Na última sexta-feira, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP Alagoas) realizou o “Mindset Educa+Coop”, evento que reuniu cerca de 120 cooperados, dirigentes e colaboradores das cooperativas educacionais de diversas regiões do Estado. A iniciativa proporcionou um dia inteiro dedicado ao aprendizado, à reflexão e à troca de experiências.
As quatro cooperativas educacionais do Estado participaram do evento: COOPEX (Escola Convivendo, em Piranhas, e Colégio Boa Ideia, em Paulo Afonso-BA), COOPEPE (Escola Leonor Gonçalves Peixoto, em Penedo), COOPEMCS (Colégio Inovar, em Atalaia) e COOPEMA (Colégio São Lucas, em Maceió). Coops que, por meio do cooperativismo e da educação, transformam realidades. “O evento foi excelente. Os temas foram todos voltados para o dia a dia das escolas. Foi uma incrível capacitação para os nossos professores”, disse a presidente da COOPEX, Arleide Gomes.
“Foi um momento importante para as cooperativas, principalmente, porque trouxe temas relevantes, que estão no cotidiano das nossas escolas. Então, essa formação nos presenteou com mais conhecimentos e com uma forma diferente de pensar para melhor tratarmos nossa equipe e alunos”, afirmou a presidente da COOPEPE, Maria da Conceição Santana.
A programação abordou temas estratégicos relacionados à inclusão e saúde mental, pautas cada vez mais necessárias e urgentes no contexto das cooperativas educacionais. Os conteúdos apresentados contribuíram para o fortalecimento da gestão, o desenvolvimento dos negócios e a construção de uma cultura cooperativista mais humana, inclusiva, inovadora e sustentável. “Esse evento com temáticas tão necessárias para as escolas agrega conhecimento para cada educador, que é essencial para contribuir no dia a dia e nas suas ações”, explicou uma das palestrantes, a pedagoga Andrea Alves.
“O evento foi um momento importante, pois precisamos tratar de temas sensíveis e agir. Através do conhecimento, as unidades escolares podem entender melhor que capacitações são investimentos para realizar intervenções corretas. Assim, podemos desconstruir visões equivocadas sobre a inclusão nas escolas. O aprendizado muda nossa mentalidade”, contou o psicólogo Edvan Filho.
A instituição segue firme no compromisso com a qualificação estratégica e o fortalecimento da educação cooperativista, atuando em parceria com as cooperativas educacionais para impulsionar o desenvolvimento do setor em Alagoas. “Eventos como o Mindset Educa+Coop são fundamentais para preparar as cooperativas educacionais para os desafios atuais, promovendo uma gestão mais consciente e alinhada com temas como inclusão e saúde mental. Voltar o olhar para essas cooperativas é investir na formação de pessoas, no fortalecimento do cooperativismo e na transformação social por meio da educação”, destacou.


Fonte: Sistema OCB/AL com adaptações da MundoCoop












