Em um momento em que os custos com educação pesam no orçamento das famílias brasileiras — que gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, e devem gastar mais esse ano, segundo levantamento do Instituto Locomotiva e da QuestionPro —o Instituto Unicred, , com apoio das Cooperativas do Sistema Unicred, reforça seu compromisso com a transformação social por meio da educação Através do Projeto Casulo, a instituição realizou, no primeiro trimestre de 2025, a doação de 2.084 mochilas e estojos escolares, além de outros materiais complementares, para crianças e adolescentes atendidos por escolas públicas e entidades sociais de diversas regiões do país.
A ação, que contou com a mobilização das cooperativas Coopnore, Projeto Somar – Unicred Valor Capital, Núcleo Conexão, Horizontes, Integração e Prosperar, e com parcerias como o Clube Lions, a empresa ParaEvento, a Associação Atados e o Instituto Herc, foi realizada em 30 municípios de 12 estados brasileiros, incluindo capitais como São Paulo (SP), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Natal (RN), São Luís (MA), Teresina (PI) e Porto Alegre (RS), além de cidades do interior.
Com foco na educação básica, o Projeto Casulo busca oferecer mais do que mochilas e estojos — ele oferece possibilidades. Em um cenário em que 85% das famílias com filhos em idade escolar são impactadas pelo custo dos materiais e um terço precisa parcelar as compras para o ano letivo, a iniciativa alivia o orçamento e garante dignidade para que crianças possam iniciar o ano escolar com estrutura mínima e motivação.
“Investir na educação de base é apostar em um futuro mais próspero para todos. Quando damos condições para que uma criança estude com dignidade, estamos plantando oportunidades e colhendo cidadania. É uma vitória não apenas para ela, mas para toda a sociedade”, destaca a diretora de Sustentabilidade e Supervisão da Unicred do Brasil, Silvana Agostini.
Foram beneficiadas instituições como o Lar Esperança (Porto Alegre), Projeto Crack Só de Bola (Fortaleza), Creche Dr. Adolfo Bezerra de Menezes (Natal), Projeto Semear (Parnaíba), Escola Mário Meneghetti (Pelotas), entre dezenas de outras espalhadas por todo o país. A mobilização impulsionada também pelo engajamento de colaboradores voluntários, reforça a essência cooperativista da Unicred: a soma de esforços para gerar transformações reais nas comunidades.
Fonte: Martha Becker Connections com adaptações da MundoCoop