• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Inclusão financeira: mais do que uma conta, muito além de um app – André Nunes de Nunes é economista-chefe do Sicredi

MundoCoop POR MundoCoop
8 de agosto de 2023
ARTIGO
André Nunes de Nunes é economista-chefe do Sicredi

André Nunes de Nunes é economista-chefe do Sicredi

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O já conhecido Pix registrou recorde de transações no mês de julho. Questões como open finance, open banking e contas digitais são termos que entram cada vez mais não apenas no vocabulário da população, mas também no dia a dia. O Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central mais recente (2021) também demostra que o percentual de adultos que têm relacionamento com instituições financeiras saltou de 85% em 2019 para 96%, em 2020. A partir de dados como estes podemos, então, concluir que quase todos os brasileiros estão familiarizados com as experiências financeiras digitais e incluídos no Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

A questão é mais profunda do que pode aparentar. Segundo o Banco Central, “inclusão financeira” é um estado em que todos os adultos têm acesso efetivo aos serviços providos por instituições formais, como crédito, poupança, pagamentos, seguros, previdência e investimentos. Além disso, faz parte de um conceito mais amplo: o de Cidadania Financeira, ou seja, o exercício de direitos e deveres, que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros. Em outras palavras, muito além de ter uma conta em alguma instituição financeira, as pessoas precisam ter acesso, informação e autonomia para utilizar os diferentes tipos de serviços em seu benefício. Dessa forma, o conceito de Cidadania Financeira pressupõe que os consumidores tenham conhecimento para gerenciar suas vidas financeiras de forma sustentável.

A questão é que, para entender as necessidades das pessoas e oferecer as melhores alternativas, é preciso estar próximo. Por isso, acreditamos que a digitalização é muito importante, assim como a ampliação da oferta de produtos e serviços, como consórcios, seguros, investimentos, entre outros. Mas estar presente é ainda mais fundamental.

Diferente do movimento de muitas instituições financeiras, o Sicredi aumentou quase 50% o número de agências físicas, desde 2018, contando atualmente com mais de 2,5 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Em mais de 200 municípios brasileiros, somos a única instituição financeira com presença física, sem contar as estruturas móveis que circulam de norte a sul do país, levando informação e serviços para lugares diversos. Assim, atuamos em cidades onde outras instituições não costumam estar presentes, promovendo a Cidadania Financeira junto à população que, de outra maneira, teria acesso limitado.

A proximidade é mais do que um valor no Sicredi e seu impacto na vida financeira do associado pode ser visto na prática. Por meio do estudo “A Efetividade do Cooperativismo”, da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito”, vimos que a abertura de uma agência em municípios antes desassistidos pelo SFN impacta significativamente o acesso a serviços e a crédito naquelas comunidades.

Nossos associados ativos ampliam o uso médio de produtos em 25% em um período de dois anos, após passarem a contar com uma agência em seu município. Depois de cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros. Quando analisamos o volume de crédito utilizado pelos associados em todo o SFN, o estudo identificou uma expansão média de 27,5% ao longo dos cinco primeiros anos de relacionamento com a cooperativa. Ou seja, a proximidade não representa somente uma conveniência, mas um promotor de acesso a um maior volume de crédito e a uma gama mais abrangente e adequada de produtos financeiros.

Outro importante resultado obtido mostra que o relacionamento próximo e a promoção de atividades locais de educação financeira por parte das cooperativas são fatores relevantes à Cidadania Financeira. O estudo mostra que 33% dos associados mantêm recursos em poupança já no momento de associação, enquanto 13% aplicam recursos em depósitos a prazo. Após dez anos de relacionamento, esses índices passam, respectivamente, para 51,2% e 49,4%.

Assim, podemos associar o acesso de serviços financeiros à presença física? Os dados demonstram que sim. O canal físico tem um papel muito mais importante do que a simples oferta de serviços. Ao reforçar o vínculo das cooperativas com as comunidades, ele é peça fundamental na identificação das necessidades locais, na promoção da educação financeira e na assessoria pessoal dos associados, simplificando o relacionamento com o mundo financeiro.

Por isso, precisamos seguir com a digitalização, mas sem esquecer que as pessoas têm necessidades diversas e se relacionam de forma diferente. Somos uma instituição financeira feita de pessoas que coopera para o crescimento de outras pessoas, ao propor as soluções financeiras mais adequadas as suas necessidades. Seguiremos próximos, construindo relações de confiança mútua e contribuindo cada vez mais para a inclusão financeira de nossos associados.


*André Nunes de Nunes é economista-chefe do Sicredi

Tags: andréquesicredi
ANTERIOR

Primeira cooperativa de energia compartilhada do Brasil cresce 200% no primeiro semestre

PRÓXIMA

“Há espaço para cortes maiores”, diz representante do Sistema OCB/GO sobre corte na Selic

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
marcelo
ARTIGO

País continental: para atender diferentes realidades, ferramentas levam cooperativas de crédito onde pessoas querem dinheiro na mão – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

15 de maio de 2025
Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Prepare-se para a Geração Alpha: como eles vão reinventar a CX – Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia

15 de maio de 2025
Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.