Projeto de turismo cooperativo avança no Espírito Santo

Cooperativa paranaense visitou três cooperativas capixabas com potencial para atuar no segmento

Mais uma etapa do projeto nacional Turismo Cooperativo foi finalizada no Espírito Santo. Entre os dias 17 e 21 de maio, representantes da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) visitaram as cooperativas capixabas Cafesul, Coopram e Nater Coop, com o objetivo de preparar cooperados e colaboradores para atuarem no segmento do turismo.

Essa é a penúltima etapa do projeto no estado, e a Cooptur foi escolhida para liderar esse trabalho por ser a primeira cooperativa de turismo do Brasil. Durante as visitas realizadas na última semana, ela foi representada pelo seu diretor executivo, Márcio Miranda, e pela sua diretora de Turismo, Rafaela Loezer.

A Cooptur também está auxiliando os envolvidos no projeto a identificar pessoas que têm potencial para formar uma cooperativa focada em prestar serviços de turismo. Até o momento, o estado possui uma cooperativa desse tipo ativa e registrada no Sistema OCB/ES, a Cooptures.

Vinícius Schiavo, analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, acompanhou as visitas à Cafesul, Coopram e Nater Coop. Ele lembra que as cooperativas capixabas participam do projeto desde a sua concepção, em 2024, e acredita que a expertise da Cooptur pode alavancar o potencial turístico do Espírito Santo.

“Nessa reta final, os resultados são perceptivos. A ideia não é transformar uma cooperativa agro em uma cooperativa de turismo, e sim diversificar seu mercado e expandir sua marca. A atuação nesse setor pode valorizar ainda mais os cooperados, e as cooperativas estão sendo preparadas para aproveitarem essa oportunidade”, destaca Schiavo.

A próxima etapa é definir uma rota turística para cada destino cooperativo escolhido pelas três cooperativas capixabas visitadas. A definição deve ocorrer até o mês de setembro.

Sobre o projeto

O projeto piloto Turismo Cooperativo é um a iniciativa do Sistema OCB Nacional idealizada em 2024. Seu intuito é ampliar a presença das cooperativas no turismo no país e estimular novos arranjos produtivos regionais.

No Espírito Santo, a Cooptures é responsável pela operacionalização logística do projeto, dentro das rotas estabelecidas, enquanto as cooperativas Cafesul, Coopram e Nater Coop serão responsáveis proporcionar os destinos e experiências turísticas.


Fonte: Sistema OCB/ES

Redação

Redação

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

plugins premium WordPress