• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Produtor de café na Bahia aposta no cultivo orgânico para aumento na produtividade

MundoCoop POR MundoCoop
16 de abril de 2025
AGRONEGÓCIO
Produtor de café na Bahia aposta no cultivo orgânico para aumento na produtividade

Produtor de café na Bahia aposta no cultivo orgânico para aumento na produtividade

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Sivaldo Luz põe uma colherzinha de açúcar na sua xícara de café, mesmo a contragosto de outros familiares e de um engenheiro-agrônomo que acompanha a produção de grãos arábicas já premiados e classificados como “café especial”.

Um turista que chega para visitar sua produção em Ibicoara (BA), no coração da Chapada Diamantina, incrédulo, afirma: “não acredito que o senhor vai botar açúcar nesse café delicioso e com notas de chocolate?”, enquanto Luz ri e serve o café no meio de sua agrofloresta de cerca de quatro hectares.

O produtor defende que o cafezinho tem que ser preparado de acordo com as memórias de cada pessoa e que as dele são ‘adoçadas’ pelas histórias de pai e mãe, também agricultores familiares baianos, que plantavam café na década de 1960. É também por isso que ele coloca açúcar no café e defende que cada um tome seu cafezinho como preferir, mesmo que especialistas digam que o açúcar altera o sabor do grão torrado e moído.

Essas memórias estimularam o produtor a não parar de plantar café, mas incrementando o quintal produtivo com banana, morango, usando de sombra cedro australiano. Luz conta que o café fez com que ele e a família não deixassem o campo, apesar dos conselhos maternos de “buscar uma vida melhor na capital Salvador, ou em outros Estados brasileiros”.

“Minha mãe passou muitas dificuldades. Ibicoara teve uma crise econômica que fez com as pessoas dizimassem o café, sem nem imaginar que estavam acabando com um tesouro. Só ficou banana. Hoje, eu cultivo muitas variedades e uso os bananais pra proteger o cafezal”, destaca.

As práticas sustentáveis no cafezal de Luz têm dado diferença em produtividade e resistência da planta ao estresse hídrico, como contou à Globo Rural. O próximo passo é investir em tecnologias, como a rastreabilidade, para incrementar mais o valor de seu produto e, em especial, a gestão de sua propriedade.

Rastreabilidade

No Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, a Serasa Experian divulgou uma pesquisa que aponta que rastrear o grão tem se consolidado como atividade essencial ao setor, em particular, por comprovar a origem e o percurso do café — do campo ao porto, em caso de exportação.

Segundo o estudo, 95,6% dos produtores de café no país já operam em conformidade com critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). “Essa reputação abre portas e agrega valor ao produto brasileiro, tanto no mercado interno quanto no exterior”, afirma, em nota, Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian.

“Ter acesso a crédito com condições vantajosas depende, cada vez mais, de uma reputação ESG sólida e comprovada. Isso vale especialmente para pequenos e médios produtores, que precisam estar prontos para mostrar não só boa conduta financeira, mas também responsabilidade socioambiental”, complementa Pimenta.

Por meio da plataforma Cafés do Brasil, criada em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Serasa oferece tecnologia para acompanhar toda a cadeia — dos produtores diretos aos armazéns e cooperativas.

Com dados de fontes públicas e oficiais, a ferramenta permite que exportadores comprovem, com segurança e em tempo real, que o grão vendido segue boas práticas socioambientais. “Hoje, cerca de 75% de todo o café originado no Brasil passa pelas nossas soluções de análise de risco”, destaca Pimenta.

Indicação Geográfica

Parte desse café vem da Chapada Diamantina que, desde o ano passado, passou a ter selo de Identificação Geográfica (IG) por Denominação de Origem, o que tem ajudado a produtores divulgarem suas produções para turistas que chegam à região em busca de cachoeiras e, mais recentemente, de café.

Sivaldo Luz, que hoje preside a Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada (Copric), é um defensor do “terroir” da Chapada, assegurado por meio de práticas sustentáveis de cultivo, acrescenta. Para ele, que prioriza a cobertura de solo com palhada para manter a umidade do Sítio Canjerana, nome de sua propriedade e que homenageia a árvore homônima presente no lugar, aumentar a produção é sinônimo de aumentar a sustentabilidade.

Além disso, trabalha com plantio orgânico e adora exibir os benefícios que conquistou para as plantas de café. Os maiores orgulhos do produtor, como ele próprio conta, são as mudas de café crioulo – da década de 1960 – que mantém em sua lavoura. São mudas de café que praticamente não foram clonadas, sequer são de sementes de plantas estudadas por pesquisadores. Ao contrário, são “café raiz”, diz ele.

Luz é enfático ao falar que café é mais do que uma bebida energética, e sim um momento para refletir, apreciar, lembrar da infância, por isso, diz ele, cada um toma como quiser, adoça ou não adoça, mas não deixa de tomar “ao menos uma xícara pela manhã e depois do almoço”.

Preço alto não reduz consumo

O consumidor brasileiro não deixa de tomar café pelo preço. Muda de marca, mas continua com o hábito. É o que concluiu um levantamento inédito feito entre janeiro de 2024 e março de 2025 a partir de dados de consumo de quase três milhões de trabalhadores que utilizam um aplicativo da empresa brasileira VR, que gerencia benefícios de vale-refeição. Foram 5 milhões de notas fiscais analisadas.

Apesar de o grão torrado e moído ter subido mais de 100% no preço nacional, conforme aponta o monitoramento, para continuar bebendo café, o brasileiro optou por trocar de marcas, buscando as mais baratas ou regionais.

“No período analisado, o trabalhador manteve a compra de dois produtos por mês, no entanto, o valor gasto por compra em um estabelecimento comercial aumentou cerca de 66%, passando de R$ 24 para R$ 40”, informou a VR.

Variações regionais no preço

O mapeamento indica que a variação também teve um peso regional. Na região Sudeste, houve o maior preço médio, saltando de R$ 14 em janeiro de 2024 e chegando a R$ 24 em fevereiro deste ano. O valor é por quilo de café de menor custo encontrado no varejo.

Em seguida, vem a região Centro-Oeste, onde o preço médio do café saiu de R$ 13 para R$ 22 e, na sequência, o Sul de R$ 13 para R$ 21. Nas regiões Norte e Nordeste, apesar do valor médio ser menor, a compra do café também dobrou de preço e subiu de R$ 7 para R$ 14. Em todos os cenários, o estudo apontou a continuação da tendência de alta no preço do café também em março.

A empresa responsável pelo levantamento destacou que o consumo de marcas de café regionais influencia no valor médio menor em algumas localidades. Para se ter uma ideia, no Distrito Federal, uma marca regional lidera o ranking de vendas em mais que o dobro que a segunda colocada.

“No Nordeste, com exceção da Bahia, as três primeiras marcas campeãs de vendas são regionais. No Norte há uma variação na preferência entre marcas regionais e nacionais. No Sudeste, as marcas líderes de mercado se alternam na preferência dos consumidores na região. Por fim, no Sul, uma única marca lidera as vendas em todos os três estados”, mostra a pesquisa.


Fonte: Globo Rural

ANTERIOR

Cooperativa investe em inovação na Comunicação Interna e expande o uso de Inteligência Artificial

PRÓXIMA

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Tecnologias Verdes

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Parceria entre setor privado e Cooperativa na Bahia empodera mulheres rurais e mostra a força do cooperativismo no campo
AGRONEGÓCIO

Parceria entre setor privado e Cooperativa na Bahia empodera mulheres rurais e mostra a força do cooperativismo no campo

9 de maio de 2025
Programa quer certificar 320 mil propriedades rurais ligadas a cooperativas no Paraná
AGRONEGÓCIO

Programa quer certificar 320 mil propriedades rurais ligadas a cooperativas no Paraná

9 de maio de 2025
Nova parceria traz tecnologia de fertilização de plantas inédita para cooperativas goianas
AGRONEGÓCIO

Nova parceria traz tecnologia de fertilização de plantas inédita para cooperativas goianas

8 de maio de 2025
Cooperativa de crédito reforça parceria com BNDES e projeta Plano Safra
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito reforça parceria com BNDES e projeta Plano Safra

7 de maio de 2025
Castrolanda estuda a diversificação de cinco novas culturas
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agropecuária estuda a diversificação de cinco novas culturas

6 de maio de 2025
Governo fortalece o Agronegócio com linhas de crédito e seguro rural
AGRONEGÓCIO

Governo fortalece o Agronegócio com linhas de crédito e seguro rural

6 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025
Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos

9 de maio de 2025
Agência britânica se consolida no setor de comunicação cooperativista
INTERNACIONAL

Agência britânica se consolida como referência no setor de comunicação cooperativista

9 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.