• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Comunicação de 2023: ou você a controla ou será controlado – Silvana Piñeiro Nogueira é jornalista e mestre em Estudos Políticos pela Sorbonne Paris II

MundoCoop POR MundoCoop
20 de dezembro de 2022
ARTIGO
img 5 13

img 5 13

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Final de ano é tempo de reflexão, de pensar o que funcionou bem e o que precisa de uma atenção especial em 2023. Além disso, é preciso saber no que focar no ano que vem e como a comunicação auxiliará no atingimento das metas estratégicas já definidas. Afinal, apenas comemorar resultados sem absorver o aprendizado trazido por eles é perder a oportunidade de reproduzi-los e ir além no ano que chega.

Sabemos que 2023 será o ano da consolidação do formato híbrido, e por isso a comunicação interna passou a ser peça fundamental para preservar a cultura organizacional, garantir a motivação dos colaboradores remotos e presenciais e, principalmente, impregná-los do sentimento de pertencimento que, nesse formato, precisa ser prioridade para manter a produtividade e a conexão com a empresa e o time.

Mas não há comunicação interna sem o comprometimento profundo da gestão. É ela que dá o tom, dita o ritmo, entrega feedbacks construtivos e, também, não pode se furtar a andar junto com o time. Hoje é preciso reforçar a cultura interna para que a pessoa identifique e valorize aquilo pelo qual tanto se esforça.

O ano que vem também será o ano da consolidação dos novos modelos de comunicação. Eventos presenciais com transmissão online já fazem parte do nosso cotidiano e tendem a crescer. Plateias presenciais e palestrantes online, ou vice-versa, também são uma tendência.

As mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais, revistas e mídias sociais vão abrir espaço para divulgações também em lives, reels, grupos de WhatsApp e webinars. Esses deixaram de ser ferramentas para suprir o distanciamento provocado pela pandemia para se tornarem novos meios de comunicação e fortalecimento de marca.

E são muitos os ganhos: eventos com público regional hoje podem ser fortalecidos e enriquecidos com participantes de além-fronteiras, com uma rica troca de informações e visões distintas.

Aprender a lidar com tudo isso com serenidade é o desafio de 2023. Somado a isso, ainda contaremos com uma transição política importante – e que afeta diretamente o setor de comunicação – e um cenário instável economicamente, o que coloca a indústria e o mercado em clima de austeridade de investimentos.

Apesar de parecer antagônico, investir num momento desses em comunicação é essencial, pois é aí que ela mais se faz necessária. Afinal, quando se fala numa empresa, logo lembramos de sua marca e daquilo a que ela nos remete. Não se trata mais de estar nas redes ou não, ou de trabalhar a comunicação: as pessoas falam sobre tudo e todos, mesmo que eles não tenham consciência disso. Se você não cuida da sua comunicação, põe em risco a sua reputação, pois alguém falará sobre você – mas, nesse caso, sem que você tenha o controle.

Por fim, o ano traz pautas importantes ligadas ao meio ambiente e igualdade, e essa é uma oportunidade para as marcas se fortalecerem. A consolidação do conceito ESG (ações ambientais, sociais e de boa governança) ultrapassa o discurso empresarial e passa a exigir comprovações reais e públicas. A comunicação pode ajudar nesse trajeto.

A comunicação deixou de ser uma ferramenta acessória para ocupar um lugar de destaque na estratégia e na competitividade da empresa. Pense nisso em 2023!


*Silvana Piñeiro Nogueira é jornalista, mestre em Estudos Políticos pela Sorbonne Paris II

ANTERIOR

Tecnologia no campo é aliada da sucessão familiar

PRÓXIMA

Cooperativas ganham força na busca de pequenos negócios por crédito

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro
ARTIGO

Cooperativismo que cresce com propósito – Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro

3 de novembro de 2025
Patricia Punder é Advogada e Compliance Officer
ARTIGO

ESG e a urgência da cooperação: quando o retrocesso de um país ameaça o planeta inteiro – Patricia Punder é Advogada e Compliance Officer

1 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é Especialista em OKRs
ARTIGO

Da estratégia à prática: como ganhar velocidade na gestão sem perder foco – Pedro Signorelli é Especialista em OKRs

30 de outubro de 2025
Silvio Giusti é consultor em cooperativismo
ARTIGO

Quanto vale uma cooperativa? – Silvio Giusti é consultor em cooperativismo

28 de outubro de 2025
Igor Drudi, CEO da Drin Inovação
ARTIGO

Inovação no campo: o que as cooperativas estão fazendo para vencer o tarifaço e criar valor – Igor Drudi, CEO da Drin Inovação

27 de outubro de 2025
quaanta
ARTIGO

Agro do Futuro: tecnologia e cooperativismo construindo longevidade no campo – Glauco Balthar é diretor de TI e Operações da Quanta Previdência

22 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iniciativa prepara cooperativas amazônicas para mercados da sociobiodiversidade
ACONTECE NO SETOR

Iniciativa prepara cooperativas amazônicas para mercados da sociobiodiversidade

6 de novembro de 2025
Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados
GESTÃO & NEGÓCIOS

Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados

6 de novembro de 2025
Principal cooperativa australiana lança rede de liderança feminina
INTERNACIONAL

Principal cooperativa australiana lança rede de liderança feminina

6 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.