• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Muito além do hype: o consumidor está realmente disposto a interagir com máquinas? – César Baleco é CEO do Grupo Irrah

Mundo Coop POR Mundo Coop
17 de março de 2025
ARTIGO
César Baleco é CEO do Grupo Irrah

César Baleco é CEO do Grupo Irrah

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As ações de hype se tornaram uma constante, quando o objetivo é aproveitar um tema em voga nas redes sociais para ser capitalizado como estratégia de marketing. De fato, não dá para abrir mão desse movimento; entretanto, as soluções tecnológicas disponíveis podem e devem ser muito melhor aproveitadas para atrair consumidores, transformá-los em clientes engajados e fiéis. 

O grande salto do momento, necessário para os negócios na internet, está em se apropriar das inovações para promover a personalização no relacionamento com o cliente. O fato de se tratar de um e-commerce não significa que o consumidor esteja disposto a interações mecanizadas, robotizadas, frias. 

Nada disso. Centralização e automação de canais de contato não podem ser sinônimos de comunicação impessoal. A vantagem, atualmente, é que os recursos de inteligência artificial disponíveis já permitem o desenvolvimento de soluções que personifiquem as relações entre empresa e consumidor, promovendo uma completa e assertiva jornada do cliente. 

Não se trata da famosa tecnofobia do “as máquinas vão substituir pessoas”. Os robôs podem e devem substituir o trabalho operacional, liberando a inteligência humana para tarefas estratégicas, de criatividade e inteligência propriamente dita. Mas os robôs podem e devem ser concebidos para uma interação com os consumidores que capte e responda às especificidades de cada consumidor. 

Um exemplo da personalização no atendimento, proporcionada pela inteligência artificial, é o que pode reconfigurar o conceito de loja. Seja física ou virtual, o atendimento padronizado vai dar lugar à relação personalizada, viabilizada por algoritmos e análise de dados cada vez mais profunda e rápida, praticamente em tempo real. 

Histórico de compras, interações nas redes sociais, as palavras utilizadas pelo consumidor tanto em sua fala como em suas buscas, como esse consumidor se comporta na loja – tudo isso fornece informações para a tecnologia devolver ao cliente respostas que vão ao encontro de suas preferências pessoais, específicas, de modo a satisfazer seus anseios e desejos. 

Dessa forma, o varejo terá condições não apenas de atender ao que pede o consumidor, como, principalmente, de se antecipar a esse pedido e necessidade. Ocorre que a coleta, armazenamento e análise de dados, por meio da inteligência artificial, ampliam-se em escala exponencial; a capacidade generativa da tecnologia possibilita respostas segmentadas, personificadas, sob medida.

 A tendência é a de que, em um futuro não muito distante, as lojas de varejo se tornem tão personalizadas como são hoje os perfis de usuários em plataformas de streaming ou plataformas musicais, por exemplo, que já oferecem a esses consumidores cardápios de filmes e músicas que não só atendem às preferências como mantêm tais usuários conectados e fiéis. 

Nesse sentido, apresentação de lançamentos, descontos e promoções poderão ser feitos sob medida para cada cliente. O comportamento do cliente em cada momento também é possível de ser compreendido. 

Ou seja, apesar do histórico de buscas, compras e visualizações, a inteligência artificial acompanha eventuais mudanças de gosto ou mesmo o sentimento do consumidor naquele instante de interação. Desse modo, um chatbot com inteligência artificial detecta alguma variação de humor diante de uma frustração por não ter sua necessidade atendida, por exemplo. 

O investimento em provedores de tecnologia que oferecem um ecossistema de soluções (gestão, atendimento ao cliente, venda) se mostra, então, imprescindível para que o varejista incorpore uma transformação digital plena. Afinal, de nada adiantam ações segmentadas e personalizadas se, na hora em que o cliente precisar dar sequência à sua jornada, o sistema não estiver estruturalmente preparado para comportar demandas e fluxos.


César Baleco é CEO do Grupo Irrah

ANTERIOR

Renda de cooperativas paranaenses pode ser elevada dez vezes em 15 anos

PRÓXIMA

A Geopolítica e o Agronegócio do Brasil em Alerta

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Renata Botega Becker é Psicóloga, Mentora e Palestrante
ARTIGO

Saúde Mental no Cooperativismo: o cuidado como valor que sustenta o coletivo – Renata Botega Becker é Psicóloga, Mentora e Palestrante

10 de outubro de 2025
gisele
ARTIGO

O descontrole emocional devora a planilha de gastos no café da manhã! – Gisele Almeida é Gerente Geral da COOPERFORTE

8 de outubro de 2025
Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil
ARTIGO

Segurança cibernética é prioridade na era da inteligência artificial – Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil

7 de outubro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

Gestão orientada a resultados ganha novo fôlego com a inteligência artificial – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

6 de outubro de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

Jovens e o cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

2 de outubro de 2025
Marcelo Hoffmeister é diretor regional de Negócios da Unicred do Brasil
ARTIGO

Jovens endividados: a urgência da educação financeira no Brasil – Marcelo Hoffmeister é diretor regional de Negócios da Unicred do Brasil

30 de setembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa paranaense fortalece governança com encontros regionais de lideranças
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa paranaense fortalece governança com encontros regionais de lideranças

11 de outubro de 2025
Panamá sedia encerramento do Ano das Cooperativas com debate sobre economia do cuidado
INTERNACIONAL

Panamá sedia encerramento do Ano das Cooperativas com debate sobre economia do cuidado

11 de outubro de 2025
Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional
ECONOMIA & FINANÇAS

Modelo mineiro de energia solar chega à Argentina por meio da Aliança Cooperativa Internacional

11 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.