O Sicredi encerrou o Plano Safra 2024/2025 com um número superior a 19,5 mil operações realizadas em Santa Catarina. Em volume concedido, o valor liberado foi de R$ 2,7 bilhões de reais, aumento superior a 30% em relação ao ciclo anterior, o que coloca o Sicredi na terceira posição entre as instituições operadoras do Programa no estado. Também houve aumento na participação de mercado, que subiu de 9,1% para 11,2%.
“O Sicredi é uma das instituições que mais fomentam o agronegócio no país, e os resultados do Plano Safra evidenciam esse protagonismo em Santa Catarina. O ciclo 2024/2025 consolida sua atuação entre as principais operadoras do programa no estado, com fortalecimento da participação no mercado. Além disso, a presença sólida em toda a cadeia do agronegócio e a proximidade com os associados aparecem como aspectos decisivos para promover o desenvolvimento regional. O fortalecimento da agricultura familiar também se destacou, evidenciando o compromisso da instituição em ampliar oportunidades de crescimento econômico sustentável, confirmando a cada ciclo o interesse genuíno em beneficiar um número cada vez maior de produtores”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
O Sicredi registrou crescimento no custeio, tanto em volume quanto em operações realizadas. Também houve avanço na finalidade de comercialização, impulsionado principalmente pela cultura do arroz. Com relação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Sicredi financiou mais de R$ 1 bilhão de reais, crescimento de 26,5% em comparação ao Plano Safra 2023/2024, o que representa 12,2 mil operações.
Fonte: Sistema Ocesc com adaptações da MundoCoop












