• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Mundo Coop POR Mundo Coop
13 de junho de 2025
ARTIGO
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Não é segredo para ninguém que os mercados estão cada vez mais competitivos e dinâmicos. Isso significa, que para um negócio, em qualquer área que seja, alcançar o sucesso, é preciso compreender de maneira profunda e completa o seu público-alvo. Ou seja, conhecer o perfil do consumidor é uma necessidade vital para empresas que buscam ser relevantes e, ao mesmo tempo, crescer de maneira saudável, fidelizando o cliente.

Saber o que o cliente busca, do que ele precisa, o que espera de um determinado produto ou serviço, como aproveita as experiências e de que maneira suas necessidades são supridas deixou de ser um diferencial. Conhecer o perfil do consumidor abrange não apenas o seu comportamento. Inclui dados demográficos, hábitos de consumo e até o emocional para ofertar soluções sob medida. Afinal, vivemos na era da personalização. Todas as vezes em que uma empresa consegue aumentar a satisfação do cliente, fortalece o vínculo entre a marca e o consumidor, gera fidelização e, consequentemente, a desejada recomendação.

Dito isso, é possível compreender que gestores e empresas que conseguem identificar padrões de comportamento e antecipar desejos, elevam a companhia a um patamar diferente. A inovação passa a ser um pilar fundamental para a condução do negócio, que se antecipa às tendências e, então, pode alcançar o posto de líder em seu setor.

Conhecer o perfil do consumidor é crucial para a condução de diversas decisões. Essas informações darão a base, por exemplo, para a tomada de decisões mais assertivas, para a condução dos investimentos em marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, escolha dos canais de distribuição mais adequados, entre outros pontos. Ao evitar suposições e basear as decisões em informações concretas, há uma expressiva redução nos riscos e melhora do retorno sobre os investimentos.

Quando conhecemos bem o perfil do consumidor, adaptar as estratégias de comunicação, os produtos e os serviços, para diferentes públicos, torna-se uma tarefa possível e mais assertiva. Afinal, há um posicionamento mais claro da marca e, isso sim, cria um diferencial competitivo em relação a concorrentes que adotam abordagens genéricas.

Além disso, empresas que conhecem e se comunicam com seus consumidores também estão mais preparadas para lidar com crises. Conhecer os valores, expectativas e limites do público-alvo permite reagir de forma empática e adequada em momentos delicados. Isso, sem contar o fato de que o monitoramento constante do comportamento do consumidor pode sinalizar mudanças importantes no mercado. Tal movimento permite que a empresa se adapte antes que o impacto seja negativo.

Assim, avalio que ignorar o perfil do consumidor é um erro estratégico que pode custar caro. O acesso à informação tornou os clientes mais exigentes. Por isso, entender com quem estamos ‘falando’ permite a entrega de valores reais, o estabelecimento de uma conexão e a criação de um ciclo virtuoso de crescimento. Avalie qual o nível de conhecimento você tem a respeito dos seus clientes e, se necessário, busque aprofundamento. Você verá os resultados!


Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

ANTERIOR

União e ação coletiva definem encerramento da Semana de Competitividade

PRÓXIMA

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

David Santos é CEO da DB1 Global Software
ARTIGO

Open Finance: o desafio das cooperativas de crédito e como a tecnologia pode transformar esse cenário – David Santos é CEO da DB1 Global Software 

27 de novembro de 2025
Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025
Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

David Santos é CEO da DB1 Global Software
ARTIGO

Open Finance: o desafio das cooperativas de crédito e como a tecnologia pode transformar esse cenário – David Santos é CEO da DB1 Global Software 

27 de novembro de 2025
Cooperativa agroindustrial conquista prêmio nacional como cooperativa do ano
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agroindustrial conquista prêmio nacional como cooperativa do ano

27 de novembro de 2025
Sapiens Parque firma parceria com a ESGreen para fortalecer governança
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sapiens Parque firma parceria com a ESGreen para fortalecer governança

27 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.