• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A força oculta: como a cultura organizacional impulsiona o setor financeiro – Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

Mundo Coop POR Mundo Coop
27 de fevereiro de 2025
ARTIGO
Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Mais do que um conjunto de valores ou práticas, a cultura organizacional é o alicerce que define como uma empresa opera, toma decisões e interage com seus colaboradores e clientes. No entanto, construir uma cultura forte, que equilibre a busca por resultados e a valorização das pessoas, é um desafio que exige estratégia, comprometimento e visão de longo prazo.

A valorização dos colaboradores é essencial nesse processo. Programas de bem-estar, políticas de trabalho flexíveis e oportunidades de desenvolvimento contínuo, são algumas ferramentas que podem favorecer e fomentar o engajamento das equipes. No setor financeiro, em particular, isso se torna ainda mais importante, pois os colaboradores lidam constantemente com metas e resultados desafiadores.

Uma pesquisa da consultoria americana Gallup, revela que colaboradores que se sentem bem reconhecidos têm 45% menos probabilidade de deixar a empresa nos últimos dois anos. Já outro levantamento da consultoria, o State of the Global Workplace 2024, traz uma estimativa preocupante: o baixo engajamento dos funcionários custa à economia global US$ 8,9 trilhões, o equivalente a 9% do PIB global.

Nesse estudo, 128.278 funcionários de mais de 160 países foram entrevistados. Os resultados mostram que 62% dos colaboradores não estão engajados, 23% estão engajados e 15% estão ativamente desengajados. No Brasil, apenas 31% dos trabalhadores estão engajados, posicionando o país na sétima posição do ranking da América Latina. Esses dados ressaltam o enorme potencial que as empresas têm para melhorar seus resultados ao investir no reconhecimento de seus colaboradores e na criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor.

A liderança também desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional sólida. Liderar com empatia e praticar a escuta ativa fortalece os laços de confiança entre líderes e equipes, criando um ambiente favorável ao crescimento. Dessa forma, os desafios são enfrentados com resiliência e de maneira colaborativa.

Construir uma cultura organizacional forte não é tão simples. Requer esforço contínuo, diálogo aberto e compromisso de toda a liderança. No entanto, os benefícios são significativos.  Uma cultura bem estruturada torna-se uma vantagem competitiva, pois empresas com esse perfil apresentam menor rotatividade, maior produtividade e índices superiores de satisfação dos clientes.

No mesmo estudo da Gallup, citado anteriormente, foi possível observar que as empresas com alto engajamento têm maior probabilidade de ver o bem-estar dos funcionários (70%) e ter lucratividade (23%). Quando os colaboradores estão alinhados aos valores e propósito da empresa, eles se tornam os verdadeiros embaixadores da marca.

Entre as iniciativas que promovem o cuidado com os colaboradores estão programas de capacitação e mentoria, horários flexíveis e ações voltadas à saúde mental e física. Quando bem implementadas, essas práticas criam um forte senso de pertencimento e propósito, fortalecendo o engajamento das equipes. Além desses exemplos,  a prática regular de feedback, tem mostrado impacto positivo na produtividade e no alinhamento estratégico dos colaboradores, especialmente em setores desafiadores, como o financeiro.

No setor financeiro, onde a confiança é um ativo indispensável, uma cultura organizacional sólida pode ser o diferencial para atrair e reter os melhores talentos e clientes. Empresas que priorizam as pessoas, alinham seus valores e promovem um ambiente de crescimento mútuo têm mais chances de prosperar em um mercado altamente competitivo. Afinal, o sucesso começa de dentro para fora.


Patrícia Sanchez é Head de Pessoas na Up.p.

ANTERIOR

Plataforma inédita de investimentos é oficialmente lançada por cooperativa financeira

PRÓXIMA

Com novos destinos na lista, maior cooperativa de conilon do país avança no mercado internacional

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30
AGRONEGÓCIO

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30

25 de agosto de 2025
quanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas aceleram adesão a planos completos de previdência e ampliam proteção financeira

25 de agosto de 2025
sicredi 1 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa do interior de Mato Grosso inaugura grandiosa agência com estilo neoclássico

25 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.