• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito do Reino Unido pretendem dobrar número de membros até 2035

Líderes do setor desejam um programa renovado de reformas, investimentos e apoio para gerar um crescimento robusto

Mundo Coop POR Mundo Coop
30 de janeiro de 2026
INTERNACIONAL
Cooperativas de crédito do Reino Unido pretendem dobrar número de membros até 2035

Cooperativas de crédito do Reino Unido pretendem dobrar número de membros até 2035

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Um importante plano de crescimento para o setor de cooperativas de crédito do Reino Unido foi lançado hoje em Westminster, estabelecendo um roteiro para dobrar o número de membros, de 2,2 milhões para 4,4 milhões, até 2035, e desbloquear um crescimento econômico anual adicional estimado em £ 6,4 bilhões.

O Plano de Crescimento das Cooperativas de Crédito é fruto de ampla colaboração em todo o movimento cooperativista de crédito, desenvolvido por entidades representativas em todo o Reino Unido. Seus autores prometem “uma estrutura clara e baseada em evidências para ampliar o alcance, a resiliência e o impacto do setor em um momento crítico para a inclusão financeira, as cooperativas mútuas e o crescimento do cooperativismo”.

Ao anunciar o plano, a Associação das Cooperativas de Crédito Britânicas (Abcul) afirmou: “Com o Governo do Reino Unido tendo publicado recentemente uma Estratégia de Inclusão Financeira atualizada, incluindo compromissos históricos sobre a transformação das cooperativas de crédito, o plano fornece a base para essa transformação, tornando as cooperativas de crédito uma parte central de um sistema financeiro mais inclusivo, competitivo e resiliente. 

“Isso contribui para a ambição do governo de duplicar o tamanho da economia cooperativa e mutualista, bem como para o Conselho Empresarial do Setor de Mutualidades e Cooperativas, que foi criado para impulsionar essa agenda.” 

O plano define “o comprovado valor social e econômico das cooperativas de crédito” e apela a um programa renovado de reforma, investimento e apoio para retomar o forte crescimento observado no setor em décadas anteriores.

Esse crescimento anterior significou que, entre 2002 e 2012, as cooperativas de crédito do Reino Unido dobraram o número de membros e triplicaram os empréstimos e as poupanças. Em contrapartida, o crescimento na última década desacelerou para cerca de 30%.

“O plano define como ações direcionadas podem reverter essa tendência e permitir que as cooperativas de crédito apoiem milhões de pessoas a mais”, diz Abcul, “principalmente aquelas que não são atendidas pelos serviços financeiros tradicionais”.

O plano estabelece cinco pilares para o sucesso:

  • Colaboração e consolidação
  • Liderança e habilidades
  • Inovação e infraestrutura
  • Legislação e regulamentação
  • Investimento adequado

Espera-se que isso constitua “um roteiro prático para fortalecer as cooperativas de crédito como instituições financeiras modernas e sustentáveis, capazes de apoiar a resiliência financeira das famílias, o bem-estar financeiro no local de trabalho, o crescimento das PMEs e a transição para uma economia mais verde”.

O plano foi desenvolvido e aprovado em conjunto pelos órgãos representativos das cooperativas de crédito do Reino Unido, incluindo a Abcul, juntamente com a ACE Credit Union Services, a Building Societies Association (BSA), a Irish League of Credit Unions (ILCU), o National Credit Union Forum (NCUF), a Scottish League of Credit Unions (SLCU) e a UK Credit Unions (UKCU).

“Do ponto de vista dos líderes de cooperativas de crédito em todo o Reino Unido, o plano de crescimento é uma declaração de ambição oportuna e bem-vinda”, disse Carmel Swan, CEO da ACE. “Como uma associação comercial que apoia cooperativas de crédito menores, saudamos particularmente seu foco em reformas e investimentos que ajudarão cooperativas de crédito de todos os portes a se modernizarem e crescerem de forma sustentável. Com as mudanças certas, as cooperativas de crédito menores podem inovar, expandir o acesso e continuar a fornecer serviços essenciais às suas comunidades.”

Matt Bland, CEO da Abcul, acrescentou: “Este plano de crescimento é fruto de uma colaboração genuína em todo o setor de cooperativas de crédito e reflete uma ambição compartilhada de fortalecer nossos pontos fortes e desbloquear todo o nosso potencial. As cooperativas de crédito estão em uma posição privilegiada para ampliar seu alcance e impacto em um momento em que a inclusão financeira, a resiliência e os modelos mutualistas são mais importantes do que nunca.” 

“Ao definir prioridades claras em torno de colaboração, competências, inovação, regulamentação e investimento, este plano fornece um roteiro prático para o crescimento sustentável e um futuro mais sólido para os milhões de pessoas e comunidades que servimos.” 

A CEO da BSA, Sarah Harrison, disse: “A publicação do Plano de Crescimento das Cooperativas de Crédito é muito bem-vinda e reflete a importância e a relevância do setor, bem como seu potencial para apoiar mais pessoas, especialmente aquelas que não são atendidas adequadamente pelos serviços financeiros tradicionais.

