• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa promove jornada tecnológica inédita e consolida ecossistema de inovação no Paraná

MundoCoop POR MundoCoop
11 de outubro de 2022
ACONTECE NO SETOR
cocriagroaa scaled

cocriagroaa scaled

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Conexão Campo e escritório. Esse foi o foco da INTech – Semana de Tecnologia Integrada, uma verdadeira jornada tecnológica pensada e organizada pela Integrada Cooperativa Agroindustrial que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, em Londrina, Paraná, importante polo de desenvolvimento da região e sede da cooperativa.

Pela primeira vez de forma presencial, os dois dias de imersão em temas ligados à tecnologia, inovação e sustentabilidade reuniram mais de 350 participantes entre cooperados, convidados e cooperativas dos setores de saúde, crédito e agro. Além de um público de mais de mil pessoas acompanhando as palestras online. 

O evento também contou com a participação de parceiros do universo tech, como SAP, TOTVS, Oracle, Gartner, Qlik, Sensedia, Simpress, A10, Accenture Song, Air Robotics, Ligga e Senai. E a MundoCoop, como Mídia Partner desse encontro, esteve presente para acompanhar de perto toda essa experiência inédita no setor.

Acontecendo no complexo do hub SRP Valley, da Sociedade Rural do Paraná, o encontro foi iniciado por Jorge Hashimoto, diretor-presidente da Integrada. Ao dar as boas-vindas ao público, Hashimoto fez questão de destacar a importância do evento para o setor e reforçar o compromisso da Integrada com a inovação, capacitação, sucessão familiar e sustentabilidade. “Com os pés no presente e olhar atento ao futuro, a Integrada investe em tecnologia e inovação e tem cooperado com o impulsionamento da agricultura digital e geração de resultados de excelências”, ressaltou.

Iniciando as palestras, o Superintendente Geral da Integrada, Haroldo Polizel, trouxe para a discussão o tema “Transformando a experiência do Cooperado”. A partir disso, ressaltou os desafios da era da tecnologia e inovação para levar a melhor experiência ao cooperado, enfatizando a importância da escuta, diálogo e de colocar o cooperado no centro. Ainda, Polizel destacou a valorização da cooperativa em investir em inovação, no apoio a intercooperação e a parcerias que impulsionem o desenvolvimento da mesma.

Pautado em estar atento as mudanças recorrentes no setor e na inovação, o Superintendente apresentou número atuais da Integrada e reforçou a meta da cooperativa de superar 8 bilhões no faturamento até 2025, que está prevista para ser batida bem antes.

“O importante é começar um movimento e, junto com outras cooperativas, ir se estruturando para que, a partir das demandas, a transformação digital aconteça” – Haroldo Polizel, Superintendente Geral da Integrada

primeira
Flávio Tavares – CEO da Upper ADucation
primeiroa
Alberto Roitman – Nexialistas

OLHAR DA TRANSFORMAÇÃO

O idealizador do Instituto PARAR e fundador da Welcome Tomorrow, um dos grandes movimentos de inovação, Flávio Tavares, instigou a todos com a palestra “SOS Você precisa se Mover”. Referência em mobilidade, o palestrante tem incentivado lideranças a repensarem a maneira como fazem negócio, obtendo um olhar mais sensível em relação às pessoas. “A ideia de que a tecnologia vai mudar o mundo é equivocada. A inovação humana é que vai transformar nosso futuro. A pergunta que se faz é: que tipo de ser humano está sendo formado para lidar com as tecnologias que estão surgindo? ”, provocou. 

Trazendo os desafios atuais para a discussão, Tavares ressaltou a necessidade de estar aberto ao diferente, reaprender como líder e também como cooperativa. Já visando o futuro, ele destacou que o propósito é o norte daqui para frente. “O futuro do mundo é ecossistema e colaboração, ou seja, cooperativismo. É preciso enxergar que o cooperativismo está a frente desse movimento”.

“O que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar além. Sabedoria é a capacidade de fazer perguntas ou não querer mostrar que sabe” – Flávio Tavares

Dando continuidade as apresentações, o cofundador e Chief Creative Officer da Nexialistas Consultores, Alberto Roitman, levou aos participantes diversos questionamentos com a palestra “Na inovação não existe momento perfeito, OK?”.

Segundo Roitman, “as pessoas acham que inovar é ter momentos EUREKA, nada disso. Momentos como esse são raros, então precisamos abrir mão da ideia perfeita e agir inovando naquilo que podemos”. Ainda, frisou a crescente mudança nas estruturas organizacionais, onde a valorização de uma horizontalização é cada vez mais recorrente. Nesse contexto, Roitman fez questão de destacar que o grande desafio da atualidade é saber como reter pessoas e manter colaboradores.

