Prestar serviços de alta qualidade para auxiliar no desenvolvimento das cooperativas capixabas é um dos principais focos do Sistema OCB/ES, e a organização vem mostrando que tem conseguido atender às expectativas do seu público-alvo. Uma pesquisa apontou que a média de satisfação com os atendimentos realizados é de 9,67 em uma escala de zero a dez, considerando itens como os protocolos utilizados, facilidade de contato, clareza nas respostas, capacidade de atendimento das demandas e agilidade.
O levantamento foi realizado pela empresa Enquet, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e especializada em avaliar a percepção dos clientes em relação aos serviços, produtos e atendimento prestados por uma empresa. A pesquisa ocorreu entre os dias 9 e 30 de novembro deste ano, por meio de questionários e entrevistas com 131 lideranças do cooperativismo capixaba. Foram contempladas 91 cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema OCB/ES.
Foram avaliados uma série de itens. A atual gestão da organização, por exemplo, obteve média de aprovação de 9,5, a partri da análise de variáveis como transparência e relacionamento com as cooperativas, mercado e poder público. Outro índice elevado é o de pessoas que concordam com o propósito da Unidade Estadual. Mais de 96% do público participante da pesquisa concorda que o Sistema OCB/ES promove um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba.
Além de satisfeitos, a pesquisa mostrou que as cooperativas capixabas estão encantadas com o Sistema OCB/ES. A Enquet aplicou a metodologia Net Promoter Score (NPS), que identifica e contabiliza o percentual de clientes promotores (notas de zero a seis), neutros (notas de sete a oito) e detratratores (notas de nove a dez). A média alcançada pelo Sistema OCB/ES foi de 9,72. Considerando o conjunto de dados, pouco mais de 94% dos clientes entrevistados são promotores, ou seja, recomendam a organização. O índice alcançado é considerado de excelência.
A diretora-executiva da Enquet, Rita Abreu, avalia que os resultados são positivos e se destacam em meio a outras pesquisas já realizadas pela empresa. “Satisfação com esses índices não são vistos com muita frequência, considerando os diversos segmentos com que a Enquet trabalha. É o retrato do reconhecimento das cooperativas aos serviços prestados pela organização”, observa.
Os resultados de excelência são reflexo de uma gestão e atuação dos colaboradores cada vez orientada pela estratégia, avalia o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim. “A organização possui um planejamento estratégico que permite à organização trabalhar com mais eficiência e, consequentemente, com maiores retornos positivos. Entendemos que os nossos clientes, as cooperativas, são o nosso público prioritário. Quando as atendemos bem, cumprindo o nosso propósito, isso nos mantém fortes”, pondera a liderança.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, acredita que os índices revelados pela pesquisa irão motivar os colaboradores da organização a continuarem a realizar seus atendimentos com qualidade e incentivar as cooperativas a usarem ainda mais os serviços oferecidos pela Unidade Estadual. “Essa pesquisa vai incentivar o nosso time a manter seu trabalho de excelência, pois o retorno positivo dessa forma de atuação está mais que comprovado. Certamente, as cooperativas também passarão a perceber ainda mais o valor dos nossos serviços”, completa.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post