A parceria entre a Serasa Experian e a Coocaccer está revolucionando a forma como o cooperativismo cafeeiro monitora e garante a conformidade socioambiental. Por meio do trabalho desenvolvido em conjunto, a Coocacer será destaque durante a COP30, que acontecerá em Belém (PA), participando do espaço oficial da Embrapa (AgriZone) no dia 15 de novembro, às 15h, apresentando o Programa Café Sustentável para um público internacional, formado por representantes de governos, instituições e empresas comprometidas com a agenda climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com o Programa Café Sustentável da Coocacer, a Serasa Experian encontrou condições favoráveis para a implementação de soluções que unem rastreabilidade, inovação e agilidade para comprovar a sustentabilidade praticada no campo pelos cooperados, bem como monitorar resultados. A Coocacer será a única cooperativa de café do Brasil a apresentar, nos espaços oficiais da COP30, em parceria com a Serasa Experian, um programa de sustentabilidade, fato que reconhece o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade, origem, qualidade rastreabilidade do café produzido na Região do Cerrado Mineiro.
Com o apoio das soluções tecnológicas da Serasa Experian, a cooperativa assegurou R$ 780 milhões em produção sustentável de café, promovendo rastreabilidade e credibilidade em toda a cadeia produtiva, desde a origem das sementes até a comercialização final. O monitoramento de 13 mil hectares e o uso integrado das plataformas Smart ESG, FarmCheck e Agro Score possibilitaram análises mais rápidas, seguras e transparentes, fortalecendo a competitividade da COOCACER nos mercados nacional e internacional.
Além de eliminar riscos de passivos socioambientais, a iniciativa prepara a cooperativa para atender às novas exigências internacionais de rastreabilidade, como o regulamento europeu EUDR. Essa transformação digital no campo reforça o compromisso da COOCACER em unir produtividade, sustentabilidade e inovação, tornando-se referência no agronegócio brasileiro e um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar práticas responsáveis em toda a cadeia do café.
Fonte: Coocacer com adaptações da MundoCoop











