• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A força oculta: como a cultura organizacional impulsiona o setor financeiro – Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

Mundo Coop POR Mundo Coop
27 de fevereiro de 2025
ARTIGO
Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Mais do que um conjunto de valores ou práticas, a cultura organizacional é o alicerce que define como uma empresa opera, toma decisões e interage com seus colaboradores e clientes. No entanto, construir uma cultura forte, que equilibre a busca por resultados e a valorização das pessoas, é um desafio que exige estratégia, comprometimento e visão de longo prazo.

A valorização dos colaboradores é essencial nesse processo. Programas de bem-estar, políticas de trabalho flexíveis e oportunidades de desenvolvimento contínuo, são algumas ferramentas que podem favorecer e fomentar o engajamento das equipes. No setor financeiro, em particular, isso se torna ainda mais importante, pois os colaboradores lidam constantemente com metas e resultados desafiadores.

Uma pesquisa da consultoria americana Gallup, revela que colaboradores que se sentem bem reconhecidos têm 45% menos probabilidade de deixar a empresa nos últimos dois anos. Já outro levantamento da consultoria, o State of the Global Workplace 2024, traz uma estimativa preocupante: o baixo engajamento dos funcionários custa à economia global US$ 8,9 trilhões, o equivalente a 9% do PIB global.

Nesse estudo, 128.278 funcionários de mais de 160 países foram entrevistados. Os resultados mostram que 62% dos colaboradores não estão engajados, 23% estão engajados e 15% estão ativamente desengajados. No Brasil, apenas 31% dos trabalhadores estão engajados, posicionando o país na sétima posição do ranking da América Latina. Esses dados ressaltam o enorme potencial que as empresas têm para melhorar seus resultados ao investir no reconhecimento de seus colaboradores e na criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor.

A liderança também desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional sólida. Liderar com empatia e praticar a escuta ativa fortalece os laços de confiança entre líderes e equipes, criando um ambiente favorável ao crescimento. Dessa forma, os desafios são enfrentados com resiliência e de maneira colaborativa.

Construir uma cultura organizacional forte não é tão simples. Requer esforço contínuo, diálogo aberto e compromisso de toda a liderança. No entanto, os benefícios são significativos.  Uma cultura bem estruturada torna-se uma vantagem competitiva, pois empresas com esse perfil apresentam menor rotatividade, maior produtividade e índices superiores de satisfação dos clientes.

No mesmo estudo da Gallup, citado anteriormente, foi possível observar que as empresas com alto engajamento têm maior probabilidade de ver o bem-estar dos funcionários (70%) e ter lucratividade (23%). Quando os colaboradores estão alinhados aos valores e propósito da empresa, eles se tornam os verdadeiros embaixadores da marca.

Entre as iniciativas que promovem o cuidado com os colaboradores estão programas de capacitação e mentoria, horários flexíveis e ações voltadas à saúde mental e física. Quando bem implementadas, essas práticas criam um forte senso de pertencimento e propósito, fortalecendo o engajamento das equipes. Além desses exemplos,  a prática regular de feedback, tem mostrado impacto positivo na produtividade e no alinhamento estratégico dos colaboradores, especialmente em setores desafiadores, como o financeiro.

No setor financeiro, onde a confiança é um ativo indispensável, uma cultura organizacional sólida pode ser o diferencial para atrair e reter os melhores talentos e clientes. Empresas que priorizam as pessoas, alinham seus valores e promovem um ambiente de crescimento mútuo têm mais chances de prosperar em um mercado altamente competitivo. Afinal, o sucesso começa de dentro para fora.


Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p.

ANTERIOR

Plataforma inédita de investimentos é oficialmente lançada por cooperativa financeira

PRÓXIMA

Com novos destinos na lista, maior cooperativa de conilon do país avança no mercado internacional

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Jaime Basso é presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
ARTIGO

A força da indústria que move o Brasil – Jaime Basso é presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

28 de maio de 2025
silvio
ARTIGO

Indizível detrator – Silvio Giusti é Articulista em Cooperativismo

26 de maio de 2025
Raimundo Nonato Leite Pinto é presidente da Central Sicoob Uni
ARTIGO

Educação financeira e ensino formal – Raimundo Nonato Leite Pinto é presidente da Central Sicoob Uni

26 de maio de 2025
André Beck é COO na WideLabs
ARTIGO

Como a IA vai transformar nossa relação com a tecnologia a partir de uma interface centrada no humano – André Beck é COO na WideLabs

24 de maio de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da Ocesc
ARTIGO

Seguros: o novo ramo do cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da Ocesc

22 de maio de 2025
Elaine Bernardes é diretora de Gente da Leega Consultoria
ARTIGO

A inovação precisa de experiência – Elaine Bernardes é diretora de Gente da Leega Consultoria

21 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

aa scaled
AGRONEGÓCIO

Com dados em tempo real, produtor ganha transparência no relacionamento com agroindústrias e cooperativas

28 de maio de 2025
Cooperativa frutícola estreia no mercado canadense durante participação em feira norte-americana
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa frutícola estreia no mercado canadense durante participação em feira norte-americana

28 de maio de 2025
Diagnóstico de Negócios é aplicado em cooperativa alimentícia alagoana
GESTÃO & NEGÓCIOS

Diagnóstico de Negócios é aplicado em cooperativa alimentícia alagoana

28 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.