• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

RH 2025: quais as maiores tendências de contratação? – Ricardo Haag é Sócio da Wide

MundoCoop POR MundoCoop
16 de novembro de 2024
ARTIGO
Ricardo Haag é Sócio da Wide

Ricardo Haag é Sócio da Wide

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O mercado foi feito para gerar resultados. Nem sempre, mirando diretamente o lucro, mas também em oportunidades de melhorias que reduzam custos, elevem a produtividade, e muitos outros. Nesse cenário, é comum olharmos para as tendências que estão remodelando o setor e apontando investimentos capazes de elevar esse desempenho em todos os departamentos – o que deve incluir, certamente, o RH.

Considerando sua importância para uma melhor gestão de pessoas, produtividade dos times e demais aspectos gerenciais das equipes, a chegada de 2025 já aponta movimentos interessantes que, se forem incorporados por essa área, podem trazer conquistas realmente promissoras.

Em uma breve retrospectiva, 2024 foi um ano financeiramente ambicioso por muitos negócios, que pautados pela eficiência operacional, partiram da premissa de que a melhora econômica era o que daria sequência à sua sobrevivência no ramo. Isso impulsionou, dentro do RH, a busca por talentos que conseguissem dinamizar os processos internos e reduzir custos a favor desse cenário.

Apesar desta demanda nítida, a realidade que temos no mercado vem preocupando muitos. Segundo dados divulgados em uma pesquisa anual do Boston Consulting Group (BGC), a escassez de talentos qualificados é considerada o principal desafio dos líderes de recursos humano, com 71% que estão preocupados e enfrentando, de perto, essa dificuldade.

Isso faz com que, em 2025, a grande tendência para o RH esteja diretamente ligada ao perfil profissional que precisará integrar o ambiente corporativo muito mais consciente e, ao invés de focar, exclusivamente, no aumento dos lucros, trazer uma visão holística do mercado e da empresa como um todo, compreendendo quais são seus desafios, oportunidades e como contribuir com sua performance para atingir as metas estipuladas.

É claro que cada setor e empresa terá suas especificidades, mas, de forma geral, aqueles que terão uma maior empregabilidade serão os que tiverem maior polivalência em suas rotinas, conciliando a meta indiscutível de elevar os lucros corporativos, junto às demais estratégias de redução de custos, de tempo, e métodos que melhores o desempenho e produtividade individual e de todos ao seu redor. O que veremos, na prática, é a famosa frase: “quem sabe, faz ao vivo”.

A importância deste perfil pode ser claramente compreendida se analisarmos os fatores externos que impactaram, severamente, o cenário mercadológico global e que pegaram todos de surpresa. Um dos exemplos mais fortes foi a pandemia, onde, das mais de 10 milhões de empresas que foram abertas ao longo deste período, conforme um levantamento da plataforma Neoway, 65% encerraram suas atividades.

Com as enchentes recentes que acometeram o RS, o desastre também foi inevitável. Em dados divulgados pela LifesHub, uma startup de inteligência artificial e ciência de dados, cerca de 194,5 mil empresas foram afetadas. Ambos os casos foram acontecimentos inerentes ao ser humano e que, ao final, ressaltaram a importância de times preparados para reverter tais impactos e reconstruir as marcas.

O mercado sempre irá lidar com variáveis que, nem sempre, conseguirão evitar, o que obriga dos profissionais a capacidade flexível de leitura destes cenários em prol da melhor adaptação possível, reduzindo, ao máximo, os impactos que possam colocar em risco a perpetuidade do negócio. Os que foram mais rígidos quanto a isso, muito provavelmente, não conseguirão capacitar a marca para prosperar e se destacar, se perdendo ao longo deste caminho.

O ano de 2025 será o de um mar aberto, onde os melhores tripulantes serão os que souberem navegar diante de tantos mistérios do fundo do oceano capazes de derrubar a embarcação. A sobrevivência e destaque corporativos estarão diretamente relacionados a essa visão e planejamento, nos quais o RH terá um papel fundamental para comandar os times e calibrar as rotas precisas.


*Ricardo Haag é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

ANTERIOR

Resolução da CMN aprimora governança corporativa das cooperativas de crédito – Rodrigo Candia é advogado nas áreas de Direito Societário, Contratos e ESG

PRÓXIMA

Cooperativa é reconhecida como líder do agro capixaba e consolida posição entre as maiores do Estado

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney

14 de maio de 2025
Barroso pauta ação de R$ 9,1 bi sobre tributação de cooperativas
ECONOMIA & FINANÇAS

Barroso pauta ação de R$ 9,1 bi sobre tributação de cooperativas

14 de maio de 2025
Cooperativa oferece consultoria financeira gratuita no Rio e em São Paulo na 12ª Semana Nacional de Educação Financeira
SOCIAL

Cooperativa oferece consultoria financeira gratuita no Rio e em São Paulo na 12ª Semana Nacional de Educação Financeira

14 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.