“Como as cooperativas estão lidando com os grandes temas da atualidade? Independente de estar pronto ou não, é preciso conversar a respeito” – Alberto Roitman, cofundador e Chief Creative Officer da Nexialistas Consultores.

TECNOLOGIA NA PRÁTICA

Abrindo a parte da tarde, o CVO da Apps4Business, Marcio Pinheiro, trouxe para o universo agro a atuação dos drones. A partir dessa tecnologia, toda a propriedade pode ser monitorada, evitando furtos, invasões e diversos possíveis prejuízos que poderiam ser acarretados por falta de vigilância.

Intech
INTECH 2022

Apresentando os drones para o público, Marcio tirou as dúvidas a respeito da utilização, suas vantagens e as mais novas atualizações do equipamento do mercado. Tecnologia e produção rural na prática!

Continuando a trazer a conexão para o debate no evento, o
Senior Manager Solutions & Value AccelerationSenior Manager Solutions & Value Acceleration na Qlik, JM Benedetto, falou sobre “Centralização X Descentralização da Governança de Dados”.

Para abordar o tema, Benedetto trouxe a barreira ainda existente entre a governança e a tecnologia, onde a governança procura uma resposta rápida na tomada de decisões enquanto a tecnologia precisa seguir um processo para analisar os dados em questão.

A partir disso, reforçou que a governança de dados é indispensável para escala e gestão de risco. Dois pontos muito importantes para a gestão dos negócios. E é justamente a junção da governança com os dados que pode fazer a diferença.

Para finalizar o primeiro dia da INTech, líder de inovações para Clientes da Oracle, Silvio Trasmonte, fomentou a discussão sobre inovação na prática para o Agronegócio. Para isso, ele apresentou uma jornada de inovação que, a partir da cocriação, soluciona problemas paras os negócios. Nesse cenário, ele destacou a importância de possuir parcerias nesse processo.

Durante sua apresentação ele mostrou um pouco sobre a realidade do metaverso, plataformas e inteligências artificias aplicadas as atividades do campo e as muitas oportunidades e facilidades que podem ser obtidas a partir disso. 


Por Fernanda Ricardi – Redação MundoCoop – Mídia Partner da INTech 2022

QUER SABER MAIS?

Confira tudo que aconteceu no segundo dia de evento, bate papo exclusivo com o presidente da cooperativa e o importante lançamento realizado na ocasião!

>> Inovação e intercooperação pautam estratégias para o futuro do cooperativismo paranaense>> Cooperativa inaugura sala no Hub Cocrigado e abre espaço para parcerias focadas em inovaçã

>> Entrevista com Jorge Hashimoto

ANTERIOR

Jorge Hashimoto, diretor-presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial

PRÓXIMA

Cooperativa inaugura sala no Hub Cocriagro e abre espaço para parcerias focadas em inovação

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

concred 1
CONTEÚDO DE MARCA

Futuro do cooperativismo financeiro está em pauta no 16º Concred

2 de março de 2026
Cooperativas de reciclagem no Pará avançam em gestão com programa de incentivo NegóciosCoop
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de reciclagem no Pará avançam em gestão com programa de incentivo NegóciosCoop

2 de março de 2026
Tania Zanella integra lista de mulheres mais poderosas do Brasil
ACONTECE NO SETOR

Tania Zanella integra lista de mulheres mais poderosas do Brasil

2 de março de 2026
ACONTECE 2
ACONTECE NO SETOR

Troca de experiências entre OCB-GO e Sistema Ocepar reforça desenvolvimento do setor

28 de fevereiro de 2026
OCB/CE e Aprece alinham orientações para garantir segurança jurídica nas contratações com cooperativas
ACONTECE NO SETOR

OCB/CE e Aprece alinham orientações para garantir segurança jurídica nas contratações com cooperativas

27 de fevereiro de 2026
Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados
ACONTECE NO SETOR

Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados

25 de fevereiro de 2026

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sicoob 2
CONTEÚDO DE MARCA

Em expansão, Credicom alcança quase R$ 225 milhões de sobras em 2025

2 de março de 2026
concred 1
CONTEÚDO DE MARCA

Futuro do cooperativismo financeiro está em pauta no 16º Concred

2 de março de 2026
Seguros Unimed aprimora coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Individual e reforça proteção jurídica e financeira aos profissionais da saúde
SEGUROS UNIMED

Seguros Unimed aprimora coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Individual e reforça proteção jurídica e financeira aos profissionais da saúde

2 de março de 2026
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - Informação e Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 128

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • REVISTA MUNDOCOOP
  • UNIVERSOCOOP
  • EVENTOS
  • NEWSLETTER
  • MÍDIA KIT

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • REVISTA MUNDOCOOP
  • UNIVERSO COOP
  • NEWSLETTER
  • QUEM SOMOS
  • EVENTOS
  • MÍDIA KIT

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.