Um novo sistema digital utilizado por uma cooperativa de laticínios indonésia em Pangalengan está sendo expandido para mais três cooperativas em Java Oriental.
O sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) foi utilizado pela primeira vez pela Cooperativa Pecuária de Bandung do Sul (KPBS) em Pangalengan, Java Ocidental, para modernizar suas operações de laticínios.
Graças a uma parceria com o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a Indonésia e Timor-Leste e a Secretaria de Estado Suíça para Assuntos Econômicos (SECO), o sistema ERP, segundo relatório da OIT, melhorou a eficiência operacional e ampliou o acesso ao financiamento para os mais de 2.000 produtores de leite ativos da KPBS, simplificando a logística, a gestão de membros e o monitoramento da saúde animal.
A KPBS também introduziu um serviço móvel de aprovação de empréstimos com tecnologia ERP, permitindo que 429 agricultores obtivessem empréstimos totalizando 11,6 bilhões de rupias indonésias, com aprovações processadas em apenas um dia.
Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto “Promovendo Empresas de Pequeno e Médio Porte por meio do Acesso Aprimorado dos Empreendedores a Serviços Financeiros – Fase 2” (Promise II Impact), que busca impulsionar a transformação digital e promover a inclusão financeira no setor lácteo da Indonésia.
No mês passado, o vice-presidente do Conselho Federal Suíço, Guy Parmelin, visitou a KPBS acompanhado por uma delegação suíça de alto nível e líderes indonésios.
“A Suíça tem o prazer de acompanhar a Indonésia em sua trajetória rumo a um futuro mais sustentável e inovador”, disse Parmelin.
“O que testemunhei em Pangalengan demonstra como as soluções digitais, quando adaptadas às necessidades locais, podem capacitar os agricultores, melhorar a eficiência e facilitar o acesso ao financiamento. Trata-se de uma verdadeira parceria – combinar o dinamismo da Indonésia com a experiência suíça para impulsionar o crescimento inclusivo e apoiar uma economia sustentável.”
H. Aun Gunawan, chefe da cooperativa KPBS, disse: “A transformação digital capacitou nossos membros com novas habilidades financeiras, melhorou a qualidade e a quantidade do leite e, em última análise, aumentou sua renda e seus meios de subsistência. Essa transformação também representa esperança para o futuro, abrindo caminho para um negócio de produção leiteira mais forte e próspero para nossos membros.”
A visita também marcou a expansão do programa de laticínios digitais para três cooperativas de Java Oriental, Koperasi Peternakan Sapi Perah (KPSP) Setia Kawan, localizada em Nongkojajar, Pasuruan Regency, Koperasi Produsen Agro Niaga Jabung Syariah Jawa Timur (KAN Jabung Syariah), com sede em Malang, e Koperasi Produktif Unit Desa (KPUD) Tani Wilis, localizada em Tulungagung.
Durante a visita, Simrin Singh, Diretora da OIT para a Indonésia e Timor-Leste, afirmou: “O progresso que vemos hoje, especialmente os benefícios tangíveis que os produtores de leite têm experimentado por meio de aplicativos digitais, fornece evidências claras de que a tecnologia pode ser um poderoso motor de crescimento e expansão dos negócios, criando um caminho para o trabalho decente para todos.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop












