• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

IA generativa é destaque como tendência para o segundo semestre de 2023 – Marcelo Peixoto é CEO da Minds Digital

MundoCoop POR MundoCoop
4 de agosto de 2023
ARTIGO
Marcelo Peixoto é CEO da Minds Digital

Marcelo Peixoto é CEO da Minds Digital

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Entre os dias 27 e 29 de junho, aconteceu a 33ª edição do FEBRABAN TECH, em São Paulo. O evento reuniu milhares de pessoas, que buscaram aprender e conhecer as mais novas soluções tecnológicas para as fintechs, os sistemas bancários e financeiros em geral.

Com diversas palestras, workshops e mesas de discussão envolvendo temas relacionados à bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital, foi possível acompanhar as falas de lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade e de outras áreas interessadas em inovação.

A inteligência artificial, no entanto, teve um destaque nas falas da maioria dos palestrantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 7 em cada 10 empresas investirão em IA ainda em 2023, apontando a necessidade de compreender quais são as melhores alternativas.

Inteligência artificial generativa é a nova demanda

Os palcos e salas de workshops trouxeram uma grande variedade de temas, mas foi notável o interesse dos congressistas sobre a maior tendência do momento: inteligência artificial generativa.

As palestras que envolviam o ChatGPT e as possibilidades de uso da IA generativa na jornada dos clientes atraíram os maiores públicos do evento. Seja para melhorar a experiência dos usuários, diminuindo a fricção, ou para aumentar a segurança nas transações, o uso da inteligência artificial tornou-se uma demanda do mercado.

Aplicado aos chatbots, por exemplo, a IA generativa permite criar um atendimento mais completo através do chat ou WhatsApp, levando economia às empresas e oferecendo mais possibilidades aos clientes.

Por outro lado, essa tecnologia também pode ser utilizada para a sofisticação da engenharia social, tornando as fraudes mais difíceis de serem detectadas e evitadas pelos sistemas que são utilizados atualmente.

Soluções antifraude no FEBRABAN TECH

Segundo a Meta, o WhatsApp está presente como um canal de pagamento para a maioria dos bancos. Essas transações tiveram um crescimento de 531% no ano, atingindo o total de 56,2 milhões. Entre essas transações, 37% são de operações financeiras via Pix e 29% de renegociações de dívidas.

Já entre as transações não financeiras, os bancos têm usado a plataforma para consultas de saldos e extratos (24% do total), assim como para informar questões de cartão de crédito (10%).

Com isso, é necessário também pensar em formas de autenticação eficientes, que ajudem a evitar fraudes. Além disso, essas soluções precisam estar alinhadas com a necessidade de melhorar a experiência dos usuários. Cada vez mais empresas buscam a diminuição na fricção nas jornadas, possibilitada por ferramentas que conseguem uma melhor adequação a cada canal.

Entre as soluções antifraude que se destacaram no evento estão aquelas que unem a inteligência artificial à jornada do cliente, diminuindo a vulnerabilidade advinda da utilização inadequada de senhas e outros dados pessoais. A biometria de voz, por exemplo, foi uma das soluções apontadas por profissionais do WhatsApp e outras plataformas que estiveram presentes no evento.

Ao utilizar características únicas da voz humana, como frequência, entonação e padrões de fala, as tecnologias de biometria de voz são capazes de autenticar de forma confiável a identidade de um indivíduo. Isso permite que os usuários acessem sistemas e serviços com facilidade e conveniência, eliminando a necessidade de senhas complexas ou processos demorados.

A utilização dessa solução proporciona uma camada adicional de proteção contra fraudes, uma vez que os impostores enfrentam dificuldades significativas para enganar os sistemas de autenticação baseados na voz. Com sua capacidade de aprimorar a experiência do usuário e garantir a segurança dos serviços, a biometria de voz se estabelece como uma solução inovadora e eficaz para atender às demandas atuais de UX e antifraude.


*Marcelo Peixoto é CEO da Minds Digital

Tags: 2023comodestaqueparasegundo
ANTERIOR

Cooperativas se unem para doação a escolinha de futebol

PRÓXIMA

Sistema OCB participa de debate do marco regulatório do coop de plataforma

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting
ARTIGO

Avanço da IA demanda estratégia de governança – Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting

16 de setembro de 2025
neide
ARTIGO

O voluntariado transforma realidades! – Neide Pimentel é superintendente do Instituto Cooperforte

15 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025
Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades - Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES
ARTIGO

Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades – Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES

9 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ubots Conexões Cooperativas: Um Ano de Mesas de Negócios Fomentando a Intercooperação na Prática
CONTEÚDO DE MARCA

Ubots Conexões Cooperativas: Um Ano de Mesas de Negócios Fomentando a Intercooperação na Prática

16 de setembro de 2025
Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros
DESTAQUES

Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros

16 de setembro de 2025
Cooperativa de saúde é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná pelo oitavo ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná pelo oitavo ano consecutivo

16 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.