• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Mundo Coop POR Mundo Coop
13 de junho de 2025
ARTIGO
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Não é segredo para ninguém que os mercados estão cada vez mais competitivos e dinâmicos. Isso significa, que para um negócio, em qualquer área que seja, alcançar o sucesso, é preciso compreender de maneira profunda e completa o seu público-alvo. Ou seja, conhecer o perfil do consumidor é uma necessidade vital para empresas que buscam ser relevantes e, ao mesmo tempo, crescer de maneira saudável, fidelizando o cliente.

Saber o que o cliente busca, do que ele precisa, o que espera de um determinado produto ou serviço, como aproveita as experiências e de que maneira suas necessidades são supridas deixou de ser um diferencial. Conhecer o perfil do consumidor abrange não apenas o seu comportamento. Inclui dados demográficos, hábitos de consumo e até o emocional para ofertar soluções sob medida. Afinal, vivemos na era da personalização. Todas as vezes em que uma empresa consegue aumentar a satisfação do cliente, fortalece o vínculo entre a marca e o consumidor, gera fidelização e, consequentemente, a desejada recomendação.

Dito isso, é possível compreender que gestores e empresas que conseguem identificar padrões de comportamento e antecipar desejos, elevam a companhia a um patamar diferente. A inovação passa a ser um pilar fundamental para a condução do negócio, que se antecipa às tendências e, então, pode alcançar o posto de líder em seu setor.

Conhecer o perfil do consumidor é crucial para a condução de diversas decisões. Essas informações darão a base, por exemplo, para a tomada de decisões mais assertivas, para a condução dos investimentos em marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, escolha dos canais de distribuição mais adequados, entre outros pontos. Ao evitar suposições e basear as decisões em informações concretas, há uma expressiva redução nos riscos e melhora do retorno sobre os investimentos.

Quando conhecemos bem o perfil do consumidor, adaptar as estratégias de comunicação, os produtos e os serviços, para diferentes públicos, torna-se uma tarefa possível e mais assertiva. Afinal, há um posicionamento mais claro da marca e, isso sim, cria um diferencial competitivo em relação a concorrentes que adotam abordagens genéricas.

Além disso, empresas que conhecem e se comunicam com seus consumidores também estão mais preparadas para lidar com crises. Conhecer os valores, expectativas e limites do público-alvo permite reagir de forma empática e adequada em momentos delicados. Isso, sem contar o fato de que o monitoramento constante do comportamento do consumidor pode sinalizar mudanças importantes no mercado. Tal movimento permite que a empresa se adapte antes que o impacto seja negativo.

Assim, avalio que ignorar o perfil do consumidor é um erro estratégico que pode custar caro. O acesso à informação tornou os clientes mais exigentes. Por isso, entender com quem estamos ‘falando’ permite a entrega de valores reais, o estabelecimento de uma conexão e a criação de um ciclo virtuoso de crescimento. Avalie qual o nível de conhecimento você tem a respeito dos seus clientes e, se necessário, busque aprofundamento. Você verá os resultados!


Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

ANTERIOR

União e ação coletiva definem encerramento da Semana de Competitividade

PRÓXIMA

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P
ARTIGO

Liderança Resiliente no Cooperativismo: O Diferencial dos Visionários – Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P

14 de julho de 2025
Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital
ARTIGO

IA e produtividade: o futuro do trabalho não é automatizar, é pensar de forma estratégica para otimizar processos e decisões – Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital

13 de julho de 2025
A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial - Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

11 de julho de 2025
Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger
ARTIGO

Crescer é essencial, mas com critério e cuidado – Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

9 de julho de 2025
cooperfote
ARTIGO

Fraudes financeiras: como se proteger em um cenário cada vez mais digital? – Fabiana Nascimento é Gerente de Antifraude da COOPERFORTE

8 de julho de 2025
fernando
ARTIGO

Cooperativismo: um modelo centenário com propostas para o futuro – Fernando Dall’Agnese é Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar

7 de julho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aliança Internacional das Cooperativas Ásia-Pacífica firma parceria para combater a fome
INTERNACIONAL

Aliança Internacional das Cooperativas Ásia-Pacífica firma parceria para combater a fome

16 de julho de 2025
Cooperativa financeira desenvolve campanha para apresentar ampliação da presença no mercado nortista
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira desenvolve campanha para apresentar ampliação da presença no mercado nortista

16 de julho de 2025
Interdependência no setor cafeeiro cria vínculos permanentes entre Brasil e EUA, aponta cooperativa cafeeira
AGRONEGÓCIO

Interdependência no setor cafeeiro cria vínculos permanentes entre Brasil e EUA, aponta cooperativa cafeeira

16 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.