A Resonance, gestora de fundos de impacto social, lançou um fundo de 10 milhões de libras para apoiar empreendimentos sociais que estão “fazendo a diferença” em comunidades por toda a Inglaterra.
O fundo Resonance Enterprise Investment (REI) oferecerá diversas opções de financiamento para organizações que enfrentam desafios como a melhoria da saúde e do bem-estar, a redução da desigualdade econômica e a transição para uma economia de baixo carbono.
Inicialmente, o foco será nas empresas que atuam no sudoeste, noroeste e oeste das Midlands, mas haverá capacidade para investir em empresas em todo o restante da Inglaterra, se necessário.
Os produtos de financiamento foram concebidos para permitir o investimento numa vasta gama de estruturas jurídicas, incluindo instituições de caridade (com rendimentos comerciais), empresas de interesse comunitário e sociedades anónimas.
A Resonance afirma que a REI tem como objetivo capacitar empresas sociais que muitas vezes têm dificuldade em acessar o tipo certo de investimento, dando-lhes acesso a financiamento para expandir seu trabalho e “oferecer benefícios tangíveis às comunidades”.
Leila Sharland, diretora interina de empresas em crescimento na Resonance, disse: “As empresas sociais estão impulsionando mudanças reais, mas muitas vezes enfrentam barreiras ao crescimento. O REI foi projetado para remover essas barreiras.
“Nosso objetivo é ajudar essas organizações a expandir seu impacto, melhorar vidas e criar um ambiente de vida melhor.”
O lançamento do REI Fund ocorre após o sucesso dos fundos de incentivo fiscal para investimentos sociais (SITR) e de crescimento da Resonance, que realizaram com êxito 123 investimentos, com £ 9,9 milhões captados anteriormente de 145 investidores.
Investidores, incluindo o Unity Trust Bank, a Enterprise for Development e a Ceniarth UK Foundation, já se comprometeram a apoiar o novo fundo.
Seb Elsworth, CEO da Access, também manifestou seu apoio: “Estamos satisfeitos em ver o lançamento do fundo de investimento Resonance Enterprise, que foi parcialmente financiado por meio do nosso programa de Financiamento Flexível.”
“Essa abordagem singular ajudará as empresas sociais a acessar o tipo de financiamento paciente e flexível de que precisam para crescer e gerar um impacto duradouro. Ao combinar nossa doação – com o apoio do Unity Trust Bank e do programa de garantia do British Business Bank – esse fundo fortalecerá o fluxo de capital para as comunidades que mais precisam.”
Diane Isenberg, administradora da Ceniarth, acrescentou: “Ficamos muito satisfeitos em participar do lançamento do Fundo REI e em fornecer o capital catalisador para concluir essa operação mista.”
“Estamos focados especificamente em melhorar os meios de subsistência daqueles que vivem em áreas desinvestidas do país. O tipo de financiamento comunitário empregado pela REI é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento nessas comunidades.”
Keith Palmer, fundador da Enterprise for Development, explicou: “Estamos muito satisfeitos por a Enterprise for Development fazer parte deste projeto empolgante.
“O fundo também se beneficia do Growth Guarantee Scheme, fornecido pelo British Business Bank, e de uma importante subvenção da Access (a fundação para o investimento social); ambos concebidos para reduzir o custo do capital para os beneficiários do investimento do fundo, aumentando a acessibilidade.”
Reinald de Monchy, diretor de operações bancárias do British Business Bank, afirmou: “Uma de nossas principais prioridades é apoiar pequenas empresas em comunidades carentes em todo o Reino Unido, e é gratificante ver o fundo de investimento Resonance Enterprise utilizando nosso Programa de Garantia de Crescimento para ajudar a atingir esse objetivo.”












