem é clara: investir em inclusão não é apenas o certo a fazer — é também o melhor caminho para garantir relevância e impacto no futuro.


Por Leonardo César, Redação MundoCoop

CAPA 125 717x1024 copiar

Reportagem exclusiva publicada na edição 125 da Revista MundoCoop

LEIA A EDIÇÃO DIGITAL COMPLETA
ANTERIOR

Cooperativas se destacam na redução da rotatividade da Geração Z no mercado

PRÓXIMA

O impacto da provável “bolha da IA” para as cooperativas

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Cooperativas abrem a agenda da COP30 com crédito verde, bioeconomia e mercados sustentáveis
DESTAQUES

COP30: Cooperativas abrem agenda destacando a bioeconomia e mercados sustentáveis

12 de novembro de 2025
Expansão do crédito cooperativo amplia oportunidades para mais de 368 mil cooperados na Bahia
DESTAQUES

Expansão do crédito cooperativo amplia oportunidades para mais de 368 mil cooperados na Bahia

11 de novembro de 2025
Cúpula dos Líderes deu início ao encontro mundial, que começa oficialmente nesta segunda (10)
DESTAQUES

COP30: encontro começa hoje (10) e deve destacar papel das cooperativas no debate climático

10 de novembro de 2025
Cooperativas ganham destaque em ranking das marcas mais valiosas do Brasil
DESTAQUES

Cooperativas ganham destaque em ranking das marcas mais valiosas do Brasil

7 de novembro de 2025
Cooperativismo mato-grossense reforça protagonismo socioeconômico do estado
DESTAQUES

Cooperativismo mato-grossense reforça protagonismo socioeconômico do estado

6 de novembro de 2025
Banco Central desligará plataforma Drex para criar nova infraestrutura
DESTAQUES

Banco Central desligará plataforma Drex para criar nova infraestrutura

5 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas iniciativas do semiárido baiano serão destaque na COP-30
AGRONEGÓCIO

Duas iniciativas do semiárido baiano serão destaque na COP-30

12 de novembro de 2025
Pagamento e transferência internacional com ativos virtuais passam a fazer parte do mercado de câmbio
ECONOMIA & FINANÇAS

Pagamento e transferência internacional com ativos virtuais passam a fazer parte do mercado de câmbio

12 de novembro de 2025
Cooperativa financeira abre inscrições para financiamento de projetos por meio do Fundo Social
SOCIAL

Cooperativa financeira abre inscrições para financiamento de projetos por meio do Fundo Social

12 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.