O cooperativismo tem se mostrado um caminho sólido para que agricultores, em sua maioria mulheres e indígenas, transformem a realidade da agricultura familiar no município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata de Alagoas. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Joaquim Gomes (Coopaf) vem apostando na produção de pães e bolos e fortalecido a produção de alimentos saudáveis, que hoje atendem diversos parceiros em Alagoas.
Fundada em 2014, a Coopaf vem incentivando o desenvolvimento da agricultura familiar entre pequenos produtores rurais que residem em assentamentos e terras indígenas do município. Atualmente, a produção de bolos, que possui opções zero lactose e sem açúcar, chegou a 1.900 unidades. O objetivo é aumentar a produção e chegar em 2.500 unidades de bolos produzidos na fábrica da cooperativa.

A presidente licenciada da cooperativa, Alda Inácio, que atualmente é secretária de agricultura de Joaquim Gomes, contou que já são 86 associados à cooperativa, que começa a expandir sua atuação para povoados e comunidades de municípios vizinhos, como União dos Palmares, Colônia Leopoldina e Flexeiras.
A Cooperativa também promove projetos como a criação de peixes, distribuição de sementes, assistência técnica especializada e facilitação de acesso a crédito por meio de parcerias com bancos e instituições financeiras.
“Nós possuímos diversas parcerias e são elas que nos proporcionam muitas conquistas. Nós damos suporte e incentivamos que nossos associados produzam frutas, raízes e tubérculos. Parte deles são utilizados na própria fábrica para a produção de bolos e pães, mas estamos batalhando para que produtos como acerola, melão, melancia e abacaxi sejam escoadas e gerem renda para os produtores”, explicou.
Fonte: Movimento Economico