• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

Mundo Coop POR Mundo Coop
5 de maio de 2025
ARTIGO
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Vivemos em uma sociedade marcada por uma pressão constante para atender expectativas sociais, profissionais e pessoais. A busca incessante por validação e perfeição leva muitas pessoas a se “quebrarem” no processo de tentar se encaixar. Nesse cenário, a ansiedade tem se tornado uma companheira constante, exacerbada pela tecnologia e, em especial, pelas redes sociais.

Estudos mostram que quanto maior o uso das telas, maior o nível de ansiedade, e no Brasil, que lidera o ranking global de tempo de conexão, a realidade não é nada favorável. Passamos, mais de 5h30 por dia em nossos dispositivos, agravando o quadro de estresse e distúrbios psicológicos.

As redes sociais têm um papel central nesse contexto, distorcendo nossa percepção de realidade, gerando ansiedade, insônia e até o medo de perder algo, o famoso “FOMO” (Fear of Missing Out).

No entanto, essa pressão não se limita apenas ao espaço virtual. Vivemos em um ritmo acelerado, onde a produtividade é exigida até mesmo nos momentos de descanso. Muitas vezes, a sensação de não estar “produzindo” também se estende ao lazer, fazendo com que até o descanso se torne uma atividade com um objetivo, um “tarefa” a ser cumprida.

No Brasil, um país com índices elevados de desemprego e uma economia instável, a ansiedade no trabalho se tornou uma questão central. Em 2022, quase 210 mil pessoas foram afastadas do trabalho devido a transtornos mentais, um aumento alarmante em relação ao ano anterior. Esse cenário, além de impactar diretamente a saúde dos trabalhadores, afeta a dinâmica das empresas e de toda a sociedade.

A principal questão aqui é: como podemos esperar que alguém, sobrecarregado e com a saúde mental fragilizada, seja capaz de oferecer uma experiência positiva ao cliente ou ao colega de trabalho? A resposta está em um princípio simples, mas poderoso: as pessoas precisam estar no centro.

Investir na experiência do colaborador é fundamental. Empresas que priorizam o bem-estar de suas equipes, que reconhecem e cuidam das necessidades emocionais e psicológicas de seus funcionários, têm mais chances de criar um ambiente saudável e produtivo. E quando os colaboradores se sentem valorizados e bem cuidados, isso se reflete diretamente na experiência do cliente.

Proporcionar uma experiência do cliente de qualidade começa com a criação de um ambiente interno saudável, onde as pessoas são valorizadas, respeitadas e apoiadas. Sem isso, não há como esperar um atendimento excepcional, porque o que é vivido dentro da empresa se reflete no que é entregue ao público. As pessoas estão no centro de tudo — sem elas, nada existe.


Ricardo Pena é empresário, especialista em experiência do cliente e autor do best-seller “O caminho do cliente”

ANTERIOR

Instituto de cooperativa completa 20 anos como um dos principais agentes de educação financeira no Brasil

PRÓXIMA

Parcerias internacionais destacam impacto das cooperativas brasileiras

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ABERTURA SITE
DESTAQUES

Revista MundoCoop, nova edição no ar!

12 de maio de 2025
Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores

12 de maio de 2025
CMN aprova novas regras sobre controle dos recursos captados por LCAs
AGRONEGÓCIO

CMN flexibiliza uso de LCAs por cooperativas financeiras

12 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.