• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A cultura na adesão de seguros no Brasil – Rodolfo Bokel é sócio da Globus Seguros

Mundo Coop POR Mundo Coop
27 de abril de 2025
ARTIGO
Rodolfo Bokel é sócio da Globus Seguros

Rodolfo Bokel é sócio da Globus Seguros

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Ao longo dos anos, produtos de “seguro” vêm ganhando relevância na rotina dos brasileiros, especialmente quando se trata da proteção de patrimônio. Ainda assim, muita gente não os enxerga como um investimento essencial ou uma ferramenta de gestão de riscos.

Historicamente, o brasileiro sempre teve uma cultura financeira voltada para soluções imediatas. Questões que exigem planejamento de longo prazo — como a contratação de seguros — nunca estiveram profundamente enraizadas nos hábitos da população. Por isso, muitos ainda consideram o seguro um gasto dispensável, e não uma proteção indispensável.

A falta de informação sobre os benefícios dos seguros é um dos principais fatores que influenciam a decisão de não contratar esse tipo de serviço. Muitas pessoas desconhecem as opções acessíveis e as diversas modalidades de cobertura que podem oferecer segurança financeira diante de imprevistos.

Quando situações inesperadas acontecem — como acidentes de trânsito, doenças ou incêndios residenciais, para citar algumas situações —, a ausência de uma apólice pode gerar impactos severos. Nesses casos, é comum que os afetados recorram às economias, vendam bens ou contraiam dívidas para arcar com os custos.

Entre as áreas mais prejudicadas pela ausência de seguros estão a saúde, com dificuldades no acesso a serviços adequados; o seguro de vida, cuja falta pode deixar dependentes financeiros desamparados; o seguro auto, essencial em casos de acidentes, roubos ou furtos; e o seguro residencial, que oferece proteção contra incêndios, alagamentos e outros danos. Todos esses seguros são fundamentais para garantir tranquilidade e proteção em diferentes aspectos da vida cotidiana.

A baixa adesão a seguros, além de afetar diretamente a segurança das famílias, também tem impacto sobre a economia e a sociedade. A sobrecarga nos serviços públicos, o aumento do endividamento e a redução da estabilidade financeira são algumas das consequências desse cenário.

Apesar disso, o setor de seguros representa uma fatia relevante do PIB brasileiro, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento econômico e oferecendo estabilidade tanto para indivíduos quanto para empresas. No entanto, a penetração do seguro no Brasil ainda é baixa em comparação a outros países, evidenciando um enorme potencial de crescimento.

As seguradoras atualmente contam com um portfólio diversificado de produtos. Os seguros de vida e residencial, por exemplo, têm registrado um aumento expressivo de demanda, impulsionado pelo crescente interesse da população em garantir segurança financeira.

Apesar dos desafios culturais e históricos, o mercado de seguros no Brasil oferece amplas oportunidades. Investir em conscientização, digitalização e acessibilidade é fundamental para transformar a percepção dos brasileiros sobre a necessidade do seguro. Para isso, é essencial apostar na inovação, utilizando plataformas digitais, estratégias de marketing segmentadas e o aprimoramento contínuo da experiência do cliente.


Rodolfo Bokel é sócio da Globus Seguros

ANTERIOR

Open Finance: como as instituições financeiras vão conquistar a confiança do consumidor? – Rodrigo Gonsales é líder de tecnologia na Globant

PRÓXIMA

Cooperativa de saúde promove ação de Páscoa para crianças transplantadas e em tratamento de câncer

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ABERTURA SITE
DESTAQUES

Revista MundoCoop, nova edição no ar!

12 de maio de 2025
Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores

12 de maio de 2025
CMN aprova novas regras sobre controle dos recursos captados por LCAs
AGRONEGÓCIO

CMN flexibiliza uso de LCAs por cooperativas financeiras

12 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.