“Com a ambição do governo de duplicar o tamanho do setor cooperativo e mutualista, e em conjunto com o Plano de Crescimento das Sociedades de Construção Civil, estamos empenhados em desbloquear todo o potencial das instituições financeiras mutualistas para gerar crescimento inclusivo e valor duradouro para as pessoas, as comunidades e a economia.”

Martin Fisher, da ILCU, afirmou: “Do ponto de vista da Irlanda do Norte, o plano de crescimento é uma declaração de ambição oportuna e bem-vinda para um setor que desempenha um papel vital na resiliência da comunidade e na inclusão financeira. Ele reconhece o ambiente legislativo e regulatório específico em que nossas cooperativas de crédito na Irlanda do Norte operam, ao mesmo tempo que estabelece um caminho compartilhado em todo o Reino Unido para reforma, investimento e colaboração, a fim de garantir que as cooperativas de crédito aqui possam crescer, inovar e atender ainda mais pessoas e economias locais.”

Frances McCann, da NCUF, afirmou: “A NCUF acolhe este plano de crescimento como uma estrutura importante e prática para o desenvolvimento sustentável em todo o setor de cooperativas de crédito do Reino Unido. Este plano reflete uma colaboração genuína do setor e define um caminho claro para que as cooperativas de crédito se modernizem, inovem e expandam seu alcance.”

“O foco na colaboração por meio de organizações de serviços de cooperativas de crédito, o investimento estratégico em infraestrutura e a reforma legislativa direcionada serão cruciais para ajudar as cooperativas de crédito a competir de forma eficaz e atender a mais comunidades.

“Estamos ansiosos para trabalhar com o governo, os órgãos reguladores e os parceiros para transformar essas recomendações em realidade, garantindo que as cooperativas de crédito possam desempenhar seu papel fundamental na construção de um sistema financeiro mais inclusivo e resiliente.”

O CEO da SLCU, Dermot O’Neill, afirmou: “Este plano de crescimento estabelece uma ambição clara e confiante para o futuro do setor de cooperativas de crédito. Ele demonstra como entidades representativas, refletindo diferentes tamanhos, modelos e tradições, podem se unir para concordar com uma direção comum de crescimento, baseada na colaboração e focada em proporcionar benefícios reais e duradouros para os membros, as comunidades e a economia em geral.”

Dawn Vear, CEO da UKCU, afirmou: “Apoiamos fortemente este plano de crescimento colaborativo, que proporciona a clareza estratégica e o impulso necessários para que as cooperativas de crédito ampliem seu impacto e desempenhem um papel ainda maior na construção de um sistema financeiro mais justo e inclusivo. Com o setor unido em torno dessa visão, estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com parceiros, formuladores de políticas e comunidades para garantir que as cooperativas de crédito tenham as ferramentas, o investimento e o ambiente regulatório necessários para prosperar nos próximos anos”.

O consórcio está apelando ao governo, aos reguladores, aos formuladores de políticas, aos financiadores e aos parceiros para que se envolvam com o plano de crescimento, apoiem suas recomendações e trabalhem com o setor para desbloquear todo o seu potencial.


Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Escola Superior do Cooperativismo lança pós-graduação em ESG para atender novas exigências de mercado

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Programa Construir Portugal quer reerguer as cooperativas como resposta à crise habitacional do país
INTERNACIONAL

Programa Construir Portugal quer reerguer as cooperativas como resposta à crise habitacional do país

27 de janeiro de 2026
ICA inicia projeto global para reformar legislação cooperativa em mais de 70 países até 2028
INTERNACIONAL

ICA inicia projeto global para reformar legislação cooperativa em mais de 70 países até 2028

26 de janeiro de 2026
Reino Unido lança fundo de £10 milhões para empreendedorismo social
INTERNACIONAL

Reino Unido lança fundo de £10 milhões para empreendedorismo social

24 de janeiro de 2026
Cooperativa europeia de laticínios completa transição para energia renovável
INTERNACIONAL

Cooperativa europeia de laticínios completa transição para energia renovável

22 de janeiro de 2026
Cooperativas de crédito nos EUA se unem para barrar nova legislação sobre transações
INTERNACIONAL

Cooperativas de crédito nos EUA se unem para barrar nova legislação sobre transações

21 de janeiro de 2026
Cooperativas energéticas exigem ações de apoio do governo britânico
INTERNACIONAL

Cooperativas energéticas exigem ações de apoio do governo britânico

20 de janeiro de 2026

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola Superior do Cooperativismo lança pós-graduação em ESG para atender novas exigências de mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Escola Superior do Cooperativismo lança pós-graduação em ESG para atender novas exigências de mercado

30 de janeiro de 2026
Automação e IA avançam no agro e ampliam produtividade em cooperativas
AGRONEGÓCIO

Automação e IA avançam no agro e ampliam produtividade em cooperativas

30 de janeiro de 2026
Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica
ECONOMIA & FINANÇAS

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

30 de janeiro de 2026
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - Informação e Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 127

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • universocoop
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.