• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Mundo Coop POR Mundo Coop
13 de junho de 2025
ARTIGO
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Não é segredo para ninguém que os mercados estão cada vez mais competitivos e dinâmicos. Isso significa, que para um negócio, em qualquer área que seja, alcançar o sucesso, é preciso compreender de maneira profunda e completa o seu público-alvo. Ou seja, conhecer o perfil do consumidor é uma necessidade vital para empresas que buscam ser relevantes e, ao mesmo tempo, crescer de maneira saudável, fidelizando o cliente.

Saber o que o cliente busca, do que ele precisa, o que espera de um determinado produto ou serviço, como aproveita as experiências e de que maneira suas necessidades são supridas deixou de ser um diferencial. Conhecer o perfil do consumidor abrange não apenas o seu comportamento. Inclui dados demográficos, hábitos de consumo e até o emocional para ofertar soluções sob medida. Afinal, vivemos na era da personalização. Todas as vezes em que uma empresa consegue aumentar a satisfação do cliente, fortalece o vínculo entre a marca e o consumidor, gera fidelização e, consequentemente, a desejada recomendação.

Dito isso, é possível compreender que gestores e empresas que conseguem identificar padrões de comportamento e antecipar desejos, elevam a companhia a um patamar diferente. A inovação passa a ser um pilar fundamental para a condução do negócio, que se antecipa às tendências e, então, pode alcançar o posto de líder em seu setor.

Conhecer o perfil do consumidor é crucial para a condução de diversas decisões. Essas informações darão a base, por exemplo, para a tomada de decisões mais assertivas, para a condução dos investimentos em marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, escolha dos canais de distribuição mais adequados, entre outros pontos. Ao evitar suposições e basear as decisões em informações concretas, há uma expressiva redução nos riscos e melhora do retorno sobre os investimentos.

Quando conhecemos bem o perfil do consumidor, adaptar as estratégias de comunicação, os produtos e os serviços, para diferentes públicos, torna-se uma tarefa possível e mais assertiva. Afinal, há um posicionamento mais claro da marca e, isso sim, cria um diferencial competitivo em relação a concorrentes que adotam abordagens genéricas.

Além disso, empresas que conhecem e se comunicam com seus consumidores também estão mais preparadas para lidar com crises. Conhecer os valores, expectativas e limites do público-alvo permite reagir de forma empática e adequada em momentos delicados. Isso, sem contar o fato de que o monitoramento constante do comportamento do consumidor pode sinalizar mudanças importantes no mercado. Tal movimento permite que a empresa se adapte antes que o impacto seja negativo.

Assim, avalio que ignorar o perfil do consumidor é um erro estratégico que pode custar caro. O acesso à informação tornou os clientes mais exigentes. Por isso, entender com quem estamos ‘falando’ permite a entrega de valores reais, o estabelecimento de uma conexão e a criação de um ciclo virtuoso de crescimento. Avalie qual o nível de conhecimento você tem a respeito dos seus clientes e, se necessário, busque aprofundamento. Você verá os resultados!


Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

ANTERIOR

União e ação coletiva definem encerramento da Semana de Competitividade

PRÓXIMA

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Igor Drudi, CEO da Drin Inovação
ARTIGO

Inovação no campo: o que as cooperativas estão fazendo para vencer o tarifaço e criar valor – Igor Drudi, CEO da Drin Inovação

27 de outubro de 2025
quaanta
ARTIGO

Agro do Futuro: tecnologia e cooperativismo construindo longevidade no campo – Glauco Balthar é diretor de TI e Operações da Quanta Previdência

22 de outubro de 2025
Soluções para um mundo melhor - Rui Schneider da Silva é Presidente do Sicoob Central SC/RS
ARTIGO

Soluções para um mundo melhor – Rui Schneider da Silva é Presidente do Sicoob Central SC/RS

20 de outubro de 2025
Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)
ARTIGO

Como reverter a crise da falta de engajamento – Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)

18 de outubro de 2025
Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB
ARTIGO

No crédito ou no débito? No coop! O poder de escolher prosperar com propósito – Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB

16 de outubro de 2025
O poder transformador das cooperativas de crédito - Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC
ARTIGO

O poder transformador das cooperativas de crédito – Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC

15 de outubro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estoque de LCA chega a R$ 608 bilhões em setembro
AGRONEGÓCIO

Estoque de LCA chega a R$ 608 bilhões em setembro

27 de outubro de 2025
Jovens apresentam declaração por sistemas alimentares justos no Fórum Mundial da Alimentação
INTERNACIONAL

Jovens apresentam declaração por sistemas alimentares justos no Fórum Mundial da Alimentação

27 de outubro de 2025
Cooperativa mobiliza 400 mulheres em evento de valorização feminina e saúde
SOCIAL

Cooperativa mobiliza 400 mulheres em evento de valorização feminina e saúde

27 